sábado, 10 de dezembro de 2011

Mercado mexicano - ingredientes exóticos


Quando estive em Denver dias atrás visitei um mercado especializado em comida mexicana e tirei algumas fotos de coisas que achei curiosas para mostrar para vocês.

Acima são os sacos com masa - farinha de milho preparada para fazer tortillas. Tem de várias marcas e tamanhos e ocupava um espaço grande nas prateleiras como o nosso arroz.


Acima as folhas de cactus de sabor bem ácido - os nopales - que tive o prazer de provar em um curso de comida mexicana que fiz faz tempo. Minha amiga Liz os consumia com seus ovos mexidos no café da manhã ou com tacos... Para preparar é necessário limpá-los retirando os espinhos, quem não quiser ter trabalho pode comprá-los limpos e frescos como estão no cantinho da foto à direita ou em conserva.


Que noz é essa da foto acima gente?? Só conto depois...


Os pães doces - pan dulces - eram super baratos (U$0,50/R$1,00) e grandes. Compramos uns 10 diferentes e provei de todos! Há pães de milho, de trigo, tipo pastéis de forno recheados, folhados, bolos, etc. Fugi dos coloridos e o que mais gostei foi um pastel com recheio de creme de baunilha.


Esses pães são muito consumidos como "sobremesa" do café da manhã no México. Ou seja, depois de comer algo salgado bem substancial eles atacam de café com Pan Dulce. Haja apetite pela manhã!


Achei esse salgadinho um barato! A massa é bem pequena como na foto acima, mas quando frita cresce e fica como na foto abaixo, pronta para o consumo. É feita de farinha de milho e provavelmente algum corante! É leve e crocante, tem sabor ácido e salgado. É preparada com suco de limão ou ácido cítrico na versão industrial. Minha amiga falou que são vendidos nas ruas em carrinhos como nossa pipoca.


O doce abaixo foi a grande descoberta!!


É como uma hóstia recheada com doce de leite, tem sabor maravilhoso. Deveria ter comprado mais!! :)

14 comentários:

  1. adorei tudo.
    tao barato os paes né?
    mas o q me apeteeu mesmo foi esse ultima com recheio de doce de leite..
    oxiii isso dever ser dos deuses.
    Lu.
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que interessante Andréa, pouco sei da culinária mexicana. Meu conhecimento de restringe a 3 ou quatro pratos, mas gostaria de conhecer mais.

    Bacana o post, grata por compartilhar.

    Bj e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Quanto aroma e sabor juntos!!!!!! Aguardo os detalhes sobre a noz. beijos, Ro

    ResponderExcluir
  4. Andréa,
    Se nós já temos, sabores, aromas e cores tão diferentes de estado para estado, e maior diferença ainda de norte para sul, imaginemos o México com uma cultura tradicional tão forte.
    Adorei o post.
    Bom final de semana
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Você é igualzinha a mim...chega na cidade e vai correndo no mercado mais próximo pra "dar uma verificada de leve"...rsss...como eu adoro isso tudo!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Realmente os aromas e sabores do México são bastante divesificados e até de certa forma são parecidos com o brasileiro. Em relação a noz, estou aguardando qual é a história.

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  7. Gente,

    Que bom gostaram do post! Aos poucos vou colocando um pouco mais de informações sobre a cozinha mexicana, ok?

    Pois é Renata!! Os mercados nos chamam! heheh

    A NOZ é a noz pecan, o México é o segundo maior produtor mundial dessa noz, que neste mercado tinha a casca de cor rosada... Parece que é tingida artificialmente para atrair os conumidores desavisados! heheh

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  8. Andréa realmente é demais o post, parabens =]

    e mexicano é maravilhoso... você sabe aonde em sp encontro algum lugar assim com ingredientes mexicanos.. ?!

    BjoO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não! Aqui no Rio não encontramos quase nada... Se souber de algum lugar me fale, ok?
      bjs

      Excluir
  9. Adorei seu post! Sou Norte americana filha de Mexicanos morando em Recife, PE e morro de saudade da minha culinaria!! Infelizmente nao consigo encontrar nossa querida farinha de milho aqui... o que impede fazer a maior parte dos pratos mexicanos!

    ResponderExcluir
  10. sou nova aqui to encantada com esse seu blog sou estudante de gastronomia to amando ja peguei as receitas do bolo 1,2,3,4

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...