sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ingredientes exóticos - fruta-pão



A fruta-pão é um fruto de uma árvore tropical originária da Ásia que chegou ao Brasil já no século XVI, onde se aclimatou muito bem. Em algumas partes da Oceania é um alimento básico, mas infelizmente não é muito conhecida no Rio de Janeiro onde há muitas árvores com fruta-pão apodrecendo no pé.

Sua árvore é muito bonita e a da foto abaixo ornamenta o sítio de um tio meu desde que sou criança. O engraçado é que todas as visitas perguntavam que fruto era aquele grande como um melão e a resposta foi a mesma por muitos anos: muito bonito, mas não serve pra nada! Até que há poucos anos atrás apareceu uma pessoa que olhou e disse para o meu tio algo assim: “fruta-pão é uma delícia! Posso preparar uma para o senhor ver?” E foi assim que ficamos fãs de fruta-pão cozida e frita, como nas fotos dessa matéria. Para quem nunca provou, ela lembra uma batata, frita fica com textura parecida com de aipim, crocante por fora e macia por dentro.

Para escrever sobre este delicioso e mal aproveitado alimento pesquisei por aí e vi muitas informações interessantes e muitas receitas variadas.


árvore de fruta pão



Nutrição e benefícios

A fruta-pão é muito nutritiva, rica em amido, proteínas, vitaminas C e do complexo B e minerais. Na medicina natural a planta é indicada para furúnculos, para os rins e reumatismo e como cicatrizante. Suas folhas e outras partes da árvore são um ótimo alimento para gado e dizem, é uma planta ecologicamente correta, pois não esgota o solo, não precisa de agrotóxico, sua madeira é resistente a insetos, pode ser aproveitada por inteiro e dá frutos por até 80 anos! Uma pena não ser plantada em escala comercial...

Variedades

Existem duas variedades principais, uma de poupa clara (fruta-pão de massa), usada nas receitas e fotos dessa matéria e outra com muitas sementes comestíveis conhecida por fruta-pão de caroço, cuja poupa escura não é usada na alimentação. Os caroços podem ser consumidos cozidos ou assados, ouvi dizer que em alguns estados do Brasil são usados como feijões... Nunca provei e nunca vi uma fruta-pão de caroço. Se alguém souber de alguma me fale!


fruta pão


Utilização na Gastronomia

Encontrei receitas de vários tipos (veja links abaixo): nhoque, bolinhos, purês, moquecas, sopas, tortas, com leite de coco, marinada, em saladas, pudins, etc.

No nordeste, onde é mais usada, é muitas vezes servida no café da manhã de forma simples: cozida e com manteiga como na foto abaixo. Fica também muito boa com mel ou melado!

De sua poupa seca é feita uma farinha usada para enriquecer pães. Imaturas e ainda pequenas “substituem” o coração de alcachofra e podem ser ingeridas inteiras, com casca e tudo. Pode ser consumida ainda verde, quando é mais dura e solta uma seiva grudenta - quando fatiada deve ser colocada imediatamente de molho em água para não escurecer. Quando bem madura sua poupa é mole e mais adocicada e pode substituir banana ou abóbora em uma receita, sendo boa para doces e purês.


fruta pão cozida


Para preparar a fruta-pão cozida ou frita - corte uma fruta verde em fatias, palitos, cubinhos ou como preferir.




E cozinhe em água e sal - Depois de cozida ela fica assim:



Frite em pouco óleo ou manteiga até que doure para que fique crocante:




Para incrementar faça camadas de fruta-pão frita intercaladas queijo mussarela e parmesão. Se quiser adicione presunto. A última camada deve ser de queijo - leve ao forno quente até que o queijo derreta e gratine. Sirva em seguida. Uma delícia!!

fruta pão com queijo e creme



Gostou da matéria? Veja também o índice com os outros ingredientes já publicados no blog.


Para saber mais sobre a fruta-pão


Informações e receitas em inglês


ATENÇÃO pessoal: Eu não vendo fruta-pão nem sei onde comprar!

122 comentários:

  1. Olá, tava eu aqui morrendo de vontade de comer fruta pão, quando entrei nesse site procurando onde encontrar moro no Rio de Janeiro(Barra da Tijuca) mais é difícil encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Hoje eu comprei fruta pão em uma feira no bairro de Fatima no centro do Rio po apenas 2,00 reais cada!!! A feira é na rua Carlos Sampaio, proxima a praça da cruz vermelha!!

      Excluir
  2. É verdade, nunca vi fruta pão sendo vendida em mercados! Uma pena! Só conhecendo alguém que tenha um pé em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Espirito Santo da tanta que ate estraga.chego em sitio de conhecidos e embaixo dos pe chega da lama de tanto que tem.hoje e que que da pra fazer bolo.agora fazer sempre.

      Excluir
  3. Aqui em Pernambuco comemos Fruta pão cozido com charque (carne seca ou jabá) ou mesmo com um bom guizado. É conzinhar com um pouco de sal, mais ou menos 30 minutos. Dauton Ferraz

    ResponderExcluir
  4. Quem quiser encontrar fruta-pão no Rio de janeiro sugiro que vá a feira-livre da rua Ana Teles, Campinho, Jacarepaguá todas as terça-feira. É só perguntar pela senhora que vende fruta-pão. Essa feira é pequena. Fácil de achar a dona Maria.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. eu comprei uma muda esse ano esta com mais de cinquenta no pe,quando caiu uma eu fui pegar e a de caroço,eu queria a de polpa vou arrancar o pe.

      Excluir
  6. Gostei muito desse blog, estava procurando se a fruta-pão ao ser cozida pode-se colocar sal ou açúcar, porque desde criança como fruta-pão no café-da-manhã ou à noite no café-da-noite.
    Mas sempre comi pura com manteiga. Vi aqui umas variações. Já comi também como vatapá. É uma delícia vatapá feito com essa fruta.Substitue o pão ou a farinha de trigo, muito bem.
    Abraços Ió

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Ió! Ainda não provei fruta pão com açúcar ou em doces... Com Vatapá deve ficar interessante mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Você poderia me passar alguma receita de fruta pão? Temos uma árvore em acabo não aproveitando muito, pois elas maduram e não sei bem como utilizá-la.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Gostaria de saber mais sobre as folhas da fruta pão. Como preparar o chá para evitar doenças como ácido úrico e diabetes e etc...
    Existe um pé de fruta pão na calçada em frente ao prédio onde eu moro e seria muito bom passar experiêncas para pessoas que necessitam desta medicação natural. Pelas fotos aqui expostas, existe uma diferença da que está aqui em casa com a da foto, que a foto a casca é lisa e a daqui possue pontas como a jaca. dizem que seria a miniatura da fruta jaca, que fica enorme quando madura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que voce viu na foto e realmente a fruta-pao

      Excluir
    2. e ssim eu morei na bahia e comi muito uma deliçia.

      Excluir
    3. Bom, eu vendo, e aprendemos fazer um remédio para dores nos ossos, deve artrite..rs
      3 folhas de fruta pão
      1 litro de alcool
      10 pedras de canfor (pedra grande se for da pequena 20 pedras)

      massagear no local umas 3 vezes por dia, minha garante que a dor some.

      Maria José.

      Excluir
  10. Olá Gilberto,
    Infelizmente meu conhecimento sobre a fruta pão é só gastronômico! Não posso lhe ajudar dessa vez.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Moro em Londres onde ha uma comunidade caribenha muito grande e a fruta pao eh muito usada por eles.
    Quem souber ingles pode pesquisar por bread fruit, o mesmo que em portugues e encontrara muitas receitas caribenhas

    ResponderExcluir
  12. No Município de Santana do Paraíso, divisa com a cidade de Ipatinga encontrei um pé carregado de fruta pão. Trouxe e vou saboreá-la agora no almoço. Moro em BH. Aqui na região da Pampulha tem vários pés, um fica na Av. Portugal, pertinho do Via Brasil. Vou lá para conseguir outras frutas já que fiquei sabendo que o pé está carregado. Acabei de degustar um pedaço. É mais saborosa do que mandioca frita.

    ResponderExcluir
  13. pi conheci a fruta pão a poucos dias e fiquei muito interessa nela pois sempre vi essa arvore linda, mas nunca com frutos, e agora sei que ela é a fruta pão, gostaria de saber qual a melhor forma p consumila, e como sei quando ela deve ser consumida, ela cai do pé ou eh tirada ainda verde??

    ResponderExcluir
  14. OI Tatiane,
    A fruta pão pode ser consumida tanto madura quanto verde! Quando mais madura mais adocicada e macia ela fica. Para colocar em pratos salgados eu prefiro que ela esteja ainda verde, é só pegar no pé!

    ResponderExcluir
  15. Oi Andrea,
    você sabe informar-me qtas calorias em 100gr de fruta-pão. Moro em Itaguaí, e ao lado da minha casa, tem um pé de fruta pão, a qual ñ é consumida por ninguém. Porém o dono do terreno autorizou-me a colher. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Maria da Penha,
    Que boa notícia! Fruta pão de graça, ao lado de casa... Andei pesquisando por aí e encontrei umas informações estanhas! A mais confiável é que a fruta pão teria em torno de 100 calorias por 100 g, ou 400 calorias por uma fruta inteira das bem pequenas.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma amiga que emagreceu 4 kgs numa semana tomando agua das folhas fervidas do fruta pão após as principais refeições.O ácido úrico baixou eeela perdeu também gordura localizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ácido úrico é um problema comum em varias pessoas, me incluo nesta lista, fiquei curioso com sua resposta.

      Excluir
  18. Estou encantada com as delícias da Mãe natureza,

    Tenho 50 anos e não imaginava nunca com esta obra prima do divino Deus. temos tudo em nossas mãos, fruta pão tudo de bom.
    vou aprender comer, obrigada por todos que passaram estas informações. aqui em lhabela tem muitas fruta pão.

    ResponderExcluir
  19. E essa de emagrecer, com as folhas como se faz?

    ResponderExcluir
  20. Mariza,
    Sinto muito, não sei nada sobre emagrecimento com fruta pão!! Bem que estou precisando, mas meu negócio é engordar!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi gostaria de saber se dava pra voce me manda uma fruta pao via sedex pois estou gravida e estou com vontade de comer ela com manteiga.Mais aqui em sao Paulo e dificil de achar.Grata Ariana

    ResponderExcluir
  22. Desculpe Ariana! Eu não tenho fruta-pão em casa, a da postagem é do sítio de meu tio.
    Dá uma passada em uma feira livre e pergunte, pode ser que alguém te arrume.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Sou fissurado por fruta pão desde quando morava em Ilhéus-BA , moro em São Paulo e nunca mais comi , é uma pena , estou com água na boca por ver essa matéria....

    ResponderExcluir
  24. Tem também o bolo doce de fruta pão, mesma receita do bolo doce de batata-doce...

    Receita (uma delas..)

    1 + ½ Chávena de farinha
    ½ c chá de sal
    1 c chá de fermento
    ½ Chávena de açúcar
    ½ Chávena de açúcar amarelo
    1 c chá de canela em pó
    1 Chávena de puré de batata-doce (+ ou – 2 batatas médias)
    ¼ Chávena de azeite
    2 Ovos
    ½ Chávena de xarope de bordo (maple syrup)
    1 c sopa de água

    Fiz assim:

    Descasque e corte as batatas em cubos. Coza-as em água abundante até estarem macias.
    Reduza-as a puré usando um esmagador ou o passe vite. Reserve.
    Prepare uma forma de bolo inglês, untando-a com manteiga e polvilhando com farinha, (se usar spray não é necessário a farinha).
    Pré aqueça o forno a 180º.
    Peneire a farinha com o fermento, canela, sal e os açúcares. Reserve.
    Bata os ovos com o xarope, a água e o azeite, junte o puré de batata e bata mais um pouco.
    Adicione os ingredientes secos e misture até ter uma massa homogénea.
    Verta a massa para a forma e leve ao forno durante 60 minutos.
    Teste a cozedura com um palito, retire do forno e deixe amornar um pouco antes de desenformar sobre uma grade para arrefecer completamente.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela receita João! Tenho certeza de que os leitores do Aromas e Sabores vão apreciar!
    abçs

    ResponderExcluir
  26. adoro fruta pão, sempre que minha mãe vai para o Recife ela traz, mas aqui em São paulo eu nunca vi, adoraria saber onde comprar em São Paulo, alguem pode me ajudar...

    ResponderExcluir
  27. ONDE POSSO ENCONTRAR FRUTA PÃO EM SÃO PAULO,JÁ COMI E GOSTEI MUITO MAIS FOI COMPRADA NO Recife -PE. mande resposta por favor no email
    jacke.ss09@gmail.com

    obrigada,

    ResponderExcluir
  28. Gente,
    Sou aqui do Rio e mal conheço São Paulo. Vocês já tentaram encontrar fruta pão no mercado municipal ou perguntar alguém de lá onde encontrar?
    Vou deixar aqui o pedido de ajuda aos leitores - quem souber onde encontrar fruta-pão em São Paulo por favor nos conte!
    abçs e boa sorte

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde pessoal...

    Sou de sp, assim como vcs to atraz dessa fruta pão q é uma delicia mas aqui em sp não achei é muito dificil, procurei em site na net pra comprar mas não achei tbm... estou gravida e com agua na boca mas não encontrei...

    Se alguem souber me avise por favor...
    josi_albers@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Josi,moro em Pinda fiquei sabendo que em Guaratingurtá-SP,tem a fruta pão,

      Excluir
  30. Olá gente... Sempre que tenho acesso a fruta pão eu a preparo como caldo. Em tempos de frio, vocês irão adorar. Para quem gosta de caldo de mandioca, vai preferir o de fruta pão... hummmm, não estou grávida, mas me deu vontade.

    ResponderExcluir
  31. Então,..., ganhei de meu pai algumas frutas pão e resolvi fazer uma pesquisa pelo "oráculo" sobre outras formas de preparar essa iguaria, pois até hoje só a fiz cozida e frita em pedaços ou em caldo. Encontrei uma receitinha que testei, inovei e ficou tudo de bom. Segue a dica:
    Receita - pegue 150g de fruta pão cozida em sal e escorra a água. Amasse bem e acrescente uma colher (sopa)de margarina, 3 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado (comprei inteiro e ralei em casa), cheiro verde desidratado a gosto e um pouquinho de nós moscada (coloquei 1/2 colher de chá). Experimente para conferir se o tempero está a seu gosto. Faça bolinhas e frite-as em gordura bem quente. Sirva quente.
    A fritura ficou bem sequinha.
    Eu servi essas bolinhas com carne de sol cozida e depois assada com brócolis.Ficou excelente.
    De uma proxima vez vou experimentar essa receita, acrescentando, à massa de fruta pão, um pouco de bacalhau - achei que combinará, demais. E claro, o acompanhamento deverá ser outro.
    A quem se aventurar, Bom divertimento!

    ResponderExcluir
  32. ilheus Ba

    A minha familia gosta muito de fruta pão comemos sempre no cafe e jantar.Essa fruta é encontrada muito na feira do malhado.Bom apetite.Deus é fiel !!!Se Deus é por nos quem sera contra nós ? bjs

    ResponderExcluir
  33. eu conheço essa fruta desde criança e gosto muito de faser bobó de frango e de caldo de frango fica delicioso

    ResponderExcluir
  34. Gente,
    Tantas ideias ótimas com fruta pão, estou adorando! Pena que não tenho mais fruta pão disponível!! hihihi Estou doida para provar o bobó de frango, sopinha, bolinho... hummmm

    abçs em todos

    ResponderExcluir
  35. mtos obigato pq eu ñ sabia o que e fruta pão

    ResponderExcluir
  36. Boa noite pessoal,também procurei por fruta-pão em São Paulo e foi uma epopéia mas consegui achar baratinho. Conheço uma senhora de Pernambuco que estava com vontade e ninguem achava, procurei no mercado da rua cantareira e uma senhora me indicou a barraca do Sr. Zé Pereira, no mercado municipal, tem alguns que aceitam encomenda, mas achei mesmo em uma central de distribuição, fica do outro lado da avenida,fica no predio duma fabrica antiga, a entrada e pelo estacionamento, se nao me engano e na rua santa rosa, é só perguntar sobre a barraca do pessoal da bahia, encontrei com uma senhora que me vendeu por R$ 2,00 a unidade. Espero ter ajudado. Boa noite.

    ResponderExcluir
  37. Amigos...

    Já alguém experimentou comer fruta pão no forno? Uma delicia...

    Vejam este blog:http://o-canto-da-terra.blogspot.com/
    Em 10 de Dezembro de 2010, publiquei um post sobre Fruta pão de Cabo Verde. Vão gostar...

    Um abraço para todos

    Jardineiro do Rei

    ResponderExcluir
  38. No sitio do meu sogro tem um pé que eu trouxe da casa da minha tia,gosto muito mais não sei o que fazer com a fruta bem madura,testei fazendo um pure mais ficou bem doce.Uma coisa tenho certeza esta fruta é uma delicia!

    ResponderExcluir
  39. Gente q loucura!... Sou do Rio de Janeiro, mas moro em São Paulo atualmente. Quando era menina, meu pai sempre trazia fruta pão para nós, ele viajava muito. Sou apaixonada por essa delícia. A poucos dias conversando com minha irmã q mora no rio, fiquei sabendo de um amigo dela que tinha problemas de pressão alta,colesterol e algumas gordurinhas no ventre, pois bem, ele tomou o chá da folha da fruta, e não toma mais nenhum medicamento, e ainda perdeu a gordura na barriga barriga. Ela descobriu uma amiga em Nova Iguaçu, que tem o pé da fruta em casa. Já encomendei e estou aguardando as folhas abençoadas. Vou testar, depois dou notícias. Quem estiver interessado pode me enviar e-mails ( um detalhe: é bom que pesquisemos primeiro a forma de uso, pelo q sei não tem efeito colateral) e.s.s.o@bol.com.br. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ANÔNIMO.
      GOSTARIA DE SABER SE FUNCIONOU O CHÁ E A FORMA DE PROCEDER NO PREPARO.

      Excluir
    2. QUEM QUIZER CONHECER PARATY,ESTAMOS NA ÉPOCA DA FRUTA PÃO ...EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE AQUI TEM!

      Excluir
  40. existe a fruta pao com sementes, a semente é bem parecida com a semente da jaca....

    ResponderExcluir
  41. Em São Paulo onde encontro esta tal fruta-pão? Estou com muita vontade de experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi um pé de fruta-pão em guarujá na praia do tombona entrada da rua que vai para uma biquinha perto das pedras la na encosta da praia vai lá é uma fruta muito gostosa!

      Excluir
  42. Por um acaso onde moro tem fruta pão...
    os pés ficam na praça da cidade e dentro do museu...
    Foi visitar e tinha aos montes no chão...
    O historiador me deu algumas..
    Nossa, que maravilha...
    comi frito, feito molho branco no frango desfiado...
    Maravilhosa essa fruta pão.
    moro no Rio - Rio das Ostras.

    ResponderExcluir
  43. comi fruta pão pela primeira vez no estado do espirito santo ainda criança quando me mudei para angra dos reis r.j.,continuei a comer essa fruta,pois aqui ha muita plantações de fruta pâo

    ResponderExcluir
  44. ensinaram-me cha da folha da fruta pao (mas para tomar). para inchaços q tinha nos tornozelos. acreditem: tomei e cd dia melho mais.ate mesmo dores q tinha nos braços sinto melhora.nao encontro pessoas que tenham tomado o cha. se alguem puder falar do cha (tomado)gostaria de saber mais.Pra mim foi um milagre. andava me arastando, ate mas calma fiquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá de fruta pão é bom também para curar a fala de quem teve AVC,ácido úrico,

      Excluir
    2. RECEITA: pegue uma fruta pão madura, descasque, retire o miolo de sementes, corte em pedaços, cozinhe. depois leve ao forno para secar e bata em um liquidificador para fazer uma farinha. depois pegue duas xícaras desta farinha, misture um ovo, uma colher de manteiga e três xícaras de leite e misture até fazer um creme. depois adicione duas bananas prata fatiadas e misture suavemente. frite em óleo quente como se fossem bifes. salpique canela em pó. não leva açúcar.
      jsilvares@globomail.com

      Excluir
  45. Tenho um pé de fruta pão, está lotado de frutas.
    Estou experimentando cozinhar e congelar a fruta para utilizar depois.

    ResponderExcluir
  46. Minha mae vai fazer ;/

    ResponderExcluir
  47. gostaria de saber onde tem fruta~pão em são paulo. rose

    ResponderExcluir
  48. vc que nao sabe onde comprar fruta pao na porta do extra de bonsucesso tem vendedor todo sabado ele esta la comprei para fazer frita mas ja achei outras receitas aqui.

    ResponderExcluir
  49. Que interessante!!! Não imaginava que o "fruta-pão" tivesse tantos admiradores... Sou de Pernambuco e desde criança conheço essa fruta, mas hoje moro em São Paulo e nunca vi em nunhum supermercado por aqui no bairro de Higienópolis. Engraçado é que agora mesmo eu estava lembrando de coisas que comia na minha terra e que não encontro em SP, foi assim que encontrei esse site. Só não sei ainda onde posso comprar.

    ResponderExcluir
  50. Parece que em são paulo nao é facil conseguir,sou de minas e levei daqui para meu tio em sp,pode ser pelo clima frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ela não gosta do clima frio.Sempre no inverno aqui em minas elas caem todas as folhas.Quando esfria muito as frutas novas queimam e caem também.Dá uma pena ver as frutinhas no chão.

      Excluir
  51. meu pai diz q minha avó colocava mel ou açucar e levava ao forno, fazia um doce... mas ele nao lembra, alguem sabe como se faz ???

    ResponderExcluir
  52. ola pessoal sou de são paulo e comi fruta pão pela primeira vez ,em cariacica vitória do espirito santo , procuro sempre nas feiras livre mais ainda não encontrei.

    ResponderExcluir
  53. Egilberto Pessoa de Freitas17 de setembro de 2011 às 21:04

    Egilberto Pessoa de Freitas

    Tenho dois pés de fruta-pão em meu sítio em Aliança-PE, só consumia ele cozido agora vou fazer estas receitas. agredito ser uma delicia.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia,

    O chá da folha madura, emagrece? Ouvir dizer que sim.

    Tem alguma restrição?

    ResponderExcluir
  55. OI Anônimo,
    Sinto muito mas não sei informar sobre o uso das folhas de fruta pão para emagrecimento.
    abç

    ResponderExcluir
  56. Olá!moro em Goias e estava a procura de receitas de fruta pão, no meu quintal tem uma arvore da muitas frutas so tenho feito frita e cozida vou fazer Experience disse que mane pelado feito de fruta pão é uma delicia se der certo enviarei as receitas, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Inês,
      Conhecia pouco este fruto maravilhoso. Recentemente ganhei duas fruta pão, e preparei com elas nhoque e bolinho de fruta pão com atum de lata. Ficou fantástico. Para não ficar muito gorduroso usei uma dose de saquê.
      A receita para bolinho:
      1/2 Quilo de Fruta pão cozida e amassada;
      01 Ovo;
      02 Xicaras de Farinha ou farinha o suficiente para a massa ser enrolada;
      1/2 Xicara de Óleo;
      E sal a gosto.
      Amasse bem. Se quiser fazer empanada também dá para fazer.

      Excluir
  57. Olá eu sou de Portugal e só agora tive a experiencia de poder provar fruta pão esta vinda de S.Tomé e Princepe e vendida na rua por uma senhora Africana mas eu gostaria de saber se diabeticos podiam comer, ou se é igual á batata.

    ResponderExcluir
  58. olá meu nome é mauricio ,moro no rj ,plantei um pé de fruta pão aqui em casa,mas gostaria de saber se ela é de caroço ou de massa através da folha ou da árvore.pois a mesma ainda não deu fruto .se alguém souber me responda por favor;muito obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Provei em Maraú um Bobó de camarão feito com fruta pão que foi uma loucura! Delicioso e fácil de fazer!
    Acho que o negócio é a gente tentar plantar mais árvores desta iguaria em jardins de prédios, parques, sítios!
    Bom, eu vou tentar!
    Abs. a todos!

    ResponderExcluir
  60. Moro em Lauro de Freitas, próximo a Salvador, e hoje à noite meu jantar foi fruta-pão cozida com carne do sol....uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também moro em Lauro de Freitas, e aqui no quintal de casa tem um pé de fruta pão que da o ano todo. Frutas de ate 3 kg Se você mora perto e deseja preparar uma receita, e só pedir que lhe dou algumas.

      Excluir
    2. Oi Milton, sou de Cuiabá e ganhei duas frutas pão e até agora não sei o que fazer com elas. Quero receitas sim, se puder me enviar, ficarei muito grata.
      E as sementes, se é que tem, pois ainda não abri nenhuma, como posso plantá-la em casa?
      luza9009@yahoo.com.br

      Excluir
  61. Galera bom dia. Maneiro achar este site aqui. Sou da cidade da Serra no ES, e na casa de meus pais tem fruta pão. Vou todo final de semana colher e passo a semana comendo. É muito bom. Faço tirinhas fritas e coloco de tira gosto para os amigos que se apaixonam. Eu não conhecia os efeitos do chá para emagrecer, tenho uma irmã gordinha e vou indicar. Adoro fazer cozindinha tb, uma delicia. Fico triste em saber que em SP aí vcs não tem. Até me veio a cabeça "exportar" para vocÊs né..rs...Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leandro Segades bom dia, você tem como enviar fruta pão para mim, eu moro no Rio de Janeiro, gostaria muito de adquiri esta fruta. me informe o meio de como enviar pelo correio e quanto custa pelo meu e-mail : celso-marinho@bol.com.br ...ok um abraço.....

      Excluir
    2. BOA NOITE PESSOAL, MUITO BOM O CONTEÚDO DESSE BLOG, EU JA COMI A FRUTA PÃO EM DUAS OPORTUNIDADES E COMO TODO MUNDO ME APAIXONEI TAMBÉM, MORO EM MINAS GERAIS E JA VI A ÁRVORE DESSE TESOURO GASTRONÔMICO, AGORA A FAMÍLIA ADQUIRIU UM SITIO E EU GOSTARIA DE SABER COMO SE PLANTA E SE CULTIVA ESSA ARVORE, ACREDITO QUE SEJA ATRAVÉS DE MUDAS...SE ALGUEM PUDER ME INSTRUIR, MEU EMAIL niltonprestes@hotmail.com . Obrigado, NILTON.

      Excluir
  62. Olá pessoal, sou do RJ e garanto à vcs que aqui mesmo é possível encontrar a fruta-pão.Não é difícil... Procurem nas regiões como zona oeste e áreas rurais do estado e até mesmo na Região dos Lagos. Eu mesma encontro com facilidade no local onde tenho um sítio... Nesse fim de semana trouxe para casa pelo menos umas cinco frutas dessa.

    ResponderExcluir
  63. OLÁ, AQUI EM ITABORAÍ NÓS TEMOS FACILIDADE EM ENCONTRA A FRUTA PÃO, BRINCO FAZENDO DE TODAS AS MANEIRAS, A MINHA FAMILIA CURTE MUITO O SABOR MARAVILHOSO DA FRUTA TÃO RICA EM VARIOS ASPECTOS.DEVERIA SER MAIS DIVULGADA A IMPORTÂNCIA DE SEUS BENEFICIOS E NUTRIENTES. MUITO BOM MESMO SEM IGUAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, BOA TARDE ANDREIA CHAGAS, O MEU NOME É CELSO EU GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM FRUTA-PÃO EM ITABORAÍ E SE PODERIA ME ENVIAR, EU GOSTO MUITO E NÃO TENHO ESTA FRUTA PORA AQUI, MORRO NO RIO DE JANEIRO CAPITAL. QUALQUER INFORMAÇÃO ME ENVIAR UM E-MAIL: celso-marinho@bol.com.br OBRIGADO PELA ATENÇÃO.......

      Excluir
  64. olá´eu adoro afruta paõ etabem faço muito pratos com essa fruta
    aki ond morro em bem facil de emcotra
    póis mi especialiso em pratos com fruta pao como caldos de fruta pao com jaba ou peixe e etc eu adorro docer DA FRUTA

    ResponderExcluir
  65. Moro em Maresias, Litoral Norte de São Paulo, o pessoal aqui só come o fruta pão frito e cozido ou assado.
    Perde-se demais essa matéria prima valiosa, principalmente por suas propriedades. Matéria acima você sita: o complexo vitaminíco que tem.
    Dá para fazer bolinhos de queijo, coxinha, nhoque, entre outros.
    Abraço
    Fred

    ResponderExcluir
  66. Eu adoro comer fruta-pao. Depois de cozida he uma deliçia. Pricipalmente com margarina,no cafe da manha,ou a qualquer hora. Adoro tomar a sopa, feita com mesma. Experimente.

    ResponderExcluir
  67. oi, sou de Balneário Gaivota SC, Eu consegui uma mudinha da tal fruta pão, a tal muda da fruta veio de floripa, ai vem a pergunta leva muito tempo a dar fruto a minha arvore já esta com 2 anos?????.

    ResponderExcluir
  68. Jayra Gondim de Araújo17 de julho de 2012 às 09:57

    Sou de Natal-RN. Tenho em minha fazenda no municipio de Nísia Floresta-RN, dois pés de fruta pão de massa e dois de caroço. Depois que vi o seu blog, e resolvi usar o fruto de outra forma que não fôsse só comer cozido. Só não acertei a fazer o doce. Me dá uma dica!Obrigada, Jayra Gondim de Araújo

    ResponderExcluir
  69. Sou do Recife, aqui vemos muito fruta-pão mas muitas pessoas também não têm o costume de consumir. Eu ADORO, meu esposo é carioca e AMOU quando comeu.
    Um amigo me deu uma dica para que possamos comprar um bom fruto, ai vai:
    Deve-se observar se ele está com a casca bem leitosa por fora (com muitos pontos de leite) isso indica que a fruta está madura e boa para o consumo, pois se cosumida fora deste ponto ela pode ficar com um sabor não muito agradável e com uma consistência gosmenta (pois o leite fica consentrado na parte inferior do fruto).
    É uma delicia com carne de sol, carne seca, galinha guisada, etc, vai bem com tudo...
    Hoje jantamos o fruto cozido com manteiga e carde de sol, hum...

    ResponderExcluir
  70. Adorei a matéria, eu já conheço essa fruta e aki em Salvador, Bahia quando tá na época ela é vendida em feiras livres. Aki se cozinha e come com manteiga, adorei a sugestão do prato!!! Bjos

    ResponderExcluir
  71. EU SEI DE UM PÉ DE FRUTA-PÃO NA UFRJ/PRAIA VERMELHA;VOCÊ ENTRA NO PORTÃO ENTRE O PINEL E O INSTITUTO DE NEUROLOGIA/UFRJ,O PÉ DE FRUTA PÃO ÉNO FIM,PERTO DO SINUFRJ E DA ADUFRJ,QUASE NA RUA LAURO MILLER;SÓ NÃO SEI DA ÉPOCA DA FRUTA,SERIA ÓTIMO SE A MULTIPLICASSEM A PARTIR DE SUAS SEMENTES.MAS AVISO QUE É UMA ÁRVORE DE GRANDE PORTE,NO NORDESTE É COMUM NO MEIO DAS RUAS E AQUI NINGUÉM NEM SABE O QUE É...

    ResponderExcluir
  72. Oxente gente!(rsrsrs)!aqui em Pernambunco tem muitos, eu sempre como.Procurei um site pra me informar do valor nutritivo,mas, desde criança como,e acho uma delícia! O bolinho frito então!!!
    Ótimo o blog!valeu!!!

    ResponderExcluir
  73. Sou de Mutum-MG,desde criança eu conheço essa fruta.É mesmo muito saborosa.Na casa do meu pai tem um pé até hoje.Pode ser consumida de várias formas.Frita ou ensopada,tipo mandioca.Serve para fazer massas de pão e bolo.Eu aprecio muito.Hoje moro em Ipatinga,sempre na época de produção Eu compro na feira livre do domingo ou passa um vendedor ambulante na rua.Quem nunca provou não sabe o que está perdendo.

    ResponderExcluir
  74. Eu adoro fruta pão cozido para comer com manteiga e um café quentinho. Tenho um amigo que mora em Miguel Pereira que na casa dele tem um pé, e fiquei sabendo que dá folha se faz um unguento para dores reumáticas, artrites, in cgaço e etc. Êle coloca a folha dentro do alcool, e passa umas 3 vezes por dia sobre o local, é realmente maravilhoso o efeito.

    ResponderExcluir
  75. Legal essa materia , cheguei do recife e trouxe duas frutas pão mas não tinha a menor ideia de como fazer , vou fazer frita e a sua outra receita com presunto e queijo , acho que realmente deveria ser mais divulgada essa fruta aqui na região sudeste é a primeira vez em 39 anos que vejo essa fruta no Brasil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na porta da minha casa plantei uma árvore de fruta pão, deu agora as primeiras frutas, nunca provei, plantei por causa da beleza da árvore, as sementes germinam muito rápido...

      Excluir
  76. eu sou carioca e vim conhecer esta fruta aqui em Santa maria |madalena onde moro atualmente (interior fluminense), estou apixonado por ela!!! acabei de fazer um pure, como se faz de batata mas com fruta pão.

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde.

    Pessoal, estou procurando fruta-pão para comprar, alguem que tenha plantação em casa que possa me vender? Meu contato é climene1982@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção.

    Cinthia M.

    ResponderExcluir
  78. mariana almeida joaquim21 de junho de 2013 às 15:03

    nasci em João Pessoa, vim ainda pequena para S.Paulo eu ainda me lembro das tantas frutas que comia no meu estado da Paraíba inclusive o fruta pão .gostaria de saber se alguém que tenha essa fruta em casa e se poderia me enviar via sedex uma raíz pois a minha mãe diz que é dessa forma que ela brota . sei que a arvore é frondosa mais tenho terreno aqui em ribeirão preto e gostaria de plantar um pé aqui tenho vontade de ver essa fruta matar a vontade e a saudade da minha Paraíba!!!!!!

    ResponderExcluir
  79. Ola,sou do interior de Goias tenho um pé de fruta pão,até agora eu não sabia que podia comer,estou enteressada em receitas quem puder me enviar eu agradeço,o meu e de caroço.

    ResponderExcluir
  80. Ola,sou do interior de Goiás tenho um pé da fruta pão aqui na fazenda(fruta pão de caroço)gostaria que alguem mim envia-se receitas,eu não sabia que essa fruta é comestivel,agora quero aproveitar,pq aqui perde muita fruta,aguardo as receitas desde já agradeço,depois comento se o pessoal aqui de casa gostou,Marley Cristina.

    ResponderExcluir
  81. Tenho um pé enorme em minha casa, como demais. Muito boa. Antonio-MG.

    ResponderExcluir
  82. CRESCI COMENDO ISSO EM MINHA TERRA NATAL.ITAPERUNA RJ,MINHA AVÓ PREPARAVA UM FRANGO A MOLHO PARDO DIVINAL,É UM FRUTO CORINGA COMO BATATA E OUTROS,MAS O MAIS INTERESSANTE É QUE ELE BÓIA E FICA ESCURO QUANDO PICADO,CORTA SE EM BAIXO DÁGUA E COLOCA SAL UM POUCO ´PARA NÃO ESCURECER.LÂMINAS PARA LASANHA,BOLINHOS .,NHOC....´´E T C....ROCAMBOLE SALGADO.DOCE ....... E TINHA UM RESADOR PRÓXIMI DA CASA DE MEUS AVÓS QUE SEMPRE PEDIA FOLHAS PARA FAZER REMÉDIOS E BANHOS......ELE ERA DE
    ORIGEM AFRICANA MUITO VELHO E TINHA O CONHECIMENTO DE ERVAS E PLANTAS ,ERA COMO SE FOSSE UM CURANDEIRO DA REGIÃO....INTERESSANTE O FRUTA PÃO...

    ResponderExcluir
  83. moro em itaguai-rj e tenho dois pés de fruta pão...meu marido vende mto na feira....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho em minha casa dois pés da fruta pão de carroço e gostaria de saber onde consigo sementes da de massa.

      Excluir
  84. Olá Andréa.
    Muito interessante essa matéria que você publicou sobre fruta pão. Consegui uma.
    Como sei se ela está de vez, para poder utilizar nas receitas salgadas?
    afmt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colheu está pronta para usar!! Depois amadurece rápido.
      bjs

      Excluir
    2. E quando Madura, o que fazer? Como posso aproveitar? Posso comer cru?

      Excluir
    3. Pode usar madura em doces, sem problemas! Ou até mesmo em salgado, mas eu achei que a fruta quando madura fica doce demais para pratos salgados. Pode comer crua sim, mas acho muito sem graça.
      bjs

      Excluir
  85. onde posso comprar a fruta pão em Portugal alguém sabe obrigado

    ResponderExcluir
  86. Edjas Aquino 29 de Agosto de 2015 as 0730 Rio grande do Norte
    Conheço Frutapão tem Muito na nossa região alias muito gostoso
    no café da manhã no jantar ele cozido parece com Queijo com Inhame
    quem nunca comeu experimente uma delicia.

    ResponderExcluir
  87. Gente essa fruta pode fazer suco
    Como?
    Eu ouvi uma moça falar que pode, alguém já tomou

    ResponderExcluir
  88. Olá. Sou de Miguel Pereira RJ. Tenho no meu quintal um pé de FRUTA PÃO, porém os frutos caem antes de se formarem por completo. Alguém pode me ajudar? Algumas dicas? Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  89. Ola boa nt achei muito interesante este blog de dicas e receitas,pois ganhei a fruta pao de uma amiga,como nunca havia comida nao sabia como fzr o preparo. portanto vou icrementar na forma de pure ,usando requeijao,muzzarela e carne seca desfiada creio k ficara muito bm,apos a esperiencia darei informaçoes sobre o resultado de como ficou!!!

    ResponderExcluir
  90. Olá boa tarde, sou de Vila Velha-ES, já ví vários comentários de formas deliciosas de se fazer o fruta pão mas quem não fez o uso do mesmo fazendo um caldo de fruta pão experimente pois vai se apaixonar faz o caldo igual o caldo verde com linguicinha, bacon e tempero verde como diz o ditado popular é de lamber os beiços rsrsrs experimentem vão amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa ideia! Vou fazer quando conseguir outras frutas. Obrigada pela dica.
      abs

      Excluir
  91. OLÁ no meu país SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE TAMBÉM TEM E É MUITO CONSUMIDO PODE SER FRITA ,ASSADA ,COZIDA

    ResponderExcluir
  92. OLÁ NO MEU PAÍS SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (AFRICA CENTRAL GOLFO DA GUINÉ) TAMBÉM TEM E É MUITO CONSUMIDO PODE SER FRITA ,COZIDA , ASSADA

    ResponderExcluir
  93. Olá, moro em Brasília e aqui também pouco sabem sobre a fruta pão; sou pernambucano e minha esposa alagoana; conhecemos bem a fruta porém, aqui também não encontramos nas feiras nem nos mercados.Gosto muito com charque ou manteiga.

    ResponderExcluir
  94. Alguém conhece onde se possa comprar em Portugal?

    ResponderExcluir
  95. Tenho curiosidade em experimentar, vias vários prós da planta na minha infância. Mas hoje em dia quase não vejo mais na região de Ipixuna do Pará/pá.

    ResponderExcluir
  96. Boa noite,
    Você conhece alguma receita de queijo vegano de fruta-pão?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...