quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Financier de sementes de girassol e uma reação química interessante

Bolinhos de sementes de girassol


Já contei para você que ando pesquisando receitas e maneiras de usar as sementes de girassol na comida, não foi? Já tenho várias receitas com girassol aqui no blog, vale à pena conferir.

Usei sementes de girassol moídas no lugar da farinha de castanha para fazer esses financiers, que ficaram ótimos. Quando retirei do forno eles estavam normais, comi dois ou três (tudo bem, talvez uns 5 ou 6), guardei o restante para tirar fotos para o blog e fui dormir. Imaginou o susto quando encontrei meus bolinhos esverdeados no dia seguinte?! Sabia que não era mofo por que o verde é bem vivo, parece corante, e por ter ficado bem vivo fiquei mais preocupada ainda, seria veneno?! Encantada, com medo, mas morrendo de curiosidade comi mais alguns para verificar o sabor e ter certeza de que não era veneno. Apreensiva ofereci também ao marido que recusou veementemente.

Depois de bem alimentada fui pesquisar e fiquei aliviada! Nosso mestre Harold Mc Ghee explica que é uma reação química normal que ocorre quando as sementes entram em contato com uma substância alcalina como o bicarbonato de sódio. Só que não uso bicarbonato nos meus bolinhos, mas imagino que a mistura dos ingredientes formou um meio bem alcalino para transformar meu bolinhos em "bolinhos do Hulk".

Felizmente a reação química só assusta mas não mata ninguém. E também não modifica o sabor e a textura, só a cor mesmo é que fica estranha. Mas a cor diferente pode ser um diferencial para uma festa de haloween ou à fantasia.

Como resolver o problema e fazer com que seus bolinhos ou biscoitos feitos com sementes de girassol fiquem com coloração normal? O blog Daily Bites aconselha colocar algumas gotas de limão na massa e Mc Ghee diz que o bicarbonato deve ser muito bem incorporado à massa para minimizar a reação.

Não testei ainda, mas fiz uns cookies com manteiga de girassol usando bicarbonato e nada de anormal aconteceu. Uma pena!

Você pode escolher e fazer a versão normal com trigo ou sem glúten com amido. Mas a cor não é opcional.


Ingredientes

150 g de manteiga
1 e 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 xícara de sementes de girassol tostadas e moídas (usei um processador para moer)
2/3 de xícara de amido de milho (ou 1/2 xícara de farinha de trigo)
3/4 de xícara de claras (6 claras)
Manteiga para untar as forminhas


Bolinhos de semente de girassol


Como fazer

Unte forminhas de mini muffins ou de empadinhas com manteiga e reserve.

Preaqueça o forno no médio.

Derreta a manteiga em uma panela, deixe cozinhar em fogo baixo até que a manteiga doure ligeiramente para fazer uma manteiga noisete. Deixe esfriar um pouco.

Misture o açúcar com a farinha de girassol e o amido (ou farinha de trigo). Junte as claras e misture, não precisa bater.

Junte a manteiga derretida e mexa até que a massa fique uniforme.

Coloque os bolinhos nas formas e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Deixe esfriar e torça para que fiquem verdes! Ou não.


Dicas / Substituições

O rendimento vai variar de acordo com o tamanho de suas forminhas, rende uns 30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...