sexta-feira, 29 de julho de 2016

Como fazer leite de coco caseiro

Leite de coco caseiro


É muito fácil fazer leite de coco em casa. O chato mesmo é abrir o coco, mas o trabalho compensa, o leite de coco feito em casa além de mais saboroso é livre de aditivos e conservantes.

Quem não quiser abrir o coco pode tentar comprar o coco em polpa ou até mesmo ralado. Só não vale usar coco desidratado, ok?


Ingredientes

2 cocos maduros
1 litro de água filtrada

Como abrir o coco

Leve os cocos ao forno alto por 5 minutos. Essa etapa vai ajudar a soltar o coco de sua casca.

Fure o coco na extremidade onde você encontra 3 "olhos", esses olhinhos são mais macios. Retire a água do coco.

Eu quebro meu coco com a ajuda de um martelo de carne de metal. Soco até que abra. Bastam poucos golpes, mas precisam ser com vontade.

Uma vez quebrado basta enfiar a ponta de uma faca firme entre a carne branca e a casca marrom para solta a polpa. Eu uso a ponta de um descascador de legumes que é bem forte.

Lave sua polpa em água corrente para retirar pedaços de fibra se houver.

Não se preocupe com algumas partes marrons que vão ficar grudadas.


Como fazer leite de  coco caseiro


Como fazer o leite

Agora chegou a parte fácil! Mas nem tão fácil. O coco é duro, por isso quanto mais potente for seu liquidificador melhor, se ele for fraquinho do tipo que quebra à toa coloque pouco coco de cada vez e quebre os pedaços de coco antes de triturar.

Ferva a água. Bata o coco no liquidificador com a água quente. Se necessário adicione o coco aos poucos ou bata de duas ou três vezes. Processe até que o coco fique bem esfarelado.

Coloque a mistura de coco e água em uma peneira bem fina e de preferência coberta com um tecido. Deixe escorrer bem, aperte para ajudar. Eu costumo usar uma touca descartável como coador, mas há saquinhos de pano próprios para fazer leite vegetal.

Está pronto seu leite de coco. Armazene em geladeira por até 3 dias ou congele.


Leite de coco feito em casa


Dicas / Observações

Adicione mais ou menos água para obter um leite de coco mais ou menos espesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...