segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alambique Maria Izabel - Paraty RJ


Paraty, cidade histórica que fica na costa sul do Rio de Janeiro, foi a região produtora de pinga mais importante do Brasil colonial e chegou a ter mais de 100 alambiques. Hoje em dia são sete em funcionamento e o Maria Izabel, que visitei mês passado, é um deles.

As informações turísticas dizem que é o mais organizado da região. Não fui em todos, mas posso dizer que o local é lindo e o alambique é mesmo super organizado e limpo. Coisa de mulher, né gente?

Sua dona, Maria Izabel, é uma simpatia, nos recebeu pessoalmente e nos deu uma aula sobre cachaça! Só ficou decepcionada porque nós não bebemos...


O processo de fabricação é todo artesanal, Maria Izabel produz até seu próprio fermento. Isso mesmo gente, cachaça leva fermento!

Ela nos explicou que quando começou não havia energia elétrica, por isso sua produção foi montada "morro abaixo" para facilitar o transporte da cana, que é plantada no próprio sítio, e da bebida vai descendo em cada etapa pela ação da gravidade através de mangueiras e tubos.


O alambique fica em um sítio super bonito à beira mar! Só foi um pouco difícil para chegar, a estrada de barro é estreita e como havia chovido muito estava esburacada, mas deu tudo certo e valeu muito à pena ter ido!


Acima estão os barris onde a cachaça é envelhecida por até sete anos.


Acima foto do alambique de cobre onde a cachaça é destilada usando lenha. Pena que na época em que fui, no mês de março, não há produção, por isso não pude vê-lo funcionando.


Acima as diversas cachaças produzidas no local, que são super bem conceituadas e premiadas! Apesar de não beber não pude deixar de dar uma bicada nesta reserva especial envelhecida em carvalho por 7 anos e que só é vendida no sítio.

A cachaça azulada em garrafa sem rótulo é feita com folhas de mexirica que são colocadas junto com o caldo da cana no momento da destilação e é uma bebida típica de Paraty.

O rótulo da Maria Izabel foi presente de uma amiga e foi desenhado por Jeff Fisher, um designer americano conhecido e retrata uma figura feminina.

Quer conhecer pessoalmente ou saber mais sobre a cachaça? Veja o site oficial da Maria Izabel

4 comentários:

  1. Que post legal, Andréa!
    Eu já fui em vinícola, mas nunca fui num alambique, agora já tenho uma noção. =)
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir
  2. Nossa que demais, nunca tinha visto um alambique...rs
    www.taxiingles.blogspot.com
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro cachaça envelhecida, não me lembro de ter tomado Maria Izabel no festival de Paraty, mas a proxima vez que for lá foi procurar essa

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh eu amo esse lugar!!! Amei o blog!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...