quarta-feira, 18 de abril de 2012

Utensílios - termômetro para carnes



Termômetro para ser usado com carnes de todos os tipos, para medir a temperatura interna.

Para que serve
? Para saber com precisão quando seu assado, grelhado ou o que seja está pronto. Isso evita que você sirva carne de porco crua, por exemplo, ou carne muito esturricada. Para carnes vermelhas a temperatura lhe dá o ponto exato: bem passado, mal passado, etc.

Eu comprei o meu faz bastante tempo, afinal adoro todos os tipos de utensílios! Mas a verdade é que eu uso pouco. Mas o tirei do armário para fazer um bolo de carne e ele foi muito útil, por isso lembrei de colocá-lo aqui.

Como usar? Ele deve ser inserido na parte mais grossa e mais central da carne, longe do osso e da gordura e deixado lá até que a temperatura pare de subir. Em hambúrgueres e bifes ele deve ser introduzido na lateral.

Sabendo a temperatura da carne é só consultar a tabela de temperaturas para cada tipo de carne que normalmente vêm como o utensílio para saber se sua carne está pronta.

Alguns termômetros podem ser inseridos no começo do cozimento e deixados no forno, são os oven proof. Existem os digitais e também os próprios para micro-ondas - novidade para mim! Mas como eu não cozinho no micro esse eu não vou comprar, menos uma tentação!

Atenção ao tipo de termômetro que você tem para não usá-lo de forma errada.

O termômetro para carnes não deve ser confundido com o de confeitaria, para doces, que mede temperaturas bem mais altas. Falaremos sobre esse quando eu comprar um, está na minha lista faz anos...

Esse meu da foto é em farenheit(medida de temperatura que não é o celsius) o que pode parecer confuso, mas devido à tabela, ele não atrapalha nem um pouco.




Me conta aí! Você usa esse tipo de termômetro? O que acha?

Um comentário:

  1. Também não sabia desse termômetro para microondas!
    Gosto muito dessa seção de utensílios do blog.

    Essa marca OXO é excelente, é a marca da minha primeira faca chef, meu xodó.

    Abraços,
    Dani

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...