quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ovo pochê super fácil e perfeito - Cozinha Básica

Ovo pochet


Ovo pochet bem certinho e bonito com clara cozida e gema mole. Acreditem, é muito fácil de fazer!

Na faculdade, na aula de cozinha francesa, aprendi a fazer ovo pochê com muita dificuldade, esquentando a barriga no fogão, me descabelando de raiva e comendo muitos ovos.

Passado a aula nunca mais tentei fazer, fiquei traumatizada pois meus ovos nunca ficaram perfeitos. Me desculpem os franceses com sua técnica tradicional super cuidadosa e difícil, mas quem inventou o ovo embrulhado no filme plástico merece um prêmio.

Eu me senti descobrindo o fogo essa semana quando vi esse método na televisão, parece mágica. Me descabelei à toa professor?! Meus cabelos e minhas veias agradecem, só tive que comer dois ovos para fazer esse filhote muito lindo da foto. E de repente até me sinto pronta para dar aulas de cozinha francesa.

Fiquei toda orgulhosa! Só errei no primeiro ovo porque peguei o programa pelo meio. Já estava eu me descabelando outra vez enquanto tentava desgrudar o ovo à força do plástico que eu não havia untado...

Na falta de um molho holandês, devorei meus ovos no meu café da manhã polvilhados com pimenta de espelete e óleo de trufas sobre torradas de pão integral, Uma opção muito boa e mais light para quem gosta de comer ovos no começo do dia. Eu adoro!





Como fazer o ovo pochê

Coloque uns quatro dedos de água em uma panela e deixe ferver enquanto prepara o ovo.

Pegue uma tileja ou pote côncavo e abra um pedaço grande de filme plástico por cima como mostra a fota abaixo da direita. Eu usei uma peneira. (Não falei que peguei o programa pelo meio?)

Unte o filme plástico com óleo, manteiga derretida ou azeite.  Só precisa untar a parte que ficar dentro de seu potinho, onde o ovo ficará.

Agora coloque o ovo sem quebrar a gema.

Feche as pontas do filme para cima, embrulhando o ovo e torcendo a ponta do plástico. Se preferir dê um nó logo acima do ovo.


Coloque seu embrulho na água fervente em fogo baixo e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos dependendo de como gosta de sua gema.

Retire o embrulho da panela, corte ao plástico e abra. O ovo ficará como na foto abaixo, o que está na escumadeira e se solta muito fácil do plástico.

Arrume-o sobre sua torrada de cabeça para baixo para ficar mais bonito e lisinho.




Dicas
Achei que meu ovo estava um pouco cru na parte de cima que ficou para fora da água(ele boia). Então retirei o ovo do plástico, o coloquei na escumadeira e dentro da água quente por mais alguns segundos.



23 comentários:

  1. Andréa, esta técnica é perfeita! Também já fiz muito ovo poché feio, mas não me importava porque sempre fazia para mim mesma. Mas agora, posso mostrar meus dotes culinários aos meus amigos, graças a você e ao video que você viu.
    Obrigada por compartilhar.
    Por acaso, o video está na internet? (Se sim, em qual endereço?)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo!!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oui!!! Quem tem medo de fazer ovo pochê!?

    Nunca acertei fazer, me sentia frustrada, mas essa ideia é super legal.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiiii...uma receita bem prática e nutritiva, irei experimentar!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela técnica!
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto mas não sabia que era tão simples. Também vou experimentar.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha, essa tenho de fazer aqui, que achado amiga!
    E ficam tão lindinhos, não é?!
    Grata pela partilha!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Perfeito Andréa ! Muito bom.

    Nunca me ocorreu essa possibilidade.
    Obrigado pela grande dica.
    Abs
    Alvaro

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréa,
    Adorei essa ideia, perfeita! Deve ser muito melhor do que aquele feito no micro-ondas.
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  10. Andréa que tesouro vc trouxe hoje, um belo achado amiga. Meus ovos pochês, nunca ficam bons, nunca ficaram perfeitos assim. Claro que vou levar essa dica, excelente. Gostei demais. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Que dica boa Andrea, fácil de fazer e com ótimo resultado!
    Adorei encontrar seu blog!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Adorei sua ideia!!! Adoro fazer ovos poché, como boa descendente de franceses meus ovos poché saem satisfatórios, bonitos até, mas com esse ideia sairão perfeitos. Obrigadão. Bjs, querida.
    Luciana

    ResponderExcluir
  13. O programa Master Chef Australia no Travel Live Chanel (canal 35 da Sky) lançou mesmo um novo olhar sobre a possibilidade de se fazer ovos benedict (uma outra versão de ovos poche) de uma maneira mais interessante, criativa e super pratica. O filme plástico faz toda a diferença.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com noshinho de colocar o ovo cru numa sacola... Ovo mole é meio nosheinto...

    ResponderExcluir
  15. poxa me desculpem minha iguinorancia mas por favor me espliquem se puder ,qual é a vantagem de cozinhar um ovo em saco plastico ? o gosto muda ?não seria mais pratico cozinha-lo na propria casca ? me desculpem mais eu ainda não entendi a vantagem do tal ovo poche, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petter,
      Ovo pochet é outra técnica de preparação de ovos, como temos ovos mexidos, omelete etc. O sabor é realmente muito parecido com o do ovo cozido de gema mole, afinal é tudo ovo! Mas não é a mesma coisa...
      abçs e obrigada pela visita

      Excluir
  16. cara que maravilha, adoooorei vou te visitar sempre. parabens

    ResponderExcluir
  17. Dizem os especialistas que esse filme plástico quando aquecido solta resíduos tóxicos nos alimentos...e aí? como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Não só o filme mas plástico de caixinhas, tampas para micro-ondas, etc. Acho que um ou dois ovos desses por mês não vai matar ninguém. Comemos muitas coisas piores e em maior quantidade como agrotóxicos, hormônios, conservantes, etc.
      abçs e obrigada pela observação

      Excluir
  18. Mas deixa eu te contar autora do texto. eu fiz a mesma coisa que voce. acredite. mas foi por afobação mesmo, esqueci de untar e fiquei p da vida por não dar certo. ja estava achando que tinha deixado tempo demais etc. fiquei mais brabo ainda thê por q era o unico ovo nakela fatídica noite..hehe. mas no outro dia refiz com o filme untado em azeite de oliva e ficou perfeito. quando descobri a receita que fiz no youtube achei q esta era a unica forma de fazer, nem sabia que poderia colocar o ovo direto na agua, inclusive descobri uma dica: fazer um redemoinho na agua quente e largar o ovo no meio. a chance de dar certo sem o plastico é levemente maior. mas para que complicar não é? ,hee. abraços e bon appetit.

    ResponderExcluir
  19. O ovo poche pode ser feito em qualquer saco plástico?

    ResponderExcluir
  20. Que dica preciosa, obrigada por compartilhar. Acertei de primeira e fiquei muito feliz com o resultado!!! Bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...