segunda-feira, 2 de maio de 2011

Xarope de romã - ingredientes exóticos


O xarope de romã é também vendido como molho de romã e é o que o nome diz: o suco da fruta concentrado. O suco puro é cozido até reduzir e virar um líquido bem espesso e escuro. Quando feito em casa pode ser cozido com açúcar e limão. Alguns são mais líquidos, mas os melhores são bem grossos como um melado.

É muito aromático, tem sabor ácido, é adocicado e bem potente por isso deve ser usado com parcimônia.

Dibis al ruman, como é chamado em árabe, é muito usado na culinária do oriente médio para temperar carnes e legumes.

Pode ser usado em molhos tipo vinagrete para saladas.

Fica muito bom pincelado em frango, peixe, carne de porco ou carneiro antes de grelhar ou assar.

Usado em marinada ele ajuda a amaciar a carne.

Pode ser usado ainda em doces como caramelos, salada de frutas, sorvetes e em panquecas, crepes, wafles e cia.

Em bebidas pode dar um toque diferente a limonadas, sucos e drinks.

Em uma receita, o xarope pode ser substituído por suco de limão caso você não o encontre.

É normalmente vendido em empórios e lojas árabes. Após aberto não necessita de refrigeração, mas se for armazenado em geladeira dura mais tempo.

Experimentei um xarope feito na Turquia em uma feira um tempo atrás que era delicioso, mais encorpado e adocicado e muito melhor que esse da foto... Mas nunca vi vendendo, uma pena!

Você tem um pé de romã em casa?? Estraia o suco, coloque-o para cozinhar em fogo baixo até reduzir bem e aproveite!

Eu ainda estou aprendendo a utilizar esse tempero, comprei minha primeira garrafa faz alguns meses. E você já usou? Como gosta de usar?

25 comentários:

  1. Oi Andrea!!! Nossa eu amo esse molho! Tenho em casa e sempre que bate uma vontade de um gostinho diferente eu uso! Adoro usar no frango- combinação perfeita pra mim!

    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  2. Andrea, não conhecia não, pelo menos assim espesso. Aqui na Coreia temos concentrados para fazer suco e o suco engarrafado já pronto para beber. Quando estiver no Brasil vou procurar. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, nao conhecia xarope de roma, mas tenho q confessar que não sou fã de roma, tenho lembranças péssimas da minha infância com o roma, quando fiquei doente e so de lembrar parece q vem o cheiro no meu nariz. Mas muito boa

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa, não é tempo de romã, mas quando tiver romã no pomar irei fazer esse xarope, gosto de experimentar novos sabores. Para fazê-lo em casa qual a quandidade de limão e açúcar?

    ResponderExcluir
  5. Lourdes,
    As receitas variam muito: coisa de 4 xícaras de suco para 2 de açúcar até 1/2 X e de limão também: de 1 colher de chá a 1/2 xícara. Como eu nunca fiz não posso lhe dizer exatamente... Mas quanto mais açúcar mais rápido seu xarope ficará pronto e mais fraco será o sabor da romã.
    Se eu fosse você que tem um pé de romã em casa eu testaria reduzir o suco puro.

    Obrigada a todos pela visita e pelos comentários!

    ResponderExcluir
  6. Andréa,
    Obrigada pela visita!
    Esse xarope deve ser tudo de bom, a romã tem muitos benefícios, gosto muito eu tenho problema de garganta e a romã é um santo remédio, rsrs.

    Beijinhos,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  7. Nunca o vi à venda, mas já tive de fazê-lo em casa para o molho de uma salada e gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Pronto ... Agora tem que achar umas dessas garafas para mim rsrsrsrsrsrs

    Amo conhecer ingredientes novos ...

    abraço

    Daniel Deywes

    ResponderExcluir
  9. Um lugar fácil de encontrar é a rede de supermercados Pão de Açúcar. Eles vendem o melaço de romã: http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catMerceariaDoce&subcategoria=catARABE&idproduto=4400134. Eles fazem entrega para São Paulo, Grande São Paulo, baixada e interior paulista.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Gente,

    A romã é um super anticancerígeno!
    E uma fruta muito bela :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Pessoal! Este xarope vende na região da 25 de Março, em São Paulo, nas casas Libanesas. Eu comprei para fazer um MOHAMANA. Parabéns pelo espaço!! kátia Azevedo - SP

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber para fazer o suco quantas partes de agua para uma parte do xarope

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente esse xarope é usado somente para tempero e não para fazer suco... Dilua a gosto, vá adicionando água aos poucos e provando até chegar ao ponto que lhe agrada.
      abçs

      Excluir
  13. boa noite, gostraia de saber onde este produto se encontra á venda?poderiam-me ajudar, se faz favor!!!!!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Cremilde, demorei muito para te responder!! Aqui no Rio ele é vendido em lojas/empórios árabes. Tente na Casa Pedro, parece que eles enviam pelo correio. http://www.casaspedro.com.br/
      bjs

      Excluir
  14. Como faço para extrair o suco da Romã para poder reduzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar em um espremedor de laranjas, se a fruta estiver bem fresquinha o suco vai sair. Outra opção é retirar as sementes e processá-las com um pouquinho de água no liquidificador. Depois coe em tecido ou peneira bem fina.
      abçs

      Excluir
  15. Andrea, na loja do tio Ali no mercado Municipal de São Paulo coe encontra o xarope de romã a 28,00 é uma garrafa de quase um litro a 28,00 e o melaço que tem um gosto mais acido e uso no tempero de saladas ou tomo uma colher por dia e custa 25,00 mas a garrafa é do tamanho dessa do molho e custa 25,00.

    ResponderExcluir
  16. Estou encontrando grande dificuldade de encontra- lo aqui no Rio de janeiro. Antes vendia na rede de lojas Casas Pedro.. porém está em falta a um bom tempo. Alguém sabe onde posso encontra- lo?
    quero Preparar MOHAMANA e ele é importante para a receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre compro na Casa Pedro. Talvez a loja J. Asmar tenha. Procure no google, eles tem site.
      Boa sorte.

      Excluir
  17. Eu moro na Turquia e aqui é muito usado. Eu adoro em cima do file de peixe pra fazer sanduíche

    ResponderExcluir
  18. Oiii...o xarope é diferente do molho de romã. O xarope tem açúcar e é usado para suco, doces, etc e o molho para salada e carnes. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Recheio de esfiha aberta com xarope de romã fica espetacular, a receita ganha mais uma camada de sabor extraordinária. 500g de carne moída (bovina ou ovina), 300g de cebola picada, 300g de tomates picados sem sementes, misture bem e deixe descansando numa peneira ou escorredor de macarrão por uns vinte minutos e depois, vá apertando até sair todo o líquido que se forma. Após adicione a carne 2 alhos amassados, suco de dois limões de sua preferência, 1 colher de chá de pimenta Síria, sal a gosto e por último o ingrediente especial 50ml de xarope/melaço de romão. Incorpore todos os ingredientes, reserve por uns 20 minutos e escorra novamente o liquido pressionando a carne contra a parede da peneira/escorredor de macarrão, deixando a carne bem seca e pronto! Você terá um recheio maravilhoso com o toque do romã. Vale a pena experimentar a carne com os ingredientes incorporados sem o romã e após a inclusão do romã.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...