terça-feira, 5 de junho de 2012

Xarope de agave - ingredientes



O agave é um xarope bem doce feito com a mesma planta usada para fazer a tequila, o agave, que é muito comum no México.

Ele está na moda nos Estados Unidos faz alguns anos. É 100 % vegetal, por isso faz sucesso entre os veganos que o usam como substituto para o mel e agora está bombando como uma alternativa de adoçante mais saudável.

Comprei o meu faz tempos mas só me animei a publicar agora porque soube pelo blog Me Passa o Cardápio que ele está sendo produzido no Brasil. Eu ainda não o vi para vender e o importado deve custar os olhos da cara.

O agave é feito com a raiz da planta que é aquecida em baixas temperaturas para a transformação dos carboidratos em açúcar e é filtrado.

É conhecido desde o tempo dos Aztecas que o utilizavam também para infecções de pele e de intestino.


Características

O xarope pode ser feito de diferentes plantas e com processos variados o que resulta em agave mais escuro ou claro, com sabor mais forte ou mais suave.

Imagino que o meu seja o escuro. Para mim o sabor desse é parecido com o do karo, mas tem sabor mais neutro que o mel. É gostoso e doce como todo açúcar e não é amargo como os adoçantes artificiais.

O agave mais claro parece não ter quase sabor, mas ainda não provei.

Ele tem consistência mais líquida e menos pegajosa que o mel e karo.

O agave não forma cristais e dura muito tempo.



Vantagens do agave na sua saúde

Foi feito um marketing agressivo em relação aos benefícios do agave para a saúde, mas ainda há muita opinião controvesa sobre as vantagens desse produto. Ele é novo no mercado(anos 90) e ainda não existem muitos estudos sobre ele, por isso cuidado ao consumir para fins de dieta. A moderação é sempre uma boa escolha.

É um produto natural sem componentes químicos como corantes, aromatizantes, etc.. Contém um percentual pequeno de fibras.



Seu açúcar é composto na sua maioria de frutose, o mesmo encontrado em frutas. Mas sua composição pode mudar de acordo com a marca/modo de fabricação. Leia o rótulo.

Pesquisas indicam que a frutose ajuda a acumular gordura nas vísceras, o que não é bom. Cuidado com o excesso.

Apesar de ser anunciado como tendo um índice glicêmico baixo(que faz com que não seja absorvido rapidamente pelo corpo), pesquisas recentes mostram que ele pode não ser seguro para diabéticos nem para pessoas que como eu, que sofrem de síndrome metabólica.

Atenção diabéticos: antes de usar o agave indiscriminadamente consulte seu médico ou nutricionista. 

Mas ele pode ser usado de forma segura por crianças pequenas no lugar do mel. (O mel pode conter microorganismos que uma criança de até dois anos não tem anticorpos para combater).

Ele é mais doce do que o açúcar, o que pode auxiliar em dietas.


Para a culinária, que está mais preocupada com o sabor do que com a saúde, o agave é mais uma opção interessante de adoçante que se bem explorada rende bons resultados.





Onde e como usar o agave

O agave pode ser usado substituindo o mel em receitas diversas como no meu molho de mel e mostarda.

Para quem gosta de comer frutas, panquecas americanas ou waffles com mel o agave é um bom substituito.

Ele se dissolve bem tanto em líquidos frios quanto quentes, por isso pode ser usado como adoçante para bebidas. Eu experimentei em sucos mas não gostei muito do sabor. No chocolate quente fica imperceptível e acho que combinou bem com o chá com limão gelado.

Vou precisar comprar outro vidro para usar em minha granola caseira, mas sei que vai ficar bom e meu café da manhã pode ficar menos calórico.

Ele é mais doce do que o açúcar por isso deve ser usado em menor quantidade. Coloque aos poucos e vá provando.

Em receitas 1 xícara de açucar pode ser substituída por 2/3 de xícara de agave. Mas você deverá diminuir o líquido da receita em cerca de 1/3.

Produtos de confeitaria feitos com agave devem ser assados em forno com temperatura um pouco mais baixa porque o produto pode dourar mais rapidamente. E parece que o agave faz os bolos crescerem mais rapidamente.

Para saber mais (em inglês)

All About Agave - página promocional
Wall Stret Journal - matéria do jornal

11 comentários:

  1. Olá, Já faz 1 ano que uso Agave, adoro colocar na salada de fruta....

    Beijos, Josi

    http://ijosi.blogspot.com.br/2011/07/salada-de-fruta-com-xarope-de-agave.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea! Comprei o meu semana passada. Gastei R$ 20,00 num potinho igual ao seu, mas da marca mexicana. Ele foi importado pelo RJ. Estou usando para adoçar chás. Ainda não tive coragem de assar algum bolo, pois 1/2 xícara disso e blau blau...rs

    www.canalcozinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcel,
      Nem fala, o pote é pequeno! Por isso ainda não usei, mas estou curiosa.
      bjs

      Excluir
  3. Olá Andréa,
    obrigada pela informação eu não conhecia esse produto, dicas
    preciosas, adorei!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá. Estou com dificuldade em achar o agave no Rio de Janeiro. Sabe onde posso compra-? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi vendendo no Mundo Verde.
      abçs

      Excluir
    2. Nao tem mais no Mundo Verde. O produto foi tirado das prateleiras pq nao tem certificação no Brasil ainda.

      Excluir
  5. Tomo por indicacao da nutricionista uma colher de cafe pequena apos o cafe da manha adoro





    ResponderExcluir
  6. Bom moro na suecia e uso o xarope de agave em tudo. Do cafe AO q eu quiser criar. Acucar branco nao entra aqui em casa! Bom na suecia crianca so come acucar no sabado, tipo chocolates e balas eles plocam NO peso em seus saquinhos e comem bom.. Tudo de uma vez claro pq nao pode comer NO outro dia afinal kkkkk é so NO sabado. Leite é branco ( nao Usam nescau) bom eles Sao de comer muita fruta e verdura tbem é um contrario brutal dos americanos os suecos pensam muito na saude e Usam tambem um outro acucar chamado stevia em ketchups. Bom recomendo!

    ResponderExcluir
  7. ACHEI MUITO LEGAL ESSA MATÉRIA.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...