quarta-feira, 22 de maio de 2013

Receita de batata rostie simples



Eu adoro batatas de qualquer jeito, até batata frita ruim e murcha eu como! Batata cozida só com sal e manteiga é um banquete para mim. Mas a batata rostie é como a rainha entre os pratos com batata, essa camada crocante é tudo de muito bom e faz a diferença, não é?

Essa receita é bem fácil de fazer, mas o segredo está no tipo de batatas, uso a asterix, de casca rosada. A batata comum não funciona bem aqui porque ela se desmancha.


Ingredientes

3 batatas asterix de tamanho médio (aproximadamente 400 g no total)
1 dente de alho pequeno amassado (opcional)

Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga

Como fazer batata rostie

Coloque as batatas em uma panela e cubra-as com água. Leve ao fogo e conte 15 minutos após a fervura. Retire as batatas da água e deixe esfriar. As batatas devem estar cozidas, mas não moles demais.

Descasque as batatas e rale-as em uma ralador na parte grossa. Misture com o alho amassado e tempere com sal e pimenta a gosto.

Aqueça metade da manteiga em uma frigideira antiaderente, coloque a batata ralada e aperte bem com uma colher ou escumadeira formando um disco uniforme. Distribua a outra metade da manteiga por cima da batata.

Deixe a batata em fogo médio até que forme uma crosta dourada a gosto na parte de baixo. Solte a rostie da frigideira delicadamente com um garfo e vire-a em um prato. Escorregue a rostie de volta para a frigideira com a parte dourada para cima. Doure o outro lado.


Dicas / Substituições

Use azeite no lugar da manteiga caso você tenha restrições à manteiga.
O alho é opcional, claro! Mas eu adoro!
Adicione queijo parmesão ralado ou bacon tostado à batata para incrementar.
Coloque recheios... Mas peraí, isso é assunto para um próximo post.

6 comentários:

  1. Humm...! Eu também AMO batatas! E de todo jeito! Nunca fiz a rostie, por medo de ser complicada, mas a sua receita me motivou a testar!
    E a foto está tentadora!

    Obrigada por compartilhar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha só, porisso que gosto de vir aqui, vc explica os porques??? A questão é: Por que minha receita de batata rostie nunca dá certo? Está explicado: é a qualidade da babata. Agora sai uma delicia dessa na minha cozinha. Tinha que ser vc Andréa a minha salvadora da pátria, adoro essa batata, e vou tentar fazer. Aliás sou como vc, como batata até murcha e dura no dia seguinte hehe. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Cara Andréa, boa noite. Sua postagem está ótima e com explicações claras e objetivas. Conheço muito bem o Roesti (ou Röesti), pois durante 30 anos eu convivi com Suiços e fiz inúmeras visitas por lá. A foto principal da sua postagem mostra exatamente um RÖSTI...está perfeita !abs Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alvaro!! Fico feliz em saber que está realmente como deve ser.
      abçs

      Excluir
  4. Que delícia, eu tb adoro batatas, acho que porque sou descendente de alemães... como tb as fritas murchas...

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...