sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Kulfi de manga - sorvete de manga indiano


Rio 40°!! Socorro! Só muito sorvete para aliviar o calor!

Este sorvete indiano é fácil de fazer e GELADO! A receita é cremosa e saborosa, o cardamomo dá um sabor exótico combinando perfeitamente com a manga!

Gosto muito de fazer sorvetes em casa porque posso escolher melhor os ingredientes utilizados, assim consigo eliminar boa parte dos corantes, aromatizantes, espessantes, gorduras hidrogenadas e afins encontrados na maioria dos sorvete industrializados.

Como a massa do kulfi é muito espessa o sorvete fica com textura boa mesmo não usando uma sorveteira. O segredo é bater a massa no liquidificador outra vez quando o congelamento ainda não estiver completo. Para o picolé não fiz isso, por isso ele ficou com mais cristais de gelo. Mesmo assim ficou bom!


Ingredientes

3 xícara de poupa de manga em cubos (aproximadamente 2 mangas haden médias)
1 lata de leite condensado
200 g de creme de leite
4 cardamomos em pó (1 colher de café)
2 colheres de suco de limão (ou a gosto)

Modo de preparo

Bata no liquidificador a manga, o leite condensado e o creme de leite. Coe se a manga for fibrosa.

Prove para ver como está a acidez e misture o suco de limão a gosto. Eu normalmente uso manga palmer e acho necessário acrescentar o suco de limão para dar um pouco mais de acidez ao sorvete e realçar o sabor. Mas se sua manga for do tipo espada o limão não deve ser necessário.

Misture o cardamomo e leve o sorvete à sorveteira ou ao congelador.

Algumas horas depois, quando o sorvete estiver parcialmente congelado, leve a mistura outra vez ao liquidificador. Eu costumo usar um batedor elétrico de mão dentro do próprio pote de sorvete - assim tenho menos trabalho. Ninguém merece lavar liquidificador várias vezes!! ihihih

Se achar necessário você pode bater o sorvete mais uma vez, assim ficará bem cremoso.

Refresque-se!

Veja aqui a receita de kulfi de chocolate, também delicioso!

4 comentários:

  1. afff...caloooor aqui tá d+ acho que vamos derreter kkkkkk
    amei o sorvete....Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog Andrea, só um adendo, o kulfi é diferente dos sorvetes ocidentais, por não ser batido, resultando num sorvete "duro" compacto. Experimente fazer uma espécie de frozen yogurt com uma receita de Shrikhand, fica uma delícia! Bjão (Aqui em SP está um calor descomunal ultimamente, muitos sorvetes pra nós!)

    ResponderExcluir
  3. Tem toda a razão Diego!! Eu explico como é um kulfi na receita de kulfi de chocolate... O de manga eu prefiro bater uma vez para não ficar com muitos cristais de gelo.
    Muuuitos sorvetes para todos nós brasileiros!! Que calor é esse??
    bjs

    ResponderExcluir
  4. hum... adoro sorvete de manga e faze-lo em casa é melhor !

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...