quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Entrevista Coletiva - Aromas e Sabores entrevista Comidinhas da Patroa



A Entrevista Coletiva é uma ação entre blogueiros onde cada blog participante entrevista um outro blog amigo. São 10 participantes e 10 entrevistas para você curtir! Essas entrevistas serão postadas até sexta-feira dia 09/08. Veja os links para todas elas AQUI.

Meu entrevistado é o blog Comidinhas da Patroa, escrito pelo Marcelo e sua esposa Alessandra. 

Vamos degustar?


Como foi o início do blog e qual foi a motivação de vocês para começar a escrever?

Alessandra: Meu pai sempre cozinhou muito bem e todo prato que ele fez sempre teve uma boa apresentação. Então desde criança aprendi que comida bonita é sinônimo de boa (na maioria dos casos). Quando fui morar junto com o patrão, ele costumava postar as fotos dos pratos nas redes sociais só pra exibir aos amigos... rs E esses amigos começaram a pedir receitas e nos incentivaram a criar o blog e foi assim que começamos.

Marcelo: Complementando a patroa, tudo realmente começou como uma grande brincadeira. No começo eu estava com o pé atrás em criar o blog, pois já tive (tenho) outros, participo sempre de comunidades online, enfim... eu já sabia do trabalhão que dá pra manter o blog atualizado. E é bem diferente de simplesmente postar as fotos nas redes sociais. Ali, é só uma fotinho e pronto... no blog, tem toda uma preparação da receita, fotos de passo-a-passo. Se a receita der errado, uma nova tentativa... e assim vai. rs Mas mesmo assim começamos e neste mês de agosto ele vai completar 2 anos no ar... :)

Já sabemos que quem cozinha é a Alessandra. Mas como é a divisão das outras tarefas do blog? Quem tira as fotos, quem digita, quem “pilota” as mídias sociais, escolhe as receitas, etc.?

Alessandra: As fotos sempre são do Patrão, eu digo que faço a “direção artística” das fotos...rs também sou eu quem escolho as receitas. O Patrão é nosso “piloto” social. Eu sempre que posso dou uma olhadinha e interajo com as pessoas, mas é ele quem publica e acompanha os números.

Marcelo: Na verdade quando vejo uma receita interessante ou um prato gostoso, também sugiro a receita pra patroa... rs Mas só sugiro mesmo. Até tem uma receita minha lá no blog (procure por Lasagna Bolonhesa), mas realmente não é a minha praia. Fico como "controle de qualidade"... rs Com relação a organização das tarefas... vou preparando as fotos de acordo com a preparação da patroa na cozinha. Após as fotos serem tiradas, trato-as e faço o upload em um artigo de rascunho no blog. A patroa complementa com os ingredientes e o passo-a-passo da receita e depois apenas reviso e complemento com algum texto adicional.

Marcelo, você só come ou ajuda na cozinha de alguma forma? Lava os pratos? Se a Alessandra não está você consegue se virar na cozinha?

Alessandra: Essa é uma pergunta controversa... rs Ele vai dizer que sempre lava, mas na verdade sobra sempre pra mim. E na cozinha o Patrão faz um lanche de bisnaguinha com requeijão fantástico!! kkkk

Marcelo: Mentira! rs Olhem minha lasagna lá no blog... meu orgulho! rsrs Ok, vamos dizer que sou a favor de que as pessoas se especializem em um assunto... o meu é lasagna... rs Confesso que quando vejo aquele monte de louças na pia depois dos pratos, me dá um desespero, mas eu lavo também... rs A patroa está exagerando. Mas cá entre nós. Como é horrível lavar panelas grandes, né? rs

Alessandra, como começou seu aprendizado com as panelas? Você cozinha por hobby? Como busca inspiração para as suas receitas?

Meu aprendizado começou com meu pai, desde pequena via ele fazendo massa de pão, de pizza e cozinhando todo tipo de guloseimas. Sempre sobrava uma bolinha de massinha pra eu fazer e eu acabava brincava com isso. Tenho uma convicção de que só cozinha quem gosta de comer! E eu sempre adorei comer bem, então comecei a cozinhar como forma de comer bem gastando pouco. Cozinhar pra mim é uma terapia, trabalho viajando pelo Brasil inteiro e sempre que chego de viagem abro a geladeira e vejo o que posso cozinhar, o dia que chego cansada ou chateada é nas panelas e no fogão que reponho minhas energias. Compro todo tipo de livro e de revista de receitas, sou super curiosa pra novidades e adoro testar aquelas receitas que vem nos pacotinhos dos mantimentos... rs. Mas sempre minha inspiração vem da geladeira e da dispensa, vejo o que tenho e o que posso fazer. Hoje por exemplo vi um cacho de banana quase estragando e dele saiu um Cupcake com recheio cremoso de banana (esse não foi pro blog, pois ficou gostoso, mas não teve uma aparência legal).

Qual a profissão/formação profissional de vocês? De alguma forma essa profissão/formação influencia no blog? 

Alessandra: Eu sou Administradora e trabalho com palestras e treinamentos de vendas e liderança. Atualmente trabalho em uma indústria de alimentos e o contato com alguns programas de Culinária da empresa me aproximaram ainda mais do desejo de compartilhar o pouco que aprendi.

Marcelo: Eu sou designer por formação e atualmente trabalho na TI de um grande banco, além de fazer muito trabalho como freelancer (não conheço um designer que não seja um freelancer eterno... rs). Devido a minha formação e por já ter trabalhado pra grandes agências e com grandes clientes, tenho facilidade na elaboração de material gráfico e de apresentação. Também aproveito os conhecimentos adquiridos no blog. Manutenção do mesmo, busca por melhorias no desempenho, acompanhamento de métricas... tudo isso ajuda um bocado e principalmente, não dependemos de outros profissionais pra esses assuntos, o que geraria custos extras. Por outro lado, o fato de você ter de lidar com tudo isso, compromete seu tempo quase que integralmente. Enfim... como em tudo nessa vida, sempre tem o lado bom e o lado ruim. Temos de saber dosar bem essas questões... :)

Marcelo, você diz que a Alessandra lhe fisgou pela boca. Qual foi o prato que lhe amarrou de vez? E alguma vez a Alessandra cozinhou algo de que você não gostou de jeito nenhum? Por que e qual o prato?

Então... na verdade não teve um prato específico... desde a época em que ainda namorávamos eu era muito bem "atendido" por ela e pelos meus sogros... rs Nunca vou esquecer do dia em que fizeram 2 lasagnas (sempre ela) e quando perguntei se vinha muita gente pra comer, me disseram que uma era só minha... rsrs Acho que foi mais ou menos por aí que começou essa "fisgada"... rs

Sobre um prato que eu não tenha gostado... dificilmente isso acontece, pois felizmente eu como de tudo. Mas eu lembro que tiveram alguns de que não gostei. Estou tentando lembrar quais foram esses pratos, mas está difícil... Lembro que tiveram alguns salgados demais, outros com texturas estranhas, mas faz parte das experimentações da patroa na cozinha.

Vocês têm os mesmos gostos no que se refere à comida? Qual o prato favorito de vocês e qual ingrediente que não comeriam de jeito nenhum? 

Alessandra: Temos o gosto parecido, adoramos massas e molho branco, por exemplo. Mas o patrão comeria carne todos os dias e eu só como 1 vez por semana. Tenho receio com alguns temperos apimentados e sempre provo com moderação, mas o que eu não comeria de jeito nenhum são aqueles espetos de insetos chineses.

Marcelo: Já eu tenho vontade de experimentar esses espetos... rs Sério, eu como de tudo e tenho vontade de experimentar tudo. Quando assisto aqueles programas de culinária que passam em países exóticos, fico com vontade de ir pra lá e experimentar tudo... mas se eu tivesse de eleger um prato preferido. Acho que escolheria qualquer um que leve camarão na receita... Já com relação a cozinha, e esse eu posso responder pela patroa também, nossas preferências são japonesa e mexicana.

Se vocês fossem para uma ilha deserta e tivessem somente um estoque de sal e açúcar, qual outros 3 ingredientes levariam com vocês? 

Alessandra: Acho que limão e pimenta, pra temperar os peixes que pescaríamos e arroz, porque não vivo sem arroz. Que pergunta difícil! kk

Marcelo: Massa de lasagna! rs Não, sério... não tenho a mínima idéia. Acho que acompanharia esse peixinho da patroa... rsrs

Qual o maior sonho gastronômico do casal? (Uma viagem, um restaurante, um super equipamento para a cozinha...) 

Alessandra: Fazer o roteiro dos restaurantes citados no livro "Minha vida na França" da Julia Child... :)

Marcelo: Além disso, também sonho com uma cozinha grande e bem equipada... hoje moramos em um "apertamento"... rs E a cozinha é bem limitada. Um dia teremos um espaço adequado pra patroa fazer suas experiências... ;) 


Obrigada Marcelo e Alessandra por essa entrevista deliciosa e muito sucesso para o Comidinhas! Adorei ter vocês aqui no Aromas.

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Andrea! Uma ótima forma de interagirmos com nossos amigos blogueiros.
    A entrevista está ótima.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Andrea... pela ideia de fazer essa blogagem e pela entrevista que fez com esse casal simpático, em algumas perguntas os dois respondendo foi muito legal!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea! Cá estou para conferir se não falei besteiras na entrevista... rs :) Adoramos ter participado... amanhã publicaremos a nossa entrevista. E que venham as próximas... bjs!

    ResponderExcluir
  4. parabéns Andrea, patroa e patrão!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que orgulho ser entrevistada! rs Obrigada pelas perguntas que foram super interessantes. Adoramos fazer isso. Agora esperamos para ler a sua :)
    Bjoss

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...