terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrevista Coletiva - com Gerson Mendes do Cooking Weekend


O Entrevista Coletiva é uma ação entre 11 blogs de culinária. Foi uma maneira divertida que encontramos para você leitor nos conhecer melhor. Cada participante entrevistou e foi entrevistado por outro blogueiro, ou seja, você tem 11 entrevistas para ler e curtir.

Veja ao final da postagem os links para os outros blogs participantes.

Coube a mim entrevistar o simpático Gerson do blog Cooking Weekend. Veja a entrevista abaixo.

Eu adorei, e você?

Ficha Técnica

Gerson Geraldo Mendes Faria
Natural de Pindamonhangaba, SP
Residente em Pindamonhangaba
Arquiteto e professor na Universidade de Taubaté, SP

1. Como surgiu seu interesse pela cozinha e como foi sua iniciação e aprendizado?

O interesse pela cozinha surgiu por volta de 5 anos de idade, quando observava minha avó Carmela cozinhar e preparar delícias para todos nós. Ela sempre me estimulou a colocar a mão na massa, porém, os meus trabalhos na cozinha tiveram início na adolescência quando percebi que não dependia das pessoas para elaborar o que comer.

2. O que você não sabe ou tem medo de fazer ou sempre dá errado na cozinha?

Bem, nunca tive medo de realizar algo na cozinha, porém, claro que tive certa preocupação de preparar algo e as pessoas não aprovarem. Meu ponto fraco na cozinha são as sobremesas, mas ultimamente arrisco em fazê-las e estou obtendo alguma satisfação nesse propósito.

3. Você consegue ter prazer em cozinhar um prato de que não gosta de comer? Existe algum prato que não faria de jeito nenhum?

Geralmente eu não gosto de preparar o que não como, porém como desejo mergulhar nesta profissão, terei que enfrentar estas barreiras. Os pratos que evito fazer são pratos a base de muito creme de leite e manteiga, mas não hesitarei em atender um pedido.

4. O que jamais pode faltar em sua cozinha, entre utensílios e ingredientes?

Entre os utensílios uma boa panela, uma boa frigideira, e claro, pegadores e espátulas. Já entre os ingredientes um bom vinho, uma boa pasta e temperos naturais plantados colhidos na horta caseira.

5. O que você comeu que jamais saiu da sua memória? Por quê?

A galinha caipira ao molho com ovas e a macarronada de domingo da casa de minha avó. O porquê envolve todo o carinho do preparo e o carinho familiar.

6. Onde você procura primeiro uma receita ou dica de cozinha? Na internet ou em algum livro específico?

Procuro sempre criar os pratos que faço sempre com algum detalhe diferente, claro que às vezes recorro a algum livro para obter o preparo de uma massa ou até mesmo um tipo de molho, porém sempre recrio o que busquei. Antigamente recorria aos livros e receitas dos cadernos antigos de minha mãe, hoje a internet é mais rápida, mas nada como vasculhar o passado nos livros.

7. O que o levou a criar o Cooking Weekend?

No mês de julho de 2009 estava em casa com meus dois filhos Giulia e Alexandre, por volta de 14:00h, ainda não havia preparado nada para o almoço e quando deparei com esta situação abri a geladeira e não havia muitos itens para compor a refeição deles. Observando a situação peguei alguns tomates cereja, algumas folhas de alface, dois ovos e temperos. Bem, preparei um ovo mexido, porém, pensei comigo, é um prato bem simples. Daí tive a idéia de arrumar como se fosse um prato bem desenhado e deu certo, foi um sucesso aquele almoço, inclusive fiz algumas fotos; coisa que nunca havia feito antes.
Quando novamente de férias em dezembro de 2009, comecei a olhar algumas fotografias e encontrei aquele prato, achei engraçado e pensei em mostrar para as pessoas. Foi então que surgiu a idéia de criar um blog e surpreendentemente deparei com milhões de blogs de gastronomia, fiquei maravilhado e pensei em mergulhar neste meio. Pensei em um nome que transmitisse o que realmente faço que é cozinhar nos finais de semana, logo, “Cooking Weekend”.

8. Escrever o Cooking Weekend modificou ou acrescentou algo em sua cozinha ou em sua relação com a comida?

Sim, modificou a minha relação com a comida e com o aprendizado, pois como não tenho tempo disponível para fazer uma graduação na área, os pareceres dos amigos e as dicas cumprem bem esse papel. Em relação a minha cozinha, hoje ela é bem mais equipada no geral tanto em utensílios como na despensa. A comida hoje é encarada por mim de maneira mais carinhosa, desde tratar um alimento, no seu preparo, quanto na montagem de um prato. Sei que estou no começo, mas dia a dia aprimoro e procuro corrigir as falhas em cima dos erros. Posso citar um exemplo, quando um dia apresentei um prato aqui na internet e uma chefe de cozinha me falou: “Gerson a ‘salsinha está sobrando’ o pouco às vezes é muito”; e não é que deste ponto em diante sempre tomei este cuidado, ou seja, foi mais que uma aula.

9. Você diz que sua família é sua equipe de apoio. Eles o ajudam com o blog? Com que tipo de ajuda?

Todos da família colaboram tanto com a divulgação através da mídia e no boca a boca; também no preparo dos pratos e no auxílio junto à cozinha e horta. Minha filha Giulia ajuda nas fotografias e nas revisões ortográficas e minha esposa Elzira a grande assistente.

10. O que faz você visitar com freqüência um blog de culinária?

A freqüência das visitas em algum blog é feita por algo bem atrativo. A propaganda nos induz, de certa forma, a visitá-lo e claro, seu conteúdo com receitas criativas e belas imagens.

11. Qual comida levaria para uma ilha deserta?

Gostamos muito de peixe, tanto é que o conteúdo de nosso site é mais voltado para estes pratos. Levaria para a ilha uma boa vara de pescar, um bom vinho branco, uma boa água mineral e meu coador de café com aquele pó da fazenda.

12. Como seriam suas férias gastronômicas ideais?

Tive a resposta desta pergunta neste feriado de ”Corpus Christi”, pois recebemos em casa uma chefe de cozinha que sempre admirei e sempre me inspirou a fazer bons pratos. Foi uma imersão gastronômica que tive nestes dias, pois, ela me fazia dar explicações para tudo que eu estava fazendo na cozinha e tudo isto com a família em volta, quer coisa melhor? “Cozinhar, aprender, e comemorar os resultados com bons amigos”.

Veja abaixo os blogs participantes! A Tatiana do blog Panelaterapia me entrevistou, para ver a entrevista é só clicar na logo!











Um comentário:

  1. Sim, sim... eu vi uma dessas entrevistas no Panelaterapia... adorei a iniciativa!!!!


    beijos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...