quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Yakisoba de frango com legumes - Lo mein

Yakisoba


Yakisoba é um prato japonês muito popular aqui no Brasil, tão popular que até os restaurantes chineses chamam o prato de yakisoba.

Esse prato de macarrão com complementos diversos tem origem chinesa, onde é chamado de Lo mein ou Chow mein. Lo mein é muito parecido com o yakisoba, mas os temperos e legumes variam. A diferença entre lo mein e chow mein é que para fazer chow mein os noodles devem ser fritos antes do molho ser adicionado resultando em um macarrão crocante.

Os pratos são tão disseminados mundo afora que fica difícil identificar qual é o tempero original de cada prato, em cada lugar onde chegaram levam temperos diferentes. Os chineses usam muito molho de ostra e os japoneses não dispensam a aonori, alga em pó. Descobri que na Austrália usam curry em pó no Lo mein e alguns países asiáticos incluem o molho de peixe. O molho de soja é um tempero comum e não pode faltar. Molho inglês, Tonkatsu, gengibre, mirim, vinagre de arroz, bonito, óleo de gergelim tostado, molho de pimenta e ketchup também são usados para dar sabor.  Aqui no Brasil a maioria das receitas que encontrei usam somente o molho de soja para temperar, o que é uma pena!

Molhos prontos para yakisoba são vendido em lojas de produtos orientais e até em supermercados mas não experimentei ainda. Tento fugir ao máximo de molhos artificiais. Mas não resisti ao molho de ostra!

A massa própria também pode ser comprada em lojas de produtos orientais, é uma massa de ovos feita com farinha de trigo. Muita gente usa massa frita instantânea mas eu acho gordurosa demais. Na falta de massa asiática o bom e velho espaguete cumpre o papel direitinho e é mais barato.

E é claro que os legumes e proteínas usadas no macarrão também variam de acordo com a região. Frango, carne e vegetariano são os mais comuns aqui, mas esse prato tão saboroso pode ser feito com frutos do mar ou tofu. Nos Estados Unidos o repolho é muito comum, na China os brotos e cogumelos são muito usados e aqui no Brasil sempre tem pimentão.

Qual prato fiz hoje? Uma mistureba só! Chamei de Yakisoba porque é o nome pelo qual conhecemos o prato, mas usei os temperos que quis. O resultado é o que importa, não é verdade? Ficou bom, muito bom. Mas é claro que pretendo testar outras combinações de temperos no futuro.



Ingredientes

500 g de macarrão para yakisoba (ou espaguete)
500 g de filé de peito de frango cortado em tiras
2 colheres de sopa de óleo
1 cenoura cortada em tiras
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 cebola cortada em fatias
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 repolho pequeno fatiado
1 xícara de água (ou caldo de frango)
1/4 de xícara de molho de soja (shoyu)
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colheres de sopa de saquê mirim
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água
1/2 colher de sopa de óleo de gergelim tostado
Cebolinha picada para finalizar


Yakisoba


Como fazer

Cozinhe o macarrão em água abundante com uma pitada de sal. Preste atenção ao tempo de cozimento indicado na embalagem. Escorra e reserve.

Enquanto a massa cozinha prepare o molho. Cozinhe a cenoura até ficar ao dente, escorra e reserve.

Refogue o frango rapidamente em uma colher de sopa de óleo quente com um pouco de sal até ficar cozido. Retire da panela e reserve. Não salgue demais, o molho já é salgado devido ao molho de soja.

Refogue o alho, gengibre, cebola e pimentão por 2 minutos. Junte a cenoura, o frango e o repolho.

Junte todos os ingredientes do molho com exceção do óleo de gergelim. Deixe ferve e engrossar um pouco. Prove o sal e corrija com mais molho de soja ou sal.

Adicione a massa cozida e o óleo de gergelim e misture bem. Salpique com cebolinha picada e sirva em seguida.


Dicas / substituições
Utilize os legumes que desejar.
Para uma opção vegetariana substitua o frango por cogumelos.
Tempere a gosto. Claro que pode!!

2 comentários:

  1. Desculpe mais originalmente o yakisoba é um prato chines e nao japones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi exatamente o que eu falei acima? Não leu o texto?!
      abçs e obrigada por comentar

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...