Eu fui uma das poucas pessoas convidadas para participar de um almoço aqui no Rio de Janeiro em comemoração aos 100 anos da vinícula californiana Robert Mondavi. A Sra. Mondavi, a super simpática senhorinha da foto acima, veio ao Rio especialmente para as comemorações e fez do almoço uma ocasião inesquecível.
Sua paixão pela bebida transbordava além do copo e sua vitalidade aos 88 anos surpreendeu a todos. É o vinho, ela nos confidenciou.
A vinícula foi criada em 1966 por seu marido, Robert Mondavi, que dedicou sua vida a desenvolver e divulgar os vinhos da Califórnia. Sua vinícula foi a primeira a produzir vinhos de qualidade em Napa Valley e hoje é conhecida no mundo todo.
O almoço foi no restaurante Vieira Souto, em frete a praia de Ipanema. Ambiente agradável, serviço impecável, ótima comida.
Começamos com o couvert com seus pães deliciosos e macios e antepastos.
A entrada foi esse colorido carpaccio de frutos do mar acima, que eu fiquei com medo de provar. Não sou lá muito fã de frutos do mar e já estava pensando em como iria disfarçar... Mas ele me surpreendeu horrores! Amei e comeria outras vezes. O prato é suave, tem os sabores bem equilibrados e é acompanhado com umas torradinha leves e crocantes. Recomendo.
Depois foi a vez de um suculento ragu de pato com massa. Amei mil vezes.
Costeletas de cordeiro em crosta de linguiça e avelã foram servidas com uma polenta diferente que eu nunca tinha provado, a polenta taragna.
Odeio café por isso não costumo comer tiramissu. Pensei que fosse só provar, mas comi meu doce todinho. Sedoso e surpreendentemente saboroso.
É claro que os vinhos servidos foram da Mondavi! E foram seis ao todo. Eu não sou de álcool, talvez por isso o que mais me impressiona são seus aromas, que normalmente não identifico, mas admiro imensamente. Fico quase viciada, querendo cheirar ao invés de beber.
Esse vinho de cor rosada, o White Zinfandel, me agradou muito por seu sabor refrescante e cítrico. Sua leveza me surpreendeu. Como não costumo beber, vinhos leves me agradam mais e desse eu teria pedido bis caso não estivesse dirigindo.
O Fume Blanc 2010 é outro vinho leve e cítrico, ele é um ícone da vinícula, o Sr. Mondavi o criou para representar Napa Valley.
Os vinhos tintos Napa Valey Pinot Noir 2009, Oakville Cabernet Sauvignon e Napa Valley Cabernet Sauvignon 2010 acompanharam os pratos de carne.
Com a sobremesa foi servido o Moscato, deliciosamente doce! Eu conheci os vinhos de sobremesa na no curso de enologia da faculdade, a formiguinha aqui ficou fã deles. E esse é especialmente bom, consegue ser doce e refrescante ao mesmo tempo.
Dei uma olhada nos preços dos vinhos da Mondavi e tem para todos os bolsos. A partir de R$ 45,00 já dá para comprar uma garrafa e se divertir.
Mrs. Mondavi é uma pessoa muito inspiradora e por causa dela fiquei com uma super vontade de aprender mais sobre vinhos e degustar mais também. De hoje em diante eu não recuso uma taça de vinho, nem que seja só para cheirar!
E não vejo a hora de voltar à Califórnia para conhecer a vícícola de perto. Mrs. Mondavi, seu convite é uma ordem!
Faça uma visita virtual aqui ao site da Robert Mondavi

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!
Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.