segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vinagre de Jerez


O vinagre de jerez, produto espanhol, é feito a partir de vinho de xerez que é produzido na região de mesmo nome no sul da Espanha.

Sua fabricação é meticulosa e exige um vinho com pelo menos 11% de teor alcoólico. Por lei o vinagre é maturado em barris de madeira por pelo menos 6 meses e devem ter pelo menos 7 % de acidez. O Vinagre de Jerez Reserva é maturado por pelo menos 24 meses e existem vinagres de xerez envelhecidos por até 50, 70 e 100 anos que ficam com sua cor tão escura quanto um balsâmico e podem ser degustados puros, como aperitivos. E é claro, seu preço também sobe e pode ser mais caros do que o próprio vinho!

É muito usado na cozinha espanhola, em tapas e tortilhas e é ele que dá o um toque especial ao gaspacho. Foi adotado pela cozinha francesa e em inglês é conhecido como "sherry vinegar".

Provei esse vinagre pela primeira vez em uma feira nos Estados Unidos e gostei muito! Fiquei feliz em saber que a Borges o está distribuindo aqui no Brasil. Soube da novidade da melhor maneira possível: ele fazia parte do mini kit com produtos Borges que ganhei pela participação em um concurso de receitas.

Muito aromático, seu sabor é complexo e amadeirado, delicioso!


Utilização na Gastronomia

É normalmente usado para finalizar pratos e em molhos frios.

Pode se usado em molhos para peixes ou carnes e para salada. Dá um sabor especial em sopas e ensopados e fica ótimo em vinagrete.

Pode também ser usado em marinadas para carnes em geral e onde mais sua imaginação permitir.

Eu usei pela primeira vez nesse franguinho de forno fácil e ficou 10! E também já testei para deglaçar um simples bifinho e ficou ótimo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...