quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cozinha Básica - creme de chocolate com manteiga




Esse creme de chocolate é feito a partir de uma ganache que é batida com manteiga. Ele fica leve e aerado e na medida em que vai batendo sua cor vai clareando. É um creme fácil de fazer e com ótima textura para passar onde quiser e funciona muito bem em saco de confeitar.

É uma ótima cobertura ou recheio para bolos, tortas, pavês e doces variados. Mas cuidado em clima quente porque ele não se comporta bem no calor! Fica lindo e saboroso em cupcakes, mas deve ser armazenado em local frio.

Aprendi a fazer esse creme de chocolate na faculdade e raramente faço em casa mas achei a receita interessante para postar aqui nessa coluna básica. Ele é um bom trunfo na confeitaria.


Ingredientes

1 receita de ganache feita com chocolate meio amargo
80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mas sem derreter)


Modo de preparo

Leve a ganache gelada à uma batedeira, bata um pouco para amolecer, cerca de um minuto.

Acrescente a manteiga e continue batendo até o creme ficar bem aerado.

Utilize imediatamente para rechear ou cobrir doces.


Dicas

Não coloque o creme pronto na geladeira antes de usar. Ele deve ser usado logo após o preparo e aí sim, o doce deve ir para a geladeira. Uma vez gelado ele fica difícil de ser espalhado.

Para variar o sabor acrescente um colher de sopa de bebida alcoólica a gosto. Ou inclua castanhas ou nozes moídas, pedacinhos de passas, damascos, etc...


7 comentários:

  1. Uma ótima sugestão. Que bom que você compartilhou conosco!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, deve ficar uma delícia.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Andréa! Agora me deixou até triste de ver e não poder comer.Malvada!!!

    Becitos

    ResponderExcluir
  4. Que bom esse creme Andréa, deve ficar ótimo como recheio para bolos, pois gosto de recheios bem leves e delicados. Vou experimentar qualquer hora. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea, nunca fiz esse creme. Adorei saber a receita.Parece muito saboroso, pois é à base de ganache.Muito bom.Beijos.

    ResponderExcluir
  6. já usei muito ganache nas minhas receitas de cupcakes,mas essa não conhecia com manteiga ,conhecia o buttercream que é com manteiga,vou experimentar.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...