
Quem não conhece o verdadeiro queijo cheddar deve estar estanhando sua cor! Não é defeito da foto não gente! O queijo cheddar original inglês tem cor amarelada clara chegando ao amarelo mais escuro nas bordas quando envelhecido. Ele não é laranja como aqueles queijos processados encontrados por aqui nem como o cheddar americano que são produzidos com corantes naturais como o urucum e extrato de páprica. Nada contra pessoal, mas falaremos dele em uma outra oportunidade.
O cheddar é bem antigo e é produzido desde o século XII, ganhou esse nome no século XVI devido ao local onde era originalmente fabricado. Seu formato tradicional é redondo e grande podendo pesar até 54 kg! De modo geral possui 26 kg.
É um queijo duro com textura firme, feito com leite de vaca e maturado de seis até 24 meses quando fica um pouco quebradiço e forma deliciosos cristais de cálcio que explodem em sua boca. Queijos maturados são os meus favoritos!
Sabor
Seu sabor é marcante, adocicado como o leite, terroso de certa forma, mas com notas ácidas e salgadas, lembra castanhas. Quando jovem seu sabor é mais amanteigado e quanto mais maturado mais intenso. A autora de meu livro de queijos diz que "provar o cheddar original, que é feito com leite não pausterizado, é como provar um pedaço da Inglaterra"!
Como consumir
Com pão e em sanduíches é sempre meu primeiro pensamento! Mas o cheddar também é um ótimo aperitivo servido com frutas e castanhas.
Derrete bem por isso pode ser usado em massas, molhos e também para gratinar sobre batatas, legumes, sopas e onde mais quiser.
Vinhos recomendados
Pinot noir e Merlot
O exemplar da foto
Esse queijo da foto foi degustado na casa de minha amiga mexicana que mora em Denver/EUA. Comprei no mercado esse pedaço que custou uns U$8,00 e valeu cada centavo apesar de ser quadrado e não ser o original inglês que eu já tive a oportunidade de provar em outra ocasião.
Onde comprar?
Infelizmente não sei. Se alguém o encontrar à venda no Rio de Janeiro me contem correndo!

Legal,Andréa! Nunca comi, mas pela sua descrição, é do tipo que eu gosto tambèm. Deu água na boca... rs
ResponderExcluireu adoro esse queijo é divino ..e adoro a versão americana também que é muito bom ...a tirolez tinha um em pasta como catupiry sabe delicioso mas tiraram de linha foi uma pena ..gostei do seu post
ResponderExcluirbjokas sadhia
Adorei o texto, sou louco para provar o verdadeiro cheddar, mas onde eu moro nunca vi nem mesmo nos empórios mais sofisticados.rs Deve ficar bom no molho aos quatro queijos!
Excluirparticipe! www.pastadaitalia.blogspot.com
O original é insuperável, reflete a alma da Inglaterra!
ResponderExcluirFaz parte da lista do que devemos provar antes de morrer.
Gostei muito da ideia da fruta, é red globe?
Dani
achei no site do pão de açúcar, é só procurar queijo inglês ou joseph heler
ResponderExcluir