terça-feira, 22 de maio de 2012

Azeite de trufas - Ingredientes



O azeite, ou óleo de trufas como é o caso desse que está na foto, é um ingrediente que está na moda e tem aparecido com muito frequência nos mercados e nos restaurantes. Mas é muito polêmico entre os chefs principalemente porque os produtos atuais são feitos com aroma sintético, artificial, produzido em laboratório.

Roberta Sudbrack diz que ele estraga a comida! Veja aqui a opinião de vários chef sobre seu uso.

O verdadeiro seria feito com pedaços de trufas que ficariam em infusão no azeite, mas alguns entendidos dizem que o óleo não pegaria o aroma. O rótulo desse da foto de uma empresa da Califórnia diz ser natural e não consegui sentir nenhum aroma químico ou metálico!?

Eu não tenho meios para comer a trufa fresca, por isso ADOREI o óleo! Afinal só dessa forma posso me deliciar e me divertir em casa com seu aroma incrível. O sabor fica para quando eu puder comprar o ingrediente fresco, quando, imagino, também acharei o óleo hediondo.


O óleo tem aroma terroso parecido com o de cogumelos e que dizem ser muito sensual. Sensual não sei, mas acho uma delícia!


Onde e como usar o azeite de trufas na culinária

Comecei tímica colocando um pouquinho no ovo. Agora estou uma consumidora voraz e tenho experimentado com tudo! Mas o sabor do ovo é levado a outra dimensão com o azeite e eu não como mais ovo frito ou mexido sem ele. Isso até acabar meu vidrinho...

O óleo de trufas é para ser usado na finalização de pratos para realçar o sabor dos alimentos, por isso pode ser considerado um tempero. Ele não deve ser cozido porque seu aroma se perde completamente. Sim, é claro que eu tentei. E me arrependi de ser incrédula.

Derrame um pouquinho por cima de sua comida depois que ela estiver pronta. Uma vez viciado em óleo de trufas dá vontade de sair jogando em tudo e aos montes, mas resista e evite o uso demasiado porque ele pode dominar os sabores da comida e ficar enjoativo.

O óleo de trufas combina muito bem com pratos e ingredientes simples, como ovos feitos de várias maneiras, cogumelos, batatas. No purê de batatas é ótimo.

Combina com carne crua: no capaccio, quibe ou steak tartare.

Ele pode ser usado em molhos para saladas, em sopas, vegetais, peixes, frutos do mar e até na pipoca. Perae!! Na pipoca ainda não experimentei.

Eu adorei com queijos, no queijo quente, na massa ao molho de queijo e até na pizza. Já pus no arroz branco e também em massa com alho e óleo ou creme.

Experimente onde quiser, só não esqueça de me contar depois.


Onde comprar

Alguns supermercados das cidades grandes já vendem e os empórios e delicatessens também costumam oferecer o produto, mas mesmo sendo artificial não é barato.

Leve lente de aumento para ler o rótulo, se for sintético deve estar escrito em algum lugar com letras minúsculas.



Como armazenar

Os aromas se perdem rapidamente depois do vidro aberto, principalmente no calor. Por isso guardá-lo em geladeira é uma boa opção; Consuma de preferência em até três meses.

4 comentários:

  1. Oi! Andréa
    Concordo com você que é um sabor diferente e gostoso, mas se usado em uma quantidade maior e com frequencia tb achei enjoativo mas pensei que fosse só eu!! rsrs
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheh Até as melhores iguarias em grande quantidade enjoam, não é?
      bjs

      Excluir
  2. Adoro novidades e vir no seu blog foi um achado, adorei vir aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mesmo esse da foto é aromatizado artificialmente, ja que seria inviavel economicamente fazer a aromatização através da trufa natural,realmente é só pra finalizar o prato, acho enjoativo, só algumas gotas e ok.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...