segunda-feira, 14 de março de 2011

É tempo de caqui


Nessa época do ano a Avenida Brasil entre Bangu e Campo grande, no Rio de Janeiro, fica colorida de vermelho! São muitas e muitas bancas vendendo caqui, uma caixa por R$ 3,00 e duas por R$ 5,00. Preocupada com a foto não comprei o caqui...

Por acaso passei por lá na volta da viagem à Paraty. De dentro do carro mesmo tirei essa foto que me inspirou a fazer essa pequena postagem sobre a fruta.


O caqui - Diospyros Kaki

O caqui é o fruto do caquizeiro e é uma planta de origem chinesa que chegou ao Brasil no século XIX.

É uma fruta de poupa macia, super doce e quase sem acidez. Possui diversas espécies e sua cor varia do amarelado ao laranja bem escuro. Algumas variedades tem mais taninos, por isso possuem cica quando verdes, são mais firmes e menos doces.

O caqui é rico em cálcio e ferro, vitamina A e C e vitaminas do complexo B. Possui fibras e tem mais ou menos 80 calorias por cada 100 g.

Deve ser comprado firme, sem rachaduras, pesado para seu tamanho e com cor uniforme. Quando maduro deve ser guardado em geladeira.

O que fazer com a fruta? Ao natural e bem gelado é uma delícia!

Mas se preferir você pode preparar sucos, vitaminas ou batidas, eu adoro suco de caqui com laranja ou maracujá.

Em doces ele fica bom em geleias ou compotas, musses, tortas, bolos, sorvetes, etc.

Em pratos salgados encontrei receitas de chutneys, molhos, massas e saladas. Os caquis de variedade mais duras e laminados deixam sua salada de folhas super bonita, nutritiva e diferente.

E você, como gosta de comer caqui?

Veja também as postagens sobre a fruta-pão e sobre as frutas do Pará

6 comentários:

  1. Eu sempre adorei caqui, mas aqui na Coréia parecem que são mais doces ainda, por isso prefiro os duros. Aqui eles fazem um "caqui-passa" com o excedente da produção, que é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de caqui, pena que aqui na minha região o clima não é propício para o plantio. Mesmo assim plantei um pé aqui na chácara - vamos ver se a planta vai se adaptar.

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, adoro caqui, vou aproveitar sua sugestão e procurar uma receitinha!
    Boa semana!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Mas como caqui é bom. Mole ou duro, tudo de bom.

    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que agora é época... vou ficar de olho para poder comprar. Adoro caqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. tambem adoro esta epoca....caqui chocolate ou taubate...sao otimosssss,assim como adoro a estaçao da jabuticaba....sao para mim as melhores frutassss,nao se esquecendo do abacaxi,melancia,manga....como e bom morar num pais tropical...nao e....xauuu,adriane

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...