quarta-feira, 6 de julho de 2011

Salsa X Coentro - as diferenças entre a salsa e coentro


Dúvida na hora de comprar salsinha? Você confunde com o coentro? Depois dessa postagem você não vai mais errar!

Sei que a maioria de vocês está rindo do post, afinal para quem cozinha coentro e salsa são produtos completamente distintos! Mas ninguém nasce sabendo e eu também, uma dia, já confundi os dois!

Isso faz muito tempo, mas me lembro como se fosse hoje. Eu ia ao mercado e ficava igual barata tonta, olhava pra uma, olhava para o outra e as ervas pareciam iguais! Minha vergonha me impedia de perguntar a alguém e muitas vezes chegava em casa de mãos vazias! Minha mãe ficava indignada e falava "minha filha é só cheirar"! Eu cheirava e é claro que os aromas são distintos, mas qual é qual??

Uma nova descoberta me fez não errar mais: aqui no Rio a salsa é vendida junto com a cebolinha formando nosso cheiro verde, era só comparar a erva com a que estava no cheiro verde e pronto! Mas as diferenças ainda estavam turvas em minha mente.

O engraçado é que perguntava às pessoas e ninguém sabia me explicar de forma objetiva! Até que por encanto, não sei precisar o momento exato, eu aprendi a lição! Hoje olho para os temperos e com muito alívio posso dizer que são completamente diferentes! Mas sempre me acho uma idiota por ter conseguido confundir coisas tão distintas.

Outro dia ajudei uma senhora que não sabia qual era a hortelã! Me senti super aliviada porque hortelã nunca confudi, seu cheiro lembra as balas que eu comia em excesso na infância...




Vamos ao cheiro?

A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. Quando o maço está inteiro tem cheiro bem suave, ao macerar as folhas ou talo o aroma se revela.

O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo que pode ser agradável pra uns lembrando grama, ou ser repugnante para outros que acham seu cheiro parecido com o do percevejo ou inseto.

Hoje entendo a indignação de minha mãe que não gosta de coentro e achava que eu deveria reconhecê-lo pelo cheiro, mas para mim o aroma não é ruim!

Para sentir melhor o aroma amasse uma folhinha ou parte do talo com as unhas como se fosse cortar e leve ao nariz.




Apesar de não ser perceptível nas fotos o coentro é normalmente de cor um pouquinho mais clara. E para mim o coentro está sempre mais fosco, seu verde é menos vibrante do que o da salsa. Talvez por ser mais perecível e raramente estar bem fresco no mercado.




Os raminhos acima são parecidos, mas olhe abaixo a diferenças nas folhas. Mas não se deixe enganar pelo tamanho das folhas, já comprei as duas ervas de tamanhos dos mais variados!




Reparem que a folha do coentro é mais arredondada e tem cortes mais juntos e pequenos. A salsa é mais alongada, quase formando um triângulo e os cortes são maiores e mais separados.




A melhor dica eu acho que é a da raiz! De modo geral o coentro é vendido com a raiz e a salsa sem. Olhando assim não dá para errar, dá?

Atenção: usei para as fotos dessa postagem o coentro vendido no Rio de Janeiro. Já vi algumas fotos de coentro que são mais parecidos com a salsa. Neste caso treine seu olfato!

Perca a vergonha e me conte: algum dia já confundiu os dois? E como conseguiu diferencia-los?

142 comentários:

  1. Oi Andreia! Sou de Fortaleza e lá o cheiro verde vem com coentro ao invés de salsinha! O coentro bem mais usado que a salsinha no nordeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabemos o que é salsa aqui, nem mercado, nem feira, da pra saber

      Excluir
    2. Meu Deus como é que tem gente que gosta de salsinha. Amo coentro!

      Excluir
    3. Detesto salsinha, meu corpo fica arrepiado só de sentir o cheiro.

      Excluir
    4. Eu odeio o coentro, e amo salsa, uma certa vez uma vizinha fez um almoço para os amigos e fui acompanhando minha mãe, a comida estava tão espreguinada do sabor do coentro que não senti gosto de mais nada, seu sabor forte e marcante não me agradou e em diversas vezes que me deparei com pratos temperados com o coentro não consegui degustar, já me confundi várias vezes ao comprar quando jovem, mas hj tbm aprendi a diferenciar

      Excluir
  2. Oi! Pra falar a verdade eu nunca confundi os dois, pois pertenço àquele grupo que detesta o cheiro do coentro! eheheheh
    Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entende ,vc questão de tradição eu por exemplo gosto muito das duas,excelente tempero

      Excluir
    2. Eu gosto dos dois igualmente, mas vejo o coentro mais discriminado. É uma espécie de primo pobre. Comigo é diferente. Sabor e aroma de cada um deles, agradam meu paladar.

      Excluir
    3. Gostei muito de saber a diferença.Obrigado pela ajuda.Abraçoos

      Excluir
  3. Não confundo justamente por não gostar do aroma e do sabor do Coentro...
    Não gosto de jeeeeeeito nenhum... eca eca eca...rs....

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa postagem, na verdade nunca uso coentro, em casa a gente sempre usava só salsinha, então também não sei como distingui-los.
    Mas essa foto comparando as folhinhas ajudou muito
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Confesso que já confundi os dois SIM! Aprendi a identificar pelo cheiro depois e pela raiz! Melhor método é esse! hahaha Adorei o post !! Dúvida muito comum mesmo! Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  6. Claro que já confundi os dois, minha primeira vez nunca esqueço rsrsr. E por não gostar de coentro, ainda assim encontro um pouco de dificuldade, mas pra não ter dúvidas vou pelo olfato, o cheiro que não gosto é coentro. Pronto. Hehe. Mas as suas dicas são preciosas, pois sempre existe aquela moçada, que esta iniciando no mundo da culinaria. Parabéns pelo post. Ótimo...bjos

    ResponderExcluir
  7. É mesmo Andréa, por aqui ás vezes até dá para confundir de tão parecidos, até na cor, bem verdinho...mas vou pelo cheiro, o do coentro é inconfundível, e devo confessar, também não sou muito fã, mas tem receita que não dá pra fazer sem ele!
    Ficou ótimo o post, com certeza ajudou muita amiguinha iniciante nas artes culinárias.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Gente,

    Pelo visto minha teoria está certa: quem não gosta de coentro não o confude com salsinha!! hehehe

    bjs em todos e obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem gosta de coentro também não! Rsrsrs
      Deve ser hábito, fui criada comendo comida temperada com coentro (nordestina...). Olhando parece muito igual. Ah, aqui já comprei coentro sem a raiz, cortadinho como o ramo de salsinha que vc mostrou. Primeira vez aqui e amando o blog! Bjs

      Excluir
    2. Para gostar de coentro e de salsa, depende da região onde você foi criado ou de qual dos dois sua família usava, eu morei no nordeste e lá todo mundo gostava de coentro, agora estou morando no norte, e aqui todo mundo também gosta de coentro, poucas pessoas conhecem salsa, eu conheci salsa no restaurante que eu estou trabalhando, e acho tanto o cheiro como o gosto da salsa horrível, nesse restaurante eles usam salsa em cima dos pratos depois de prontos, já o coentro é usado no preparo, a primeiro vez que vi a salsa em cima se um prato, achei a folha parecida com o coentro, mas sabia que não era coentro, e quando fui experimentar eu achei horrível o gosto e o cheio. Então, acho que o pessoal que foi criado comendo salsa, também acha horrível o gosto do coentro. Aqui existe outra folha que tem gosto e o cheio parecido com o do coentro, e a chicória do norte ou coentrão, coentro-da-índia ou coentro-de-pasto.

      Excluir
    3. Concordo muito com voce , fui para o nordeste e odiei o coentro e em são paulo o costume mesmo é com a salsa eu amo, vai muito de costume e região.

      Excluir
    4. AMO O COENTRO ! USO EM TUDO, FEIJÃO ,CARNE,FRANGO, PEIXE ... AGORA A SALSA ...NÃO!NÃO!NÃO GOSTEI DE JEITO NENHUM ! TENTEI USAR MAS, NÃO DEU RSRSRS

      Excluir
    5. Gente quem sabe me dizer o nome dessa planta parecida com a salsinha,porém as folhas são bm mais fininnhas?

      Excluir
  9. Muito bom Andréa!!!! Tem muita gente que confunde mesmo.
    Eu nunca confundi, mas tem sempre gente me perguntando se os dois não são a mesma coisa, hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já confundi muito! apesar de não ser muito fã de coentro também. vou tentar o seu post da próxima vez. ;)

    ResponderExcluir
  11. Achei engraçado esse post! Pode parecer besteira, mas foi bem esclarecedor pra quem não entende do assunto!
    Uma vez com pressa no supermercado peguei sem prestar atenção o coentro!!!! Mesmo indo toda semana no supermercado! Acidente total! E o pior é que a preparação que eu ia fazer não combinava nada com coentro! Tive que ir trocar!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Qro agradecer,pois estou gripada e com problema de olfato e precisava comprar salsinha,pois ñ suporto coentro.Com suas valiosas informações fui tranquila para as compras.

    ResponderExcluir
  13. oi andréa, eu sou de recife Pe., aqui o coentro é mais usado,eu mesmo gosto muito do coentro, não sei nem o cheiro da salsa,tem receita que pede salsinha, eu iria colocar coentro mesmo, mas depois da sua dica, vejo que tem diferença. OBG!

    ResponderExcluir
  14. andréa, na receita de bolinho de bacalhau pede salsinha, posso troca por coentro, da na mesma ou não? por favor espero resposta, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Andréa, gostaria de uma ajuda...rs
    Eu não suporto o gosto da salsinha, em almoços fora de casa eu sempre percebo quando colocaram um ramo que seja no meio da comida, já do coentro eu gosto bastante, até mesmo no arroz. A questão é que sempre que eu digo que não gosto de salsinha porque o gosto é horrível e muito forte, todos me dizem que o que tem esse gosto é o coentro e eu possivelmente estaria confundindo ambos, porém eu passei a fazer o seguinte... Quando sinto o gosto ruim eu pergunto o que é e sempre dizem que é salsa. Será que estou confundindo mesmo?

    Obrigada... Bjo Mi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de jeito nenhum, minha familia é nordestina e somos fãs do coentro, então eu sempre comi Coentro do que salsinha, meu tio começou a namorar uma gaucha e ela disse que o coentro é muito forte, que no Sul preferem a salsinha porque é mais suave. Mas ao meu paladar é o contrario, coentro muito bom, e salsa muito forte e ruim kkkkkkk

      Depende do paladar e do costume :)

      Excluir
  16. Nunca confundi, pois adoro salsa e detesto coentro e tenho um grande problema, pois estou morando em Olinda PE e aqui acha mais o coentro p comprare em quase todos os pratos se usa o coentro inclusive no vinagrete...pode....ecaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não vou morar nordeste sem salsa,prefiro no sul com salsa.Valeu dica

      Excluir
  17. Obrigado pelo Post!
    Vou morar aqui no Egito por quase 1 ano, como estou acostumado a tomar suco de salsinha com couve e laranja todos dias pela manhã, comprei ramos e ramos de COENTRO, achando que era salsinha, pois colegas de trabalho me disseram o nome em árabe do coentro após eu mostrar fotos de salsinha no google. Daí quando fui a feira comprar pedi por coentro achando que era salsinha, Fiz meu suco nesse mesmo dia e descobri pelo gosto a GIGANTESCA DIFERENÇA entre sabores. (triste descobrir assim)

    Muito bom o post, Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Amei sua postagem.
    Sou recém casada e não entendo muito de temperos.
    Então resolvi preparar um almoço de semana santa.
    E na receita pede coentro...
    Fui ao supermercado comprar e fiquei perdidinha...Tive que pedir a uma senhora para me ajudar...rs
    As folhas se parecem muito, e não consegui definir o cheiro.
    Vou imprimir as fotos agorinha e levar junto comigo ao supermercado..rs
    Adorei o post.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. NOSSA QUE LEGAL PRA MIM ERA TUDO IGUAL, VALEU D+++++++++

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada pela ajuda. Como sou iniciante na cozinha, nunca tinha visto uma salsinha ou um coentro de perto, só nos pratos, bem misturados. Os olhos que tinha para os dois temperos eram de um monte de matinho junto nas prateleiras do mercado.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que alívio ler este seu post...não é só eu que apesar de já muito tempo cozinhar, sempre fico na dúvida de qual é um e qual é outro. Apesar de nem saber qual o aroma do coentro (talvez meu organismo se recusa percebê-lo rsrsr), não gosto e sem nenhum motivo para isto. Valeu seu post me ajudou muito nos formatos...espero nunca mais ficar na dúvida.

    ResponderExcluir
  22. Aqui em Teresina, Piauí não sei se tem salsa não, porque o cheiro-verde daqui é coentro e cebolinha, não sei se esse povo ta certo!rsrsr mas valeu pelo poster, pelas fotos acho que vai me ajudar descobrir aqui, to precisando de salsa para mim preparar umas receitas aqui para minha dieta de ganho de massa muscular!rs

    ResponderExcluir
  23. Ola sou de Blumenau e vou descobrir amanha o que e coentro...pretendo fazer uma muqueca de camarao...tomara que fique boa...bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá Andréia,
    Poxa, como eu gosto de internet, aqui a gente encontra de tudo que precisa para facilitar a vida da gente. Eu até hoje me confundo ao comprar salsa e coentro e olho que eu já tenho anos de "estrada", digo, cozinha, rs. Obrigada por este post e pelas dicas, principalmente a do formato das folhas, memorizei as fotos, vamos ver se vai funcionar, depois te conto. Abraços, Sônia.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada a todos pela visita!! Fico feliz de ter ajudado e espero que acertem nas compras!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu passei pela mesma situação, ou estou passando e estou percorrendo o mesmo caminho que você trilhou.

    ResponderExcluir
  27. Você já notou também a semelhança entre o cerofólio e estas ervas?

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre confundo... Inclusive entrei no blog pq pesquisei no google a diferença, já que estou indo comprar salsa e não quero me confundir de novo. Ótima matéria.

    ResponderExcluir
  29. Entrei no post só pra dizer que adoro coentro, justamente pelo seu aroma mais acentuado. Pra mim, comida também é cheiro, e a salsa praticamente não tem cheiro de nada (embora seja gostosa). Acho o fim da picada alguém se referir ao coentro com a expressão "eca!", como se se tratasse de fezes, vômito ou coisa que cause nojo. Algumas pessoas precisam aprender que os indivíduos são diferentes, e devem respeitar a diversidade e as preferências dos outros. Eu, por exemplo, não gosto de moela, dobradinha, rabada, mas nem por isso me refiro a essas comidas com um "eca" nem faço cara de nojo. É, no mínimo, uma atitude indelicada - para não dizer mal-educada - para com quem gosta.

    ResponderExcluir
  30. Engraçado, o pessoal dizendo que não gosta de coentro! Como aqui em Fortaleza o cheiro verde é com coentro eu sempre gostei. Eu pensava que salsinha e coentro era a mesma coisa! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Detesto coentro, por mim nem existia...

    ResponderExcluir
  32. Quem acha o sabor do coentro ruim é porque não saboreou as iguarias do Nordeste feitas com ele.

    ResponderExcluir
  33. O coentro é uma erva muito apreciada em outros países. A questão do cheiro nada tem a ver com o sabor. Quando usamos o coentro em comidas à base de peixe e frutos do mar, por exemplo, ele realça o sabor do prato. Assim como a salsa e outras ervas, é necessário saber temperar.

    ResponderExcluir
  34. OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAA!!! Nunca mais confundo de novo...kkkk

    ResponderExcluir
  35. Valeu, meu marido detesta o coentro e eu não conseguia comprar a salsinha po na saber distinguir, Parabéns pela matéria agora não tem erro, ficou bem claro Abraço

    ResponderExcluir
  36. No nordeste (sou de Recife Pernambuco) é muito comum comprar cheiro verde com cebolinha e coentro. Nunca vi com salsinha. Já presenciei vários visitantes sulistas reclamarem do tempero de algumas comidas que levam comumente coentro em seu tempero. Salsinha é muito mais comum em temperos prontos (tipo Kitano, Yoki) e ressecada. Ambos os temperos são bons, e ambos usados em excesso estragam o gosto original da comida, por isso alguns daqui tem essa ojeriza a coentro, justamente porque usaram em excesso em algum momento.

    ResponderExcluir
  37. Recebi uma receita de um chá(?) de salsa ,colocado na geladeira e ,depois de esfriar tomar algumas vezes por dia para limpesa dos rins.
    Estou com tudo pronto na panela ,pronto para coar e minha esposa viu e acha que é coentro..
    Será que Coentro tem algum valor medicinal?Não gosto de jogar meu trabalho fora.kkkk.

    ResponderExcluir
  38. É notório: pessoal do sul/sudeste odeia coentro!!! pelo tempo que vive aqui, foi uma das primeiras coisas que notei, o tempero que gostam muito aqui é o sal!!
    Agora pra mim que sou de Fortaleza/CE, nem sinto o gosto do coentro, pra mim coentro é gosto "normal" de tudo, lá tudo vai coentro.

    ResponderExcluir
  39. Putzzz comprei errado no fds...era p comprar salsinha e veio coentro d odeeiiiooo... agora con suas dicas espero nao errar mais rsss obrigadaaa

    ResponderExcluir
  40. da para usar o coentro no lugar da salsinha gente???

    ResponderExcluir
  41. Estava no mercado com minha mãe, ai ela diz: "vai pegar coetro pra mim".....fui com a cara e a coragem.....olhei olhei olhei...voltei de mãos vazias e disse ...Mãe, sei não!!! kkkkkkkkkk
    mas com esse post acho que vou conseguir diferenciar na proxima, assim que eu for no mercado vou usar todas as dias, apesar que para mim ficou bem mais clara a informação do formato das folhas. bjs

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito do coentro, sou baiana. Tudo é costume, aprendemos a gostar do tempero de nossas mães, por sinal a minha conzinha muito bem. A salsinha é mais fácil de enjoar. Cultura e suas diferenças.

    ResponderExcluir
  43. Morei mais de quarenta anos divididos entre Minas e São Paulo e nunca havia ouvido falar ou comido coentro. Depois fui morar no México e lá se usa muito coentro (chamado lá de "cilantro").
    Como os mexicanos o usam muito para preparar as comidas vendidas em carrinhos nas ruas, passei a associar seu cheiro forte a comida estragada. Voltando ao Brasil fui morar no Rio, onde vi que o utilizam bastante em pratos com peixe ou frutos do mar, e até em canjas de galinha. Toda vez que pedia um prato com peixe perguntava ao garçon se a receita levava coentro e em caso positivo trocava de prato. Resumindo, detesto coentro e acho que ele é pouquíssimo utilizado na culinária mineira ou paulista.

    ResponderExcluir
  44. Nunca confundi, pois adoro coentro e amo o cheiro dele. Toda vez que compro eu compro pelo cheiro e sei que é o coentro.

    ResponderExcluir
  45. Eu sou paulistana e adoro coentro e adoro o cheiro dele, era raro minha mãe cozinhar utilizando o coentro, desde que casei utilizo muito o coentro e não gosto muito da salsinha.

    ResponderExcluir
  46. Já comprei errado (na verdade deixei de comprar) uma vez pq na minha cidade no leste de minas nao usamos esse coentro parecido com salsinha, usamos um que é uma folha bem comprida, entre uns 10 e 15 cm de comprimento, e nao em raminhos. Bem fui no mercardo comprar coentro para uma moqueca e sai de lá sem comprar achando que só tinha salsinha. Uma amiga que foi me avisar depois que tambem existia assim

    ResponderExcluir
  47. Adorei a explicaçaõ apesar pois não sabia diferencia-las, mas o fato é que são uma delicia na salada...

    ResponderExcluir
  48. Ótimo, excelente
    Já vendi verduras e não sabia diferenciar, normalmente as donas de casas verificavam o cheiro (gosto mais do coentro, pelo cheiro acho que ainda reconheço)
    Algumas reparavam o formato da folha, com o tempo aprendi a diferenciar (fui obrigado, ninguém comprava salsa, só coentro... e os vendedores espertos levavam o coentro, como eu não sabia a diferença... me f*** )

    Hoje esqueci tudo que apreendi na época de vendedor...
    e foi por isso que procurei a página
    :D

    ResponderExcluir
  49. Na realidade nos passamos a detestar o coentro é por causa do excesso, em geral em sp e mg nos não colocamos salsa picada em tudo ... no arroz, no feijão,na salada, nas carnes,nas sopas, no legume cozido, por que cada tempero tem seu lugar há pratos que não vai salsa (alguns no máximo colocam um raminho pequeno para enfeitar um prato o que pode ser facilmente retirado), mas o que acontece com o coentro é que algumas culturas usam sem moderação , acaba que aquele visitante que poderia gostar no futuro, pelo excesso toma um asco do coentro. Tudo esta na falta de moderação e critério e empatia da parte de quem vai preparar o prato.

    ResponderExcluir
  50. Detesto salsa, acho o sabor e cheiro terrível. Sou de Mato Grosso e na minha família sempre usaram os dois. Adoro Coentro, o cheiro e o sabor ficam bom nos molhos e saladas. Para o meu paladar a salsa estraga tudo onde ela for colocada, mas como vemos aqui nos comentários gosto é gosto, e isso não se discute.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro coentro no molho a campanha,no feijão na sopa de qualquer coisa, mas sempre está em falta no supermercado,enquanto a salsa sobra,fico muito chateada,pois agora com a quarentena temos q pedir pelo telefone e a atendente sempre erra e manda salsinha,e quando eu reclamo elas juram q é coentro mas eu sei por causa do cheiro característico e o sabor maravilhoso!

      Excluir
  51. Gosto muito dos dois! Quase não vejo diferença entre eles! Sempre os confundo em todos os sentidos (imagem, gosto, cheiro). Tentarei verificar se consigo diferenciá-los agora! Valeu

    ResponderExcluir
  52. Ótima a iniciativa de ensinar a diferenciação!
    Quem não passou por isso?
    Depois de muito penar acabei associando que Coentro é Com e Salsa é Sem RAIZ!
    Mas existe a hipótese colocada e confirmada pela Edméia (25 de junho de 2013 03:14): e se venderem coentro sem!?
    Foi exatamente com essa pergunta que acabei chegando a este post pelo Google.
    Permanece a questão: por quê, afinal, geralmente se vende um com e outro sem raiz?

    ResponderExcluir
  53. Pois não gosto de salsa. Tem umvheiro muito enjoado. Prefiro coentro.

    ResponderExcluir
  54. Adorei o post! Eu gosto de coentro apesar de ser carioca. Sempre confundi, mas aprendi a separar pelo cheiro somente se estiver os dois juntos,rsrsrs. Gostei da distinção das folhas

    ResponderExcluir
  55. Aqui no sul o coentro é menos utilizado, não tenho costume de usar o coentro, realmente o cheiro não me agrada muito :D

    ResponderExcluir
  56. sempre confundo, esqueço a diferença, compro os dois e quando chego em casa volto ao seu site para refrescar a memória,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Fernando! Imprime a foto e leva com você!
      abs e obrigada por visitar o blog

      Excluir
    2. Você pode confundi las na aparência, mais no cheiro e no gosto, não ha como confundir.

      Excluir
  57. Eu comprava coentro achando que era salsa, até que um dia falaram "nossa, tem bastante coentro nisso aqui, hein" aí eu falei "hãn, mas é salsa heheee". Levei um soco da vida e passei muita vergonha. Até hoje não sei o que é salsa. Continuo comprando só coentro (mas agora sabendo que é coentro).

    ResponderExcluir
  58. Salsa sem dúvida deixa a comida com um sabor diferenciado, dá um toque especial e é saboroso e o coentro também, porém usado em excesso tira totalmente o sabor do alimento que você quer apreciar. Pode usar, mas com moderação.
    Uma observação: O sabor dado pela semente de coentro é maravilhoso para temperar frango e carne de porco.

    ResponderExcluir
  59. eu nunca confundi pq minha mae insinou q a salsinha ele é mas dura os talos que o coentro e aqui na nissa regiao do norteste se usa mas coentro e cebolinha

    ResponderExcluir
  60. Adoro coentro. Uso nas comidas e saladas. Conhecido aqui no NE como cheiro verde.

    ResponderExcluir
  61. NUNCA CONFUNDI, POR QUE O COENTRO É INCONFUNDÍVEL, TEM UM AROMA MUITO PECULIAR E BOM DE SENTIR. SEM CONTAR QUE, QUALQUER RECEITA VAI BEM COM ELE EM AROME E SABOR.

    ResponderExcluir
  62. Nem sabia que tinha gente que confundia as ervas. De qualquer forma, apesar de gostar de ambos, sou mais indiferente à salsa e acho o coentro uma delícia; vai bem em muitos pratos, como disseram, principalmente guisados e bem picadinho em um vinagrete.

    ResponderExcluir
  63. Me impressionou a postagem por sua importância, foi postada em 2011 e já são 5 anos e a cada ano os comentários continuam. Parabéns, gostei mesmo e tirei minhas dúvidas. Adoro coentro e salsa.

    ResponderExcluir
  64. Nunca tinha provado salsa, sou do Nordeste e acho que não a usamos muito (particularmente nunca usei.. ) até um dia na casa da minha sogra em SP, fui cozinhar um frango e usei a salsa, nossa fui cheirar e não sentir nada :(.. Nossa isso não é cheiro verde assim chamo aqui (coentro)... O tempeiro fica muito diferente, não fica aquele gostinho... Delicioso.. Só sei que não gostei. Ainda tenho até que perguntar onde vende por lá... Kkk
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  65. Nunca confundi pq adoro coetro...ele tem um aroma inconfundível, vai bem em todo e qualquer prato e um feijãozinho sem ele naõ tem graça. Não reconheço aroma nem sabor em salsinha, mas pretendo experimentá-lo esses dias num prato (tutu de feijão) que pede os dois. Mas gostaria de saber, de quem tem preferencia pela salsinha, que carnes e pratos ficam bem com ela. Bjs e Obg

    ResponderExcluir
  66. Nunca confundi,mais coentro é coentro, e salsa é salsa, cada um tem seu lugar na panela, hehehehe!!!

    ResponderExcluir
  67. Andréa eu sou paulistano e vivo a 3 anos na Bahia, assim como é sabido o coentro é muito difundido e utilizado na culinária nordestina, mas também é sabido que o mesmo coentro é muito rejeitado por grande de parte dos paulistas e cariocas,etc. Eu serei muito sincero com você até eu ver sua postagem eu confundia e na dúvida eu sempre levei os dois, mesmo porque eu amo salsinha e amo o coentro, pode? você amar algo e não identifica lo com clareza? Na minha modesta opinião o coentro é como o sal, ele realça muito o gosto dos alimentos, porém se usado de forma excessiva rouba e domina o gosto você observa isso também com pratos que vão azeitonas, ou seja eu sempre utilizo com muito cuidado para não roubar o gosto do prato principal. Mas em suma eu gosto muito. Abraços e parabéns por sua matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudio! Você está certíssimo, o segredo da cozinha é saber dosar os temperos!
      abs e volte sempre.

      Excluir
  68. Nossa Andréa!!! Obrigada pelo post! Eu sempre confundi a salsa e o coentro kkk. Mas agora com a comparação das folhas creio não irei mais me confundir! Obrigada ��

    ResponderExcluir
  69. Minha mãe sempre me fala, coentro vem com a raiz, mas cadê que eu lembro disso. Esta semana comprei na feira cheiro verde, coentro e salsa. Comecei a picar pela salsa, e estranhei muito o cheiro enjoativo, mas a feirante garantiu que era salsa. Depois piquei o cheiro verde e, a diferença, o cheiro inconfundível, esta sim era a salsa! O último então com raiz,só podia ser o coentro. Enfim, comprei coentro com e sem raiz numa feira aqui no RJ. Nem a feirante soube diferenciar.

    ResponderExcluir
  70. A primeira vez que coloquei coentro na boca, jurava que era salsinha, e jurava que era salsinha estragada, para mim tem esse gosto, de salsinha velha, apodrecendo, essa foi minha impressão, mas gostaria muito de experimentar um prato com coentro por alguém que o prepare de forma adequada, para tirar a duvida que tenho, se não gosto mesmo

    ResponderExcluir
  71. No Rio Grande do Sul, chamamos de tempero verde o conjunto de salsa e cebolinha. Me acostumei com esse nome. Usamos para fazer molhos com cebola, alho e tomate. A salsinha tambem é usada para colocar por cima de alguns pratos quentes como Arroz de Carreteiro.
    Hoje, morando em Brasília, fui ao Supermercado e ela pediu para eu pegar Cheiro Verde, que para mim era o Tempero Verde do Sul. Não tinha o conjunto, então peguei um molho de salsinha e outro de cebolinha.
    Quando chegamos em casa, ela me perguntou onde estava o coentro. Respondi que junto com a cebolinha. Ela disse não, isso é salsinha. Não tem gosto. Pronto, discussao formada. A família dela é do Maranhão e Piauí. Kkkkkkk descobri entao a existencia e a diferença entre coentro e salsinha.

    ResponderExcluir
  72. OTIMO ADOREI ESSE POSTE, ESCLARECEU AS DUVIDAS DE UM AMIGO, QUE ACHAVA QUE A SALSINHA E A MSM COISA Q O COENTRO....E É BEM DIFERENTE...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  73. Olá
    Moro em Santana do ipanema Alagoas
    Aqui agente usa muito o coentro
    Para falar a verdade nem conheço a salsinha
    Mas é bom saber a diferença dos dois
    Aqui no Nordeste nossa mistura de temperos combina muito com o coentro
    Os pratos sem ele nem sei viu
    Não vivo sem ele na minha cozinha
    Rsrsrs
    Boa noite :*

    ResponderExcluir
  74. Tenho em minha horta salsinha e contro, ambas com aroma e cheiro distinto, mas ha uma outra planta parecida, porem com sabor e cheiro diferente. Alguem saberia me informar de que planta se trata?

    ResponderExcluir
  75. Oi Andreia, amei seu post, e me ajudou muito hoje, pois acabei de confundi e teimei com minha sogra, fui comprar e trouxe errado kkk.. aí vim até a net para tirar a dúvida,e sua explicação caiu como uma luva,confundi pq gosto dos dois kkk aí pra mim tanto faz ... valeu e parabéns

    ResponderExcluir
  76. Plantei os dois e depois sem saber arranquei o coentro. Tava esperando nascer alguma coisa sem cheiro de inseto "fede-fede". Desculpa quem gosta.

    ResponderExcluir
  77. eu prefiro coentro salsinha nao tem gosto de nada e conheço bem os dois aprendi a usar com minha mae

    ResponderExcluir
  78. eu uso mais coentro salsinha nao tem gosto de nada conheço bem os dois as folhas sao bem diferente nuca errei rsrs

    ResponderExcluir
  79. Aqui em SP o coentro é bem mais parecido com a salsa do que este que vc postou, então confunde mais. Um feirante quando eu era criança me ensinou a distinguir pelo cheiro. Eu não acho ruim o cheiro do coentro, mas o sabor é muito marcante, então não me agrada muito! Agora a Salsinha, #amo!! Uso dois maços por semana.

    ResponderExcluir
  80. Aqui no Amapá é vendido o coentro junto com o cheiro verde.. e a salsinha é vendida separadamente... é mais facil vc comprar as sementes e plantar.. na embalagem das sementes vêm identificando o que é o que.. por isso comecei a plantar e em duas hortas diferentes não é possível q não dê pra saber onde eu plantei o que né

    ResponderExcluir
  81. Adoooooro o cheiro e o sabor do coentro.Aqui no Maranhão o cheiro verde é parte integrante da nossa culinária. Uma delícia só.

    ResponderExcluir
  82. Sou de Santos (SP). Odeio salsa. Tem gosto e cheiro de urina. Amo coentro. Maravilha de cheiro e gosto. A moderação com certeza é sempre aconselhada. A parte mais forte do coentro são os ramos. As folhas são suaves. Excelente no preparo de frutos do mar.

    ResponderExcluir
  83. Adoro coentro, ele é ideal para peixes, frutos do mar,bacalhau, etc já a salsa vai bem nas carnes vermelhas, frango, saladas, etc... os dois temperos são igualmente gostosos, sempre compro os dois porque gosto muito...moro no Espirito Santo e aqui os dois são utilizados em diversos pratos e fica bom demais....

    ResponderExcluir
  84. Sou do sul e odeio coentro, tem gosto de capim, cheiro de bicho frade.Conheço de longe.

    ResponderExcluir
  85. aqui em bauru-sp. os dois são vendidos igualmente e todos sem raízes. a gente normalmente se confundi pelo aspecto. mas o cheiro é diferente. os dois são apreciados por aqui. mas cada um no prato ou receita diferentes. a salsinha é mais usada no dia dia. e o coentro em certas receitas. ambos são deliciosos e diferentes no sabor. acho que o erro é querer comparar coisas distintas e substituir um pelo outro

    ResponderExcluir
  86. urfaaaaaaaaaaaaa, brigada... ja ia fazer a guacamole com salsa e a receita é coentro...

    ResponderExcluir
  87. Ainda hoje, no trabalho, falávamos da diferença entre salsa e coentro, eu realmente confundia muito. Adoro os dois. Agradeço as dicas.

    ResponderExcluir
  88. Gosto muito de salsinha e coentro. Dependendo da comida uso uma outra. Mas tenho usado muito a salsinha junto com o coentro, principalmente em moqueca de peixe, moqueca de camarão e frango ensopado. Quando cozinho para pessoas que não gostam de coentro, capricho na salsinha e vice-versa. Quem gosta dos dois, experimente misturar. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  89. Didática a explicação.
    Obrigado pela disposição.

    ResponderExcluir
  90. Obrigada pelo esclarecimento! Me ajudou sim, pois também não sabia a diferença.

    ResponderExcluir
  91. Nunca comi coentro vou provar, mas amo salsinha com tomate e limão.

    ResponderExcluir
  92. Gosto mais do coentro,salsa só uso para fazer remédio caseiro.
    Eu identifico pelas folhas,o coentro as folhas são mais miúdas e finas, enquanto que a salsa as folhas são mais largas e grossas.

    ResponderExcluir
  93. Amo o cheiro da cebolinha, confesso que ela bate a salsa e, de lavada, o coentro !

    ResponderExcluir
  94. Amei a explicação, não sabia a diferença. Obrigada

    ResponderExcluir
  95. Bom sei que os gostos dependem da região que mora, porem a nossa família usa as duas, sendo a salsa para o geral e o coentro para peixes, que fica uma delicia.

    ResponderExcluir
  96. Nossa descobri hoje oque é aquela planta que parece cheiro de fédeféde. No pacotinho dizia salsicha e nunca coloquei na comida achando q era mato. Hoje mesmo iria arrancar e por fora. Fiquei ate com medo de coloca na comida.

    ResponderExcluir
  97. Aqui no Sul se usa muito mais a salsa do que o coentro e o mesmo quando usado é a semente moida #SulÉDaSalsa rsrs salsa é muito boa no preparo e na decoração de pratos e o coentro quando não administrado na medida certa tira todo a sabor da comida enfim sou #Salsa

    ResponderExcluir
  98. O coentro é usado mais para temperar peixes e frutos do mar, a salsa ela é usada para temperar carne vermelha.

    ResponderExcluir
  99. Amei, era exatamente o que eu tinha duvidas rsrsrs obrigada

    ResponderExcluir
  100. Ainda bem que eu achei esse post, pq eu moro no Paraná. Aqui é mais comum usar salsinha. Eu amo salsinha, coloco em tudo salsinha e cebolinha. Mas no mercado tem salsinha e tem salsa. Eles não tem o mesmo gosto. Salsinha tem o gosto mais presente. Salsa tem o gosto totalmente diferente é mais suave, até o cheiro. Eu experimentei a folha da salsa, no mercado mesmo e fiquei maio assim, ué deveria ter no mínimo o gosto parecido. Eu acho que tá errado no mercado, não pode ser. Não tem raiz, e raramente tem salsa no mercado. Agora eu vou prestar atenção na folha. Agora eu fiquei perdida, será que salsinha é mesmo que salsa? Será que a salsa no mercado é coentro e erraram o nome? Como coentro eu eu só encontro de pacotinho, vixe alguém me ajude! Eu amo cozinhar!

    ResponderExcluir
  101. Não acredito que tive que ir lá na horta pra ver o que eu plantei kkk salsinha 🥰

    ResponderExcluir
  102. Tenho verdadeiro pavor ao gosto da salsa e amo o do coentro.... sou nordestino!

    ResponderExcluir
  103. Obrigado pela explicação! Vim aqui parar porque googlei a pergunta precisamente porque ainda não consigo distinguir coentro de salsa...

    ResponderExcluir
  104. Hoje comprei coentro no lugar da salsinha e não aprovei o gosto do coentro oena q só vi agora este poste maravilhoso!

    ResponderExcluir
  105. Acho que nunca me enganei...
    Quando criança, sempre comi salsa, pois minha plantava só esta por não gostar do coentro!
    Depois que me casei, aí então comecei a apreciar o coentro e distingui-los bem.

    ResponderExcluir
  106. Uma dica legal para não confundir ao comprar:
    Salsa é com "s" de "sem" raiz;
    Coentro é com ,"c" de "com" raiz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  107. Uma dica legal para não confundir ao comprar:
    Salsa é com "s" de "sem" raiz;
    Coentro é com ,"c" de "com" raiz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  108. sals e coentros soao completatmente difrentes nao so nos ramos mas na folha tambem no sabor e no cheiro inclusvie no paladar 1 mais amargo que o outro

    ResponderExcluir
  109. Buenas...li comentários aqui até de 2012, nossa e agora estamos em 2021 em plena pandemia...enfim...aqui no Rio Grande do Sul consumimos salsa até in natura picada junto com outros alimentos e também nas saladas...e se colocar suco de limão bergamota então.....até loko come.... Parabéns pelo artigo, forte abraço.

    ResponderExcluir
  110. Gente coentro e cheiro verde e a mesma coisa? Mudei de estado no para e diferente ja procurei aqui em santa catarina mais so tem coentro e salsa no para agente chama de cheiro verde e salsa.

    ResponderExcluir
  111. Amo coentro (mas já odiei um dia) e toma pavor de encostar nele, na feirinha. Hoje uso na salada, no marcarão alho e óleo, no frango, no arroz, Ah, eu amo. Uso e abuso dele😀😀....❣️😀😘 Não gosto de salsinha 😔

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...