quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Almoço em comemoração aos 100 anos da viníciola Mondavi



Eu fui uma das poucas pessoas convidadas para participar de um almoço aqui no Rio de Janeiro em comemoração aos 100 anos da vinícula californiana Robert Mondavi. A Sra. Mondavi, a super simpática senhorinha da foto acima, veio ao Rio especialmente para as comemorações e fez do almoço uma ocasião inesquecível.

Sua paixão pela bebida transbordava além do copo e sua vitalidade aos 88 anos surpreendeu a todos. É o vinho, ela nos confidenciou.

A vinícula foi criada em 1966 por seu marido, Robert Mondavi, que dedicou sua vida a desenvolver e divulgar os vinhos da Califórnia. Sua vinícula foi a primeira a produzir vinhos de qualidade em Napa Valley e hoje é conhecida no mundo todo.




O almoço foi no restaurante Vieira Souto, em frete a praia de Ipanema. Ambiente agradável, serviço impecável, ótima comida.

Começamos com o couvert com seus pães deliciosos e macios e antepastos.


Carpaccio frutos do mar


A entrada foi esse colorido carpaccio de frutos do mar acima, que eu fiquei com medo de provar. Não sou lá muito fã de frutos do mar e já estava pensando em como iria disfarçar... Mas ele me surpreendeu horrores! Amei e comeria outras vezes. O prato é suave, tem os sabores bem equilibrados e é acompanhado com umas torradinha leves e crocantes. Recomendo.


Massa com pato


Depois foi a vez de um suculento ragu de pato com massa. Amei mil vezes.


Costeletas de cordeiro


Costeletas de cordeiro em crosta de linguiça e avelã foram servidas com uma polenta diferente que eu nunca tinha provado, a polenta taragna.




Odeio café por isso não costumo comer tiramissu. Pensei que fosse só provar, mas comi meu doce todinho. Sedoso e surpreendentemente saboroso.




É claro que os vinhos servidos foram da Mondavi! E foram seis ao todo. Eu não sou de álcool, talvez por isso o que mais me impressiona são seus aromas, que normalmente não identifico, mas admiro imensamente. Fico quase viciada, querendo cheirar ao invés de beber.

Esse vinho de cor rosada, o White Zinfandel, me agradou muito por seu sabor refrescante e cítrico. Sua leveza me surpreendeu. Como não costumo beber, vinhos leves me agradam mais e desse eu teria pedido bis caso não estivesse dirigindo.




O Fume Blanc 2010 é outro vinho leve e cítrico, ele é um ícone da vinícula, o Sr. Mondavi o criou para representar Napa Valley.

Os vinhos tintos Napa Valey Pinot Noir 2009, Oakville Cabernet Sauvignon e Napa Valley Cabernet Sauvignon 2010 acompanharam os pratos de carne.




Com a sobremesa foi servido o Moscato, deliciosamente doce! Eu conheci os vinhos de sobremesa na no curso de enologia da faculdade, a formiguinha aqui ficou fã deles. E esse é especialmente bom, consegue ser doce e refrescante ao mesmo tempo.

Dei uma olhada nos preços dos vinhos da Mondavi e tem para todos os bolsos. A partir de R$ 45,00 já dá para comprar uma garrafa e se divertir.

Mrs. Mondavi é uma pessoa muito inspiradora e por causa dela fiquei com uma super vontade de aprender mais sobre vinhos e degustar mais também. De hoje em diante eu não recuso uma taça de vinho, nem que seja só para cheirar!

E não vejo a hora de voltar à Califórnia para conhecer a vícícola de perto. Mrs. Mondavi, seu convite é uma ordem!

Faça uma visita virtual aqui ao site da Robert Mondavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...