quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como e onde armazenar especiarias


As regras para armazenamento de especiarias para que elas durem por mais tempo mantendo suas qualidades organolépticas são muito simples:

Especiarias devem ser guardadas em local escuro, longe da umidade, do calor excessivo e em vidro ou pote bem fechado.

O erro mais comum é o armazenamento das especiarias perto do fogão. Aquele lindo rack fica mais bonito ainda decorando a bancada peto do fogão, não é? Afinal pagar caro por um deles e guardar dentro do armário não faz sentido, eu entendo! Por isso recomendo colocar ali somente as especiarias de uso diário, aquelas baratas e comuns que encontramos em qualquer mercado.

Mas se você for como eu, e gosta de colecionar especiaria exóticas e difíceis de encontar, aconselho que guarde-as em vidro ou pote hermético dentro de seu armário o mais longe do fogão possível.

Outro erro é manter as especiarias nos saquinhos onde vieram. Além de fazerem sujeira, pois as especiarias vazam para todo lugar, os sacos normalmente são finos e difíceis de serem bem fechados.

Geladeira é um local úmido e de modo geral as especiarias não devem ser guardadas ali. Entre as poucas que se beneficiam da geladeira são as pimentas e especiarias vermelhas como a páprica e sementes com alto teor de gordura como a papoula e o gergelim. As outras deverão ficar em temperatura ambiente.

Infelizmente nosso país é muito quente e eu sofro junto com minhas especiarias no verão! As mais caras são guardadas na sala, o local mais fresco da casa e penso seriamente em trazê-las para dormir comigo no ar refrigerado....


Para guardar suas especiarias com mais cuidado você pode usar vidros reaproveitados, estou gostando de usar os vidrinhos de alcaparras, os da primeira foto dessa postagem, que são longos e finos. Também reaproveito os vidros das especiarias que acabam, tiro o rótulo, lavo e seco bem e coloco as especiarias novas (foto acima). Como geralmente compro as especiarias a granel e tambem faço muitas misturas estou sempre precisando de vidrinhos novos.


Os potinhos plásticos japoneses são muito interessantes também, são de tamanho ótimo e fecham bem.


A foto acima é de meu "rack" feito com vidros antigos de maionese (agora infelizmente os potes são de plástico) pintados com tinta colorida. Neles só coloco as que uso em grande quantidade, chás, castanhas, etc e que todos da casa podem mexer. Os potinhos de dentro do armário são área super restrita!

Com todas essas ideias vá logo armazenar suas especiarias de forma correta antes que elas fiquem sem sabor e aroma!

E observe essas dicas:

Não coloque as especiarias na panela quente diretamente do vidro/pote - o vapor é úmido! Para isso use potinhos específicos ou colheres.

Não mexa nos potes com colheres ou mãos úmidas. Eu tinha o hábito de fazer isso e uma pimenta vermelha em flocos coreana incrível que eu tinha mofou!! Nunca mais! Antes de abrir meus potes eu seco bem as mãos, mesmo mesmo que esteja com pressa.

16 comentários:

  1. É bem difícil encontrar potes bonitos para guardar especiarias. A maioria é tão sem-gracinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a me aventurar nesse terreno fascinante das especiarias, embora tenha restrições aos temperos picantes e não use pimenta. Ponho em potes de geleia. Sou diabética e cada pote de geleia diet vazio, vira pote de cheiro verde, vinagrete, açafrão,manjericão,cominho,coentro,louro(em pó), orégano. E ficam no alto do armário, onde só eu mexo.

      Excluir
  2. Ótimas dicas. Adorei! Belíssima coleção vc tem.

    ResponderExcluir
  3. oi, Andréa, muito obrigada pela visita!!
    vou adicionar seu blog como os favoritos do meu. volte sempre, parabéns pelo trabalho :)

    ResponderExcluir
  4. Que bom gostaram!
    Engraçado, eu encontro potes lindíssimos para temperos!! Só acho a maioria cara demais e de qualidade ruim!
    bjs em todas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu adoro colecionar especiarias e sempre que viajo trago mais para aumentar a minha coleção, tem uns dois meses fiz uma viajem pela ilha das especiarias Zanzibar , no oceano Indico, lá tem um roteiro de uma fazenda de especiarias com degustações, tudo muito lindo.

    Parabéns pelo blog e site.

    Bjossssss

    ResponderExcluir
  6. consegui umas pimentas seca que vieram da China e não sei como utilizá-as (parecem com nossa malagueta).

    vc é irmá do Fernando Potsch?

    abs
    Carlos Koehler

    ResponderExcluir
  7. OI Carlos,

    Veja nessa psotagem aqui como usar uma pimenta seca, é fácil! http://www.aromasesabores.com/2011/02/pimentas-secas-inteiras-capsicum.html

    Sou prima do Fernando.

    abçs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  8. sempre compro produtos + pela embalagem do que pelo produto em si. P/ os meus temperos eu comprei os potes de vidro de cafe soluvel de 50g, sao do tamanho ideal. o cafe do ponto tinha uma embalagem excelente, pois era hermetico, mas eles descontinuaram o produto... ='[[[

    ResponderExcluir
  9. Além do mix chamado "sal de adobo" e do aji que eu comentei num comentário anterior, em Bolivia existe uma outra especiaria que utilizamos muito que se chama "quilquiña" (se pronuncia: quilquiña) e assim como você, eu adoro colecionar e utilizar temperos diferentes na minha cozinha . Das especiarias que você postou não conhecia o limao negro, das outras especiarias mais raras, alguma vez ouvi falar, não sei se eu pulei, não vi comentando do cardamomo e do anis estrelado

    Muito Obrigada e que Deus te abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a quilquiña! Vou procurar, obrigada pela informação. O cardamomo e anis já estão aqui no blog, dá uma olhada no índice de especiarias na barra no topo da página.
      abçs

      Excluir
  10. Eu tenho plantada a quilquinha na minha pequena horta y tenho sementes guardadas se vc quiser te mando algumas, outra plantinha que usamos é o hinojo como condimento

    ResponderExcluir
  11. Ai, obrigada pelas dicas. Acabei de jogar um monte fora T.T

    ResponderExcluir
  12. olá, eu resolvi guardar em mini garrafinhas de refrigerante as pet sabe, lavo com agua e detergente neutro, enxaguo muito bem várias vezes e passo vinagre de maçã ou vinagre branco e deixo até secar muito bem protegido e ai coloco os temperos e na tampa colei um imã e coloco na parte de baixo do armário em cima da pia e fica bem arejado, até hoje não deu problema. Há uma dica da minha avó, nunca colocar tempero em cima da panela para não pegar vapor e umedecer os temperos e sim colocar numa colher e usa-la. ok.Deus abençõe à todos, amém.

    ResponderExcluir
  13. Amei seu blog....bem explicado e suscinto! abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu blog,você explica tudo de forma simples e clara,sem frescura.e as dicas são ótimas! Sucesso a você.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...