quarta-feira, 17 de abril de 2013

Descascadores de legumes - utensílios



O descascador de legumes é um dos utensílios de cozinha de que eu mais sinto falta nas casas alheias. Eu detesto descascar cenoura ou batata com faca!

Esse da direita na foto acima, de cabo longo, é bem antigo aqui em casa, a gente tinha um de cabo de madeira que era excelente, mas se perdeu e desgastou com o tempo. Esse de cabo plástico não é tão bom e foi substituído quando eu descobri o descascador "chinês" da foto abaixo.

Ele é ótimo e leve, descasca qualquer legume sem esforço nenhum e rapidamente e retira cascas finas e uniformes. Eu tive um desse modelo da marca suíça Kuhn Rikon que era maravilhoso, mas quebrou de tanto uso. O laranja da foto comprei aqui no Rio no Hortifruti, mas ele costuma ser encontrado em lojas chinesas e orientais e não é caro. Recomendo.

Como utilizar um descascador de legumes

Segure a cenoura com a mão esquerda na parte mais gorda dela e o descascador com mão a direita. Apoie a ponta da cenoura na tábua. Escorregue o descascador pelo legume de ponta a ponta, começando perto de sua mão esquerda e indo até em baixo em um movimento só, sem pressionar demais. A mão esquerda deve ficar mais perto de seu corpo e o movimento de corte deve ir para longe de você. Troque de mão caso você seja canhoto, claro!




Onde usar / com o que usar

Além de descascar cenouras e batatas eles servem para outros legumes como beterrabas, berinjelas, abobrinhas e funcionam até com tomates e com pimentões.

Eu uso também para fazer tiras de cenouras e abobrinhas. É só continuar "descascando" todo o legume.

Ele pode ser usado para retirar a casca da laranja quando precisamos usar a casca como tempero.

O descascador funciona muito bem para retirar a casca rosa do queijo tipo bola, do provolone e de outros queijos.

Atenção: o descascador só funciona se for de boa qualidade, se você tiver muita dificuldade para fazer uma das tarefas acima experimente um de outra marca.


Descascadores especiais

Esse descascador "de dedo" da foto abaixo eu ganhei de presente. Ele parece bem prático e tem um ótima lâmina mas não é nada bom para descascar legumes curtos e pequenos. Ele funciona melhor com cenouras e nabos compridos.




Já esse descascador da foto abaixo é para legumes ou frutas macias como o kiwi. Confesso que nunca usei o meu e ele está dormindo em minha gaveta faz alguns anos, a etiqueta no cabo me denuncia. Eu não o acho muito útil, a não ser que você seja um comedor compulsivo de kiwi. Mas é bonitinho, né?




E você? Também gosta de um descascador de legumes como eu? Ou o seu está encalhado no armário? Me conta vai!


5 comentários:

  1. Amei esse post Andréa, utilizo muito descascadores de legumes em casa, gostei muito do de dedo, porém, parece que não funciona muito bem pra legumes curtos. Há uma infinidades deles né?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei!
    Sou Nutricionista e para dicas de alimentação e receitas saudáveis acessem o meu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tbm tenho um descascador! Dá cá um jeitinho...!

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  4. eu tenho os dois o primeiro e o ultimo e estou mt contente pois sao mt ultis faço mtas coisas com eles para decorar bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um e acho ótimo. Descasco cenoura, batata...

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...