sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Queijo feta

queijo feta


Diz a mitologia grega que foi um filho de Apolo que ensinou aos gregos a arte de fazer queijos. Se foi mesmo eu não sei, mas com certeza eles aprenderam direitinho. O queijo Feta comprova!

Esse queijo pode ser feito tanto com leite de cabra quanto de ovelha ou com uma mistura dos dois. Feito com leite de cabra ele fica muito branco, quase azulado e com leite de ovelha fica mais cremoso. Todos são ótimos, têm uma acidez leve e sabor salgado porque são curados no sal.

O queijo Feta é envelhecido por aproximadamente 2 meses e tem massa macia mas firme e que esfarela facilmente. Costuma ser vendido em retângulos.

O queijo grego tem origem controlada e nos pastos o gado se alimenta de ervas e flores, deixando o queijo super aromático e com sabor especial. Eu já tive a oportunidade de provar o queijo original mas faz tanto tempo que não tenho como comparar com os genéricos que encontramos por aí! Mas sei que fico decepcionada.

O queijo tipo Feta da foto é feito no estado do Rio e é de cabra. Tem ótimo sabor não não se esfarela como deveria.

O queijo Feta é consumido na Grécia de todas as maneiras, mas vejo que em outros países ele é mais comum em saladas e sanduíches.

Ele combina super bem com legumes grelhados, azeitonas e tomates. Pode ser usado em tortas, folhados e pizzas.

É um ótimo recheio para pimentões e outros legumes e fica perfeito em omeletes.

Combina com frango e carneiro e com massas. Combina com frutas em saladas: com melancia, morangos e figos. Pode ser amassado para se transformar em pastinhas e patês diversos.

Fica ótimo marinado com azeite, limão e ervas e servido como petisco.

Aqui no Rio custa caro demais, mesmo os produzidos aqui chegam a custar R$ 100 o quilo, mas tenho visto  novos produtores, e isso é muito bom. O grego nunca vi pelas nossas bandas.


Um comentário:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...