sábado, 24 de março de 2012
Doce de leite condensado como eu gosto e um olho quase perdido
Leite condensado cozido não é novidade para quase ninguém e deve ser mais velho que minha avó! Falando nela, foi vovó a responsável por despertar mais uma paixão minha: doce de leite! Ela cozinhava as latas aos montes, para poupar gás, e as deixava no armário debaixo da pia para ficarem escondidas e ainda não serem confundidas com as cruas. Quando uma lata era aberta, eu devorava o doce brincando.
O pior para uma cirança era ter de esperar que o doce esfriasse para poder abrir e comer. Mesmo ouvindo desde que nasci que era perigoso abrir a lata quente, um dia dos meus doze ou treze anos, depois de já ter esperado mil vezes pelo doce esfriar, eu deixei a gula me vencer. Retirei as latas da panela derrubando-as diretamente na pia, liguei a água para não queimar a mão. Menina esperta, né? Segurei a lata com uma pano de prato e abri. Assim que o abridor furou a lata o doce saltou furioso direto para meu olho. Berrei. Meu pai correu mais furioso ainda e quase me bateu quando viu que o olho estava salvo! Mas queimei a pálpebra deixando uma marca escura que ficou por muitos anos junto com a imagem do doce vindo em minha direção. Não estava como eu gosto, estava claro demais!
Gosto do doce gelado, sem queijo, bem cozido, escuro e espesso, o povo diz que é em ponto de corte. Mas como em qualquer ponto, só não gosto daquele já comprado pronto. Não sei o que fazem mas não é igual.
Para fazer o doce de leite como eu gosto: coloque as latas de leite condensado fechadas em uma panela de pressão, cubra com água até passar da lata, feche a panela e deixe ferver. Quando der pressão abaixe o fogo e cozinhe o doce por uma hora e 5 minutos. Mas seja mais esperto do que eu e NÃO abra a lata quente! Se não conseguir vencer a ansiosidade, coloque-as dentro de uma panela ou tijela com água gelada e gelo para esfriarem mais rapidamente. Agora sim estou ficando esperta!
Devore com moderação. Uma lata tem em torno de 1600 calorias, que eu comia sem medo. Bons tempos!
E você, como gosta do seu doce?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A descrição é tão perfeita que consigo imaginar perfeitamente o desfecho de tal proeza!! Enquento crianças não temos mesmo medo de nada, o que vale é que eu acredito que existe um anjo da guarda muito atento que evita desgraças maiores!
ResponderExcluirBom fim de semana!!
Andréa, não consigo comer alimentos muito doces, só pequenas porções. O doce de leite, apesar de gostoso, só com muita moderação...
ResponderExcluirBom final de semana!
Na segunda divulgo as fotos do casamento da filha.
Bjs.
Que bom Gina!! Moderação é o caminho certo!!
Excluirbjs
Eu vivo comprando doce de leite pros meus alfajores. Como nunca pensei em cozinhar o leite condensado??? rs
ResponderExcluirTaí, vou testar! ;)
Fica bom demais Luciane e não escorre!
Excluirbjs
eu AAAAMO doce de leite assim. quer molinho? deixa pouco tempo. mais durinho, mais tempo. é ótimo isso de escolher! :D
ResponderExcluirSempre escutei falar do tal leite condensado cozido mas nunca ousei tentar, vou ver se crio coragem essa semana pra fazer.
ResponderExcluirFaz sim não tem coisa melhor!
ExcluirCheguei aqui só para ver aquilo que já conheço, o leite condensado cozido...vê o que é a gula!rs...
ResponderExcluirAmanhã mesmo terei que cozinhar ao menos uma lata ou para economizar gás como sua avó...várias latas!haja controle!!
Não sabia que depois de cozidas podiam ser guardadas ou nunca havia pensado nisso, gostei!
Ótima semana...
Ps: agora vou olhar uns brownies com doce de leite que vi por aqui em algum lugar!
Gente,
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita!
Não precisa de coragem para fazer não, é fácil!
Cristina - o gás é uma ótima desculpa, não é? ihihih Eu sempre cozinho pelo menos duas latas... Parece que você gosta tanto de doce de leite como eu!
bjs em todos
Andréa, bom saber que doce de leite quente "quase" mata, rs. Nunca cozinhei eu mesma, sempre comia o que minha mãe cozinhava, mas vou tentar. Gosto dele bem escuro, tb. Abcs.
ResponderExcluireu adoro assim o leite assim pode-se fazer mil e uma receita eu tb faço mas cozinho so 45 minutos mas depende da receita bjs
ResponderExcluircara nao tem doce mas perfeito.... inclusive da ate p cozinhar o leite-condensado q vende em caixinha..(fiz o teste uma vez da certo sim) mas n aconselho deixar muito tempo na pressao como as caixinhas sao de uma especie de papelao ate q aguentam um poco mas nao muito...entao para aqueles q preferem o doce + molinho e uma opção...
ResponderExcluirQue interessante, um dia desses vou testar! Obrigada pela informação!
Excluirbjs
Eu consegui cozinhar a caixinha tb e ficou perfeito!
ExcluirColoquei a caixinha em um saco plástico transparente, amarrei bem e depois passei durex largo em toda a volta da caixinha para vedar bem. Depois que pegou pressão, cozinhei por 40 minutos. Tudo de bom!!!!
O de caixinha fiz deixei mais de 1 hora.. Ficou otimo
ExcluirTive a mesma experiencia q vc, mas em mim, queimou a testa, fiquei 1 semana com um risco branco na testa, depois foi sumindo... Mas doeeeuuu mto hhehehehehe
ResponderExcluirFica um delicia mesmo!
Roberta, pelo visto há outras pessoas como nós!! hehehe
Excluirbjs
Olha, fico feliz de não ser a única no mundo que já cometeu este ato insano de abrir a lata ainda quente... vc ainda teve mais sorte o meu pegou a boca o nariz e quase chegou no olho.. Mas graças a deus q a medicina está avançada e com o tratamento não ficou marca nenhuma.. mas fala ai... na hora parece que tem fogo no rosto né!! Agora nada supera a comer esse doce maravilhoso!!!
ResponderExcluirE eu achando que só eu havia feito esta besteira! hahahah Que bom que sua marca ficou só na gula!!
Excluirbjs
Desculpe dar uma de intrometido aqui meninas rsrs. A propósito boa tarde !. "Minha mãe as vezes se arrisca ao tentar fazer doce de leite" mais é aquele que quando o leite fica azedo ela aproveita e faz "eu não gosto muito". Bom, o fato é que eu não tinha conhecimento deste método que vocês utilizam pra fazer o doce rsrs. Parece ficar delicioso !!!. É seguro, não corre o risco de explodir nada ? rsrsrs, não entendi direito como faz, tenho algumas dúvidas, a embalagem tem que ser de "caixinha" ou "lata", agradeço desde já pela atenção :). Tudo de bom pra vocês.
ResponderExcluirÉ seguro sim, o doce é feito com a lata inteira de leite condensado fechada, do jeito que vem do mercado. Só não abra quente, ok? Deixe esfriar primeiro para abrir. Pode tentar que é seguro, o maior perigo é comer demais!!
Excluirbjs
Só de ler fico com água na boca, deve ficar uma delícia.
ResponderExcluirMas fiquei arrepiado com o que vc fez meu amigo...é preciso mais cuidado!
Adoro receitas com leite condensado.
Minha mãe tem uma cicatriz perto do cantinho lacrimal ha uns 30 anos por cometer o erro de abrir a lata logo após o cozimento :/
ResponderExcluirPor isso nunca tentei, mesmo que a vontade fale bem alto hahahah
Acho que tive sorte então, não tenho mais marca... Você é que é esperta!! :)
Excluirbjs
Fiz essa receita ontem, acumulei um bilhão de pontos positivos com a patroa e as crianças, brigadão pela dica...
ResponderExcluirQue legal Marcos!! De nada, fico feliz que tenha dado certo para sua família.
Excluirbjs
Você contou a minha história, pq é verdadeira,tão rica de detalhes que até parece que estava me observando nos meus 14 anos, iniciando na cozinha.
ResponderExcluirNa escola fui alvo de piadinhas, como no bilhetinho que correu a sala de aula : Se bem que em matéria de maquiagem, a moda agora seja Leite Moça o quente.Guardo até hoje esse ... bilhetinho. Hoje é engraçado.
Beijos.
Ri muito com sua história,eu também tenho uma marca até hoje bem no peito do pé...na verdade é um pequeno buraco,é que a arma usada não foi leite condensado cozido ,mas sim "puxa puxa"de açúcar queimado.Hahahaha como doeu!Queimadura de açúcar queimado é terrível tanto quanto abrir a lata quente!
ResponderExcluirUm abraço.
Entendi que doce de leite quente é bom prá olho grande.
ResponderExcluireu acho que cozinha-lo na caixa pode ser prejudicial à saúde,por conta da embalagem interna
ResponderExcluir