terça-feira, 28 de junho de 2011

Focaccia com provolone e sal de ervas e a minha arte de fazer pães


Pão focaccia de origem italiana com cobertura de provolone, alecrim, sal de ervas e um toque de páprica para comer no lanche ou a qualquer hora.

Você já sabe que não sou de fazer pães porque amasso, amasso e a massa gruda nas mãos, lavo as mãos, e amasso de novo, repito a operação, fico irritada, cansada e com os braços doendo, quase amasso a massa contra a parede e termino sovando de menos! Primeiro obstáculo vencido sem honras e já vem o segundo! Saber esperar um pão crescer é uma arte em si só, eu não aguento a expectativa e fico vigiando o pão a cada 5 minutos como se estivesse observando um filho em algum acelerador de crescimento do futuro. Terceiro obstáculo: o pão assando, o aroma invadindo a casa e meu corpo, o pão demora e a fome me consome! Enquanto o pão assa como biscoitos...

Mas ao mesmo tempo que não quero fazer pães, me sinto incentivada pelo desafio de vencer meus obstáculos e SIM, para comer um pão recém saído do forno fresquinho vale qualquer sacrifício.


Para fazer o pão recheado, o primeiro do blog, comprei um pacote com 3 pacotinhos de fermento, usei um e os outros ficaram aqui em casa por esses meses todos quase vencendo à espera do segundo pão do Aromas e Sabores! Minha decisão de comprar o fermento seco, de validade mais longa, foi acertada.

Já tinha me decidido por uma focaccia porque já fiz algumas vezes antes e não é difícil. O que me deu um empurrão para fazer foi esse vídeo (em inglês, mas vale a pena ver) que assisti com lindas focaccias que fizeram minha preguiça escorregar em tanto azeite!!

Do vídeo tirei algumas dicas para tentar melhorar meu produto final: usar uma assadeira redonda que dá mais ar à massa; forrar o fundo da assadeira com azeite para obter um pão mais crocante e "espetar" a cobertura.

A receita é baseada na do curso de panificação que fiz na faculdade e o modo de preparo também. É gente, tive um período inteiro de aulas de padaria... Aprendi um pouco e engordei muito!

Da onde saiu a ideia da cobertura de provolone com sal de ervas? Foi o que eu tinha em casa. Minha ideia original de cobertura é outra e vou fazer um dia com o terceiro pacotinho de fermento que está no armário... que vence em novembro.

Ingredientes para a massa

500 g de farinha de trigo
250 ml de água morna
50 ml de azeite
1 colher de chá de sal
1 pacote de fermento biológico instantâneo



Modo de preparo

Misture o fermento com a água.

Junte a farinha de trigo, sal e o azeite. Sove bem em superfície enfarinhada até que a massa fique elástica, a receita pede para sovar por 10 minutos. Quem tiver uma boa batedeira com pás para pão pode preparar a massa ali como no vídeo. Eu tive que usar meus músculos...

Deixe a massa crescer dentro de uma tijela enfarinhada ou untada com azeite e coberta com um pano de prato por aproximadamente 2 horas ou até que dobre de volume.

Faça uma camada fina de azeite uma assadeira redonda e reserve.

Coloque a massa na bancada e sove outra vez por alguns minutos. Abra em um disco e coloque-a na assadeira sobre o azeite. Deixe a massa descansar outra vez por uns 15 minutos.

Ingredientes para finalizar

Cubos de queijo provolone ou outro de seu agrado
Sal de ervas a gosto ou sal grosso
Alecrim fresco
Azeite para pincelar
Páprica a gosto

Modo final de preparo

Introduza os cubos de queijo na massa apertando-os bem. Se ficou com alguma dúvida assista o vídeo.

Pincele a massa com azeite, polvilhe com o sal e espalhe o alecrim.

Leve a massa ao forno bem quente em temperatura máxima até que doure. Eu gosto bem douradinho e levei a foccacia ao forno outra vez depois de ter comido uma fatia e tirado as fotos para a postagem.

Depois de assada polvilhe com páprica a gosto.

O que sobrou do pão eu guardei em pote coberto na geladeira e aqueci no grill e na torradeira. Ficou ótimo mesmo no dia seguinte quando comi com um ovinho frito de gema mole!

19 comentários:

  1. Cada dia sou mais fã de seu blog ... cada delicia que eu vejo ....



    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Andréa,ficou linda a focaccia!
    Gostei da massa também,ficou bem macia!
    Ótima receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ANDRÉA!
    HOJE EU POSTEI PÃO DE BATATA E VEJO AQUI ESSA MARAVILHA DE FOCACCIA, UMA RECEITA MARAVILHOSA.
    AMO FAZER PÃES VOU LEVAR ESSA RECEITA, BOA D+!

    BEIJOS,
    ANDRÉA...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a focaccia, ficou linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Andréa, que delícia! Amo pães, e fresquinho, feito em casa é melhor ainda. Eu só fizzz umas duas vezes, mas acho um pouco complicado, rs.
    Seu blog é maravilhoso!
    Obrigada pela sua visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. adorei, pão é complicado para uns e simples para outros, é assim mesmo aqui e no resto do mundo. o seu ficou maravilhoso. bjs

    ResponderExcluir
  7. Me deu vontade de comer. Com o frio que está fazendo, esse pão e uma caneca de café fresquinho...tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótima sua receita. Boa semana, Marta

    ResponderExcluir
  9. Andréa,
    Parabéns menina!
    Que focaccia dos Deuses. Está belíssima e com jeitinho de muito saborosa!
    Bjinhos e boa semaninha.

    ResponderExcluir
  10. Valeu a pena todo seu esforço e dedicação, a focaccia ficou linda e a finalização surpreendente. Adorei. Vou levar a receita tbém, é irresístivel. Bjokas

    ResponderExcluir
  11. amei a receita. vou fazer pro povo daqui. hohoho

    ResponderExcluir
  12. Oii Andréa!! Fazer pão realmente exige uma certa..paciência e dedicação! rs Mas ao mesmo tempo adoro, porque é como você falou, é o crescimento de "um filho", tem que esperar crescer, sovar...adoro sovar massa apesar de ter uma máquina de pão. Acabei aposentando ela e faço na mão...acho que dá uma desestressada q de vez em quando preciso! Amei sua foccacia, linda e com certeza deliciosa!Adorei esse recheio de provolone e sal de ervas! Dos deuses! beijos Tereza

    ResponderExcluir
  13. Eu quase sempre faço pão caseiro, raramente compro pão, mas focaccia já está na minha lista há um tempão e nunca que faço. Deu uma vontade!!! Tá lindão seu pão, e com provolone deve ter ficado irresistível! Parabéns pelo pão bem sucedido e pela sua perseverança, esta vale ouro!
    bjssss

    ResponderExcluir
  14. Essa receita parece deliciosa!! Vou fazer!!! Só que amasso na máquina de pão, facilita muuuito, depois é só deixar crescer e assar no forno mesmo...acho que fica melhor!! Faço uma de tomate seco e alecrim que também não é fácil de resistir...rsrrs.
    Bjooos

    ResponderExcluir
  15. Vir ao seu blog sempre é um novo prazer.
    Obrigada pelas receitas tão boas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  16. Nem me fale em focaccia. Preciso me conter pra não acabar com uma sozinha...rs!
    O Naco está em nova cozinha. Venha tomar um cafezinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Gente,
    Estou aqui super boba com os elogios!! Pão fresquinho é bom demais!
    Obrigada a todos por passarem pela minha cozinha!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Andréa,
    Huuummm que delícia de pão, parabéns, ficou perfeito, o primeiro pão a gente nunca esquece, rs. Mais uma receita para eu usar o meu sal de ervas que por sinal já está chegando ao fim.
    Que bom poder poder estar aqui, me divirto com as suas postagens e aprendo muuuitoo.
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir
  19. Oi Andrea, menina que bom vencer os obstaculos, os meus são da minha lista de "fazer", tem 500 coisas hahaha, eu adoro fazer pão, fazia muito na mão, agora faço metade na batedeira e termino sovando na mão, tenho alguns feito no blog, se quiser fique a votade para ver, e pãozinho na hora não sobra nada,a sua focaccia ficou linda,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...