sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Concurso cultural - desafio sálvia e o dia dos pais


Mais um desafio aqui no blog incluindo a erva do mês de agosto que foi escolhida pela Rachel do blog Na Biroskinha, vencedora do concurso de julho.

Este desafio é bem simples e todos os residentes no Brasil ou com endereço de entrega no país podem participar. Veja as regras abaixo e não fique de fora!

1. Ser seguidor do blog Aromas e Sabores

2. Deixar seu nome e e-mail em um comentário abaixo respondendo a pergunta "Qual prato feito com sálvia eu serviria no dia dos pais e porquê?"

3. Não é necessário deixar a receita, somente uma breve descrição do prato.

4. O autor da receita e resposta mais criativa será escolhido por mim e minha família e receberá pelo correio um saquinho de lavanda culinária importada de excelente qualidade para turbinar suas receitas.

5. O vencedor se quiser, poderá enviar a receita do prato escolhido para ser preparada por mim e publicada aqui no blog.

6. Prazo para comentar: dia 14 de agosto de 2011, domingo. O resultado sairá na terça ou quarta seguinte.

7. Só será válido um comentário por pessoa e somente se preencher os requisitos acima.

16 comentários:

  1. Minha sugestão para o dia dos pais é "Ravioli de amêndoas com beurre noisette de sálvia"

    Recheio do ravioli: ricota, parmesão ralado na hora, amêndoas picadas (gema para dar liga).

    Beurre noisette: manteiga derretida e dourada.
    Com ela ainda quente, adicionar lâminas de amêndoas e sálvia em chiffonade, para ficar crocante.

    Servir com parmesão ralado na hora.

    Espero que goste! Se preferir, posso mandar a receita completa.

    Augusto Nascimento
    j.augusto.nascimento@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Carla Maicá
    cucinaartusiana@gmail.com

    Eu serviria um "Saltibocca alla romana", que eu acho uma ótima opção para "fugir" do tradicional churrasco: tem carne, tem presunto parma e tem, claro, a sálvia que nesta receita além do sabor ela agrega beleza ao prato já que é utilizada inteira. Cada bife recebe a sua sálvia.

    Dada a minha dica.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. Andrea,
    Sálvia é uma das minhas ervas preferidas, só fica atrás do manjericão... amo mesmo...tenho meu vasinho em casa e nunca fico sem essas saborosas folhinhas. Minha receita vai ser a de hoje lá no blog, espaguete massa fresca com cogumelos e sálvia.
    Adoraria experimentar essa lavanda !
    Bjs,
    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Cecilia Padilha
    yeswecooking@gmail.com

    Serviria um risoto de abóbora, salvia e camarões, com um toque picante, servido com um bom vinho tinto. Claro que posso enviar a receita!

    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Andréa, eu penso fazer Pato ao Molho de Sálvia e a acompanhar um vinho tinto...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Faria um cassoulette de frutos do mar (congrio rosa, vôngole, camarão, mexilhão, cogumelos, trigo em grão) e manteiga de sálvia.
    Serviria esse prato no Dia dos Pais, principalmente porque em 2011 cairá no meu aniversário. Melhor do que isso, só se fosse feita pelo Chef Rodrigo Martins (com quem aprendi), assim, nem o marido nem eu teríamos trabalho!
    Bjs!

    Regina B. Castro
    contato@nacozinhabrasil.com

    ResponderExcluir
  7. Já eu serviria um nhoque de abóbora na manteiga de sálvia cuja receita completa está no meu blog, EternosPrazeres.

    Prato leve, delicado, e versátil, que agrada a todos, permitindo ser combinado com uma carne de boi, porco ou frango, se o pai tiver um apetite voraz!

    Renata Boechat
    eternosprazeres@gmail.com

    Um abraço,
    e obrigada pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  8. Eu serviria um filé de frango com sálvia e presunto de parma, acompanhado de ravióli de açafrão recheado com banana ouro e brie. É um prato cheio de sabor, bem diferente e que já foi aprovado na minha cozinha!!hehehe

    Fernanda Giuliani
    emamaocomacucar@gmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ué...cadê o meu comentário? Coloquei quando tu me convidaste!

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula,
    Todos os comentários que recebi foram publicados... Não sei o que aconteceu!! Você pode escrever outra vez?

    A todos, obrigada pelas deliciosas sugestões!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Andréa,

    Eu serviria (e vou servir) frango "al primo canto" assado, com "tortéi" (que é parecido com raviolli, porém maior e recheado com abóbora e sálvia)ao molho de funghi, polenta brustolada, queijo frito e salada de radiche com bacon. De sobremesa, sagu com creme de baunilha. Antes do almoço, tomamos chimarrão com sálvia dentro da água, que é diurética, digestiva e adstringente ( dá uma limpada no organismo).

    Eu serviria este prato, porque ele adora e é o seu dia, não é mesmo? Vamos fazer-lhe as vontades!!!(no resto do ano, "ele que faça" ahahahah)...brincadeirinha!

    Ana Paula Camargo Lazzarotto
    lazzarottoanapaula@gmail.com

    Bjkas.

    ResponderExcluir
  12. Eu serviria Salmão com oregano e salvia frescos, semente de mostarda, dedo de moça, shoyu e azeite. Para acompanhar, legumes ao molho de ostra. Porque é delicioso e rápido de fazer. Afinal, dia dos pais é dia da familia estar toda junta na cozinha.

    Gueta Ridzi
    gueta@ridzi.net

    ResponderExcluir
  13. Olá, Andréa!! Outro concurso super bacana do Aromas e Sabores!! Vamos lá, então :D

    Eu serviria uma salada de legumes cozidos al dente, preparada com uma deliciosa maionese caseira de sálvia, que pode ser feita assim:

    Colocar no liquidificador desligado: 1 ovo, 1 colher (café) de sal, 1 dente de alho pequeno, suco de 1 limão siciliano coado(reserve as raspinhas da casca), 1 pedra de gelo, 3 a 4 folhas de sálvia. Tampar o liquidificador e ligar na velocidade baixa até obter uma mistura homogênea. Ainda com o liquidificador na velocidade baixa, retirar a tampinha menor do liquidificador e acrescentar um bom fio de azeite de oliva tradicional. Continuar batendo e acrescentando óleo de milho até dar o ponto de maionese firme. Desligar o liquidificador assim que perceber que o creme está firme para não desandar. Incorporar cuidadosamente as raspinhas de limão e misturar aos legumes de sua preferência.

    Essa maionese fica muito leve e suave, o que tornará sua salada muito especial, como todo paizão merece! Tem mais: quando conseguimos fazer o simples ficar sofisticado, é sinal de que acertamos a mão, né?! ;)

    Com meu pai, ela faz o maior sucesso!!

    Beijos*

    Marcela Lima
    marcelalima81@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Cozinho com salvia para o aroma chegar até o ceu, que é onde papai está:)

    Cebola e pimentao refogados no azerte, camarao, tomate, manteiga, salvia e champagne para completar com chave de ouro as comemoraçoes do mais amado!

    Gueta Ridzi
    Gueta@globo.com

    ResponderExcluir
  15. Ahhhh, já teve acima a receita que ia mandar: Saltimboca. Então vou dar como sugestão "Cavaquinhas com molho de manteiga de sálvia".

    Andrea, você poderia fazer um encontro para cada um preparar a sua receita. Vi cada delícia acima que fiquei entusiasmada para degustar.

    Um beijo grande a todos.
    Ana Flávia Dodl

    ResponderExcluir
  16. Gente,
    Obrigada a todos pela participação! Adorei todas as sugestões!!! Vou escolher uma e postarei o resultado amanhã, tá difícil...
    bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...