sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Entrevista com coordenadora do curso de Gastronomia on-line da Anhembi Morumbi

Essa semana entrevistei Fernanda Furuno que é a coordenadora de educação à distância da Anhembi Morumbi. O objetivo das perguntas feitas por mim com a ajuda dos leitores do blog, colegas do orkut e amigos era tirar dúvidas sobre o novo curso de Gastronomia on-line oferecido pela universidade e já apresentado a vocês em postagens anteriores. Vejam abaixo.

1. A maioria das pessoas tem dificuldades para entender como funcionará uma aula de disciplina prática on-line. A Sra poderia nos descrever detalhadamente uma aula?

Para as disciplinas práticas os conteúdos estarão disponibilizados no ambiente online de forma organizada e orientada pelo professor da disciplina. Cada disciplina contará com a apostila com os objetivos da disciplina, o detalhamento dos termos técnicos e as receitas, assim como os vídeos explicativos do passo a passo. Serão disponibilizadas atividades de fixação dos conceitos das aulas (testes) e as atividades práticas online englobarão o envio de imagens (foto/vídeo) das produções dos alunos.

2. Como será e o que será feito no encontro presencial semestral?

Serão dois encontros presenciais: o primeiro destinado às disciplinas práticas, com a elaboração de pratos por parte dos alunos, nas cozinhas da Universidade, com acompanhamento do professor/chef.
O segundo destinado às provas finais: disciplinas teóricas – provas eletrônicas em laboratório.

3. Quando aprendemos a cozinhar usamos nossos cinco sentidos - olfato, tato, visão, audição e paladar. Um ambiente on-line só consegue transmitir dois desses sentidos. O que o curso pretende fazer para que o aluno supere a falta dos outros três?

As principais orientações estarão disponibilizadas no ambiente por meio das receitas e técnicas em vídeo para os alunos terem a referência, ele poderá consultar os professores por meio do fórum em caso de dúvidas.

4. Além de habilidades sensoriais cozinhar exige habilidades motoras para cortar, desossar, etc. Como o curso pretende formar essa competência à distância já que o professor não estará ao lado do aluno para guiá-lo na tarefa?

As técnicas serão passadas por meio dos vídeos e os alunos deverão seguir essas orientações. No encontro presencial os professores poderão corrigir ao vivo, mas será muito importante que os alunos se atentem às técnicas durante a execução dos pratos à distância e em caso de dúvidas, consultar o professor.

5. Visto que a técnica de um cozinheiro é item fundamental em seu processo de aprendizagem, quais são os mecanismos que o curso usará para ensinar, por exemplo, pontos de cocção?

Os pontos de cocção são ensinados passo a passo através dos vídeos de aula. Por exemplo, no caso de uma carne grelhada as peças em seus diversos pontos são colocadas uma ao lado da outra para que o aluno visualize a diferença entre os pontos e os reconheça.

6. E quais serão os mecanismos usados para corrigir os erros dos alunos e possíveis dificuldades de aprendizagem na área técnica?

Os professores fornecerão o feedback aos alunos por meio do ambiente e em caso de dúvidas pontuais, poderão exemplificar por meio de novos vídeos.

7. Acredito que a maioria dos alunos não tenha em casa equipamentos profissionais e em bom estado como os do laboratório da faculdade. Vocês pretendem levar isso em consideração na hora do ensino e avaliação do aluno?

Os alunos já tem acesso à lista de materiais necessários para o curso, em caso de adaptações, deverão ser sinalizados e orientados pelo professor.

8. Como o aluno irá preparar produtos de panificação com um forno e equipamentos domésticos? As receitas foram adaptadas?

Em disciplinas que exigem um equipamento muito específico, tal como a panificação, devemos compreender que o mais importante é que o aluno absorva a técnica de preparo, pois é através da visualização e explicação que a reprodução se torna possível. Obviamente o aluno conseguirá fazer a maioria das receitas, pois as produções do Curso envolvem quantidades que comportam a reprodução em ambiente doméstico.

9. Acredito que a faculdade irá receber alunos de outros estados e cidades do Brasil, correto? Sabemos que em muitas cidades brasileiras alguns insumos não são encontrados, vocês planejaram alguma ajuda para a compra/obtenção dos insumos necessários para o curso?

Em caso de dificuldade para encontrar os insumos, os professores poderão indicar ingredientes que possam substituí-los.

10. Qual é o perfil de entrada dos alunos? O curso receberá alunos sem nenhum conhecimento de culinária? Se sim, como o curso pretende ensinar a alunos iniciantes noções de tempero, salga, equilíbrio de sabores, etc em uma preparação?
Em geral, o público que tem nos procurado já tem experiência ou são interessados na área e com conhecimentos básicos. As disciplinas iniciais do curso, como Habilidades Básicas de Cozinha, também terão o papel de habilitar os alunos para as disciplinas mais avançadas.

11. Muitas pessoas acreditam ser impossível aprender a cozinhar profissionalmente no ambiente digital. O que você gostaria de dizer sobre isso?

Essa questão vai depender do perfil de cada aluno. Os alunos que procuram cursos a distância já tem uma pré-disposição para o estudo autônomo e a dedicação diferenciada dos alunos dos cursos presenciais. O curso visa mesmo a capacitação profissional dos alunos.

12. Ainda existe muito preconceito em relação ao curso de Gastronomia on-line. Como um aluno do curso poderá lidar com uma possível discriminação no mercado de trabalho?

Não acreditamos nisto, pois esta é uma mentalidade de quem vive numa região que tem oferta de ensino em gastronomia. Lembremos que a grande maioria dos estados e regiões do Brasil necessitam de mão de obra qualificada, mas não têm como oferecer uma educação de qualidade. Além do mais, o fato de um aluno frequentar um curso presencial não é garantia que ele será um bom profissional, como em todas as profissões, existem os bons e os maus profissionais.

13. O curso já foi homologado pelo MEC?

A Universidade é credenciada para a oferta de Educação à Distância, o reconhecimento será solicitado posteriormente, é necessário que o curso já esteja em andamento para a solicitação.


Veja a página oficial da Anhembi Morumbi

Quer se inscrever no curso? Clique aqui




2 comentários:

  1. Bom Tarde Andréa

    Mais uma vez, parabéns pelo blog e pelos excelentes posts. Esta semana, o Cozinhanet reuniu todas as informações que você postou sobre o curso de Gastronomia Online e criamos uma chamada de capa diretamente para seu Blog. Gostaríamos que desse uma olhada e nos dissesse o que achou. Te passo o link: http://www.cozinhanet.com.br/Home.aspx/Index

    Tenha uma ótima semana

    M.A.J

    ResponderExcluir
  2. Obrigada à você Átria! A postagem ficou ótima!
    abçs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...