sexta-feira, 30 de março de 2012

Queijos - queijo fresco e queijo anejo - México



Hoje apresento a você dois queijos diferentes, ambos mexicanos.

O "queso fresco" da foto acima é o mais comum do México, foi levado pelos espanhóis e quando vi pensei logo em nosso queijo Minas. Mas o sabor é diferente, um pouco ácido e a textura é mais seca e um pouco granulada. É gostoso e tem sabor bem suave.

É produzido com leite de vaca e também com uma combinação de leite de vaca e cabra, normalmente crus. Seu formato e tamanho variam muito, mas o redondo é o mais comum. É consumido como o nome diz - fresco - com alguns dias de produzido. Sua produção caseira também existe da mesma forma que o nosso bom mineiro e seu sabor e textura podem ser diferentes de um estado mexicano para outro.

Ele fica cremoso quando derretido e é o queijo mais usado como recheio e cobertura em diversos pratos típicos mexicanos: quesadillas, tacos, sobre feijões, arroz, em saladas, etc. Também acompanha doces e frutas. É difícil para ralar mas ele pode ser esfarelado com a mão ou garfo, o que não acontece com o Minas.

Algumas fontes aconselham substituí-los por queijo feta. Mas o feta é caro pessoal! Então substitua por ricota ou queijo Minas mesmo. Apesar de serem diferentes o resultado final ficará muito bom.




O "queso añejo" é o queijo fresco maturado por até oito meses. É mais firme, de textura meio borrachenta e tem sabor bem mais forte que o fresco. Mas nem pensem em Minas curado porque o sabor é bem diferente! Acho incrível como os queijos feitos quase que da mesma forma e com os mesmos ingredientes podem ter sabores tão distintos. Provei esse crente que iria adorar, mas seu sabor e aroma muito distintos me surpreenderam e não gostei muito. Derretido achei bem melhor.

Esse queijo era preparado somente com leite de cabra, mas hoje em dia é produzido também com o mais barato leite de vaca, como esse da foto que eu provei.

Ele derrete bem, por isso é muito usado em pratos para gratinar. E também pode ser ralado por cima de muitas preparações mexicanas (ou não) da mesma forma que o queijo fresco. Também fica bom em saladas.

A orientação é para substituí-los por queijo pecorino. Mas o sabor é muito diferente. Levando os preços em consideração, nada que um bom Minas curado não resolva! Na minha opinião o prato não vai ficar muito mexicano mas ficará ainda mais saboroso...

2 comentários:

  1. Deve ser muito bom o queijo ,eu adorei a receita da torta alemã parabéns ficou linda já anotei a receita beijos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...