terça-feira, 2 de outubro de 2012

Grãos do Paraíso - especiarias exóticas



Amomum Melegueta

Esses grãos exóticos de nome sugestivo são nativos da África e na Idade Média foram usados no lugar da mais cara e mais rara pimenta-do-reino. Muitas vezes a pimenta moída foi falsificada com grãos-do-paraíso por serem mais baratos e acessíveis.

Mas quando a pimenta se tornou comum, os grãos do paraíso perderam seu lugar na cozinha e praticamente sumiram dos mercados europeus. Aqui no Brasil acho que só colocou os pés dentro de malas de viajantes curiosos como eu.

Seus grãos são sementes de uma planta da família do gengibre e do cardamomo. Seu nome científico "melegueta" faz uma confusão ainda maior no reino das pimentas de muitos nomes e engana escritores até hoje. Seu outro nome em inglês, "melegueta pepper", é muitas vezes traduzido como pimenta malagueta.

Eu comprei os meus por curiosidade em um mercado especializado em Nova York, mas confesso que nunca usei. Eles ficam guardados no meu armários das especiarias exóticas junto com outras preciosidades.

Mas é claro que já provei! Ela não tem quase aroma quando inteira, mas ele se revela doce quando ela é esmagada enganando os desavisados. É forte! A especiaria tem um tom canforado, apimentado e também deixa a boca ligeiramente dormente a adocicada no final. De alguma forma me lembra bala.

Os grãos são menores que o da pimenta e seu interior é branco.


Utilização na Culinária

Hoje em dia são usados somente na cozinha africana e fazem parte de misturas de especiarias do norte da África.

Mas podem substituir a pimenta-do-reino em qualquer prato.

Ela foi muito usada para dar sabor a bebidas alcoólicas e é usada para esse fim ainda hoje.


4 comentários:

  1. Não conhecia :)
    E achei bastante interessante :D

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, agora vou ter que ir a NY comprar, kkkk.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de alguns gramas dessa pimenta pra testar uma receita... depois deste post já viu dela em algum lugar? Se não, me cederia um pouco da sua? ;)

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...