terça-feira, 30 de junho de 2015

Receita de manteiga de girassol caseira

Manteiga de sementes de girassol


A sementes de girassol faz "manteiga" como o amendoim e outras nozes, você sabia? Eu nem imaginava e fiquei bem surpresa pelo sabor interessante parecido com amendoim. Essa manteiga é muito usada nos Estados Unidos por quem tem alergia ao amendoim e a outras castanhas, tem até nome, "sun butter".

É bem fácil de fazer, mas é necessário usar um processador de alimentos.

Como usar a manteiga de girassol? Pode passar no pão, no biscoito, usar como base para pastinhas, usar em receitas diversas substituindo a manteiga de amendoim, fiz um frango com ela que ficou ótimo e vou passar a receita em breve.


Ingredientes

2 xícaras de sementes de girassol sem a casca (já compra assim, viu?)
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo de girassol ou azeite
1 pitada de sal


Manteiga de sementes de girassol


Como fazer

Coloque as sementes em uma assadeira, leve ao forno médio preaquecido por 10 minutos ou até dourarem ligeiramente.

Deixe esfriar um pouco.

Coloque as sementes no processador e processe até que vire uma farinha fina. Continue processando até que a gordura comece a soltar. A mistura vai ficando oleosa e grudenta. Se necessário abra o processador e desgrude a manteiga das laterais. Processe até que a mistura fique homogênea e bem pegajosa.

Junte o óleo, o mel e a pitada de sal. Processe por mais 3 minutos para que fique bem lisa. Se desejar uma mistura menos espessa junte mais óleo.

Armazene em geladeira e use a gosto.


Dicas / Substituições

É claro que o mel e o sal podem ser a gosto!

Quer uma manteiga vegana? Use agave ou xarope de brodo (maple).

Um comentário:

  1. É assim que a pouco e pouco as pessoas começam a ter mais saúde e a evitarem os produtos refinados cheios de químicos comprados em supermecados. Se puderem ser biológicos melhor.Bem-hajam

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...