quinta-feira, 4 de julho de 2013

Receita de leche frita - leite frito - Cozinha espanhola



Eu estava doida para provar esse doce típico espanhol! Outro dia fiz aqui em casa e adoramos. Só não gosto muito da fritura, aquela sujeirada de gordura não me anima não... Mas de vez em quando, tudo bem, valeu a pena!

A leche frita é um doce simples, do norte da Espanha e é o favorito de muitas crianças. Há várias variações da receita, como sempre acontece. Essa é baseada na do livro da Espanha da coleção "The Food of".

O modo de preparo não é difícil apesar de parecer longo. É só preparar a massa no fogo, deixar esfriar, cortar, empanar com se faz com um bife e fritar. Depois de frito é polvilhado com açúcar e canela. Ele fica com uma camada crocante por fora e macio e saboroso por dentro.

Para comer quentinho.




Ingredientes

500 ml de leite integral
1 pau de canela
casca verde de 1/2 limão
1 colher de chá de extrato de baunilha
150 g de manteiga
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
4 ovos separados
Farinha de trigo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Canela em pó e açúcar para passar

Como fazer

Ferva o leite com a canela e as raspas de limão. Tampe a panela e deixe por 5 minutos. Coe, descartando as cascas. Junte a baunilha.

Derreta a manteiga e adicione o trigo. Mexa por 2 minutos no fogo.

Junte o açúcar e o leite e mexa bem até que engrosse. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até que a massa que se formar fique uniforme, espessa, brilhosa e se solte da panela.

Deixe esfriar por 5 minutos e junte as gemas misturando bem. Eu usei a batedeira gente!! A massa fica dura.

Agora coloque a massa do doce em um tabuleiro ou refratário quadrado forrado com filme plástico espalhando e alisando bem a superfície para que o doce fique regular. O meu ficou com uns 2 cm de altura, mas pode ficar mais fino. Deixe esfriar bem. Essa história de esperar é a parte mais difícil...

Agora corte em quadradinhos ou em retângulos.

Empane os quadrados do doce passando primeiro na farinha de trigo, depois na clara de ovos ligeiramente batidas e por último na farinha de rosca.

Frite em óleo abundante em fogo médio até dourar por fora. Escorra o excesso de óleo no papel toalha.

Passe os doces na mistura de canela e açúcar. Cuidado ao comer, ele fica quente por dentro.


Dicas / Substituições

Se quiser sirva com sorvete, geleia ou caldas diversas. Fiquei satisfeita com ele simples mesmo.


3 comentários:

  1. Gostei imenso do aspecto, que bom deve ser!

    ResponderExcluir
  2. A sua origem é incerta tendo muitas regiões espanholas que afirmam ter a receita autêntica, mas tudo indica que San Sebastian é o ponto de origem deste delicioso doce caseiro, embora seja uma das sobremesas tradicionais de toda Castilla e Leon.
    Embora, como disse, é uma sobremesa eminentemente caseira que pode ser encontrado em algumas padarias e restaurantes na categoria: sobremesas caseiras. Sendo feito com receitas tradicionais, com variações regionais, passadas de geração em geração.
    De todas as receitas que conheço, desconheço o uso de pão ralado (farinha de rosca) na sua confecção, assim como uma quantidade exagerada de manteiga. Noz por aqui usamos como muito só uma colher (sopa) de manteiga, mais para barrar utensílio que sevai por o preparado para esfriar.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...