quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Nhoque de batata doce com ricota e espinafre



A foto ficou bem ruim, mas o nhoque ficou tão saboroso que não pude deixar de passar a receita para você!

Ele foi feito com batata doce, mas incluí na massa um pouco de ricota e espinafre, o que domou a doçura da batata e deixou o sabor mais equilibrado.


Ingredientes

1,5 kg de batata doce sem casca  cozida e amassada (pese a batata depois de cozida e descascada)
400 g de ricota
100 g de queijo parmesão ralado
1 amarrado de espinafre (só as folhas)
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo grande
Sal e noz moscada a gosto

Como fazer

Processe a ricota sozinha em um processador de alimentos até que forme uma bola ou uma pasta lisa, ou amasse muito bem com um garfo. Reserve.

Em uma panela refogue o alho no azeite até que doure, junte as folhas de espinafre e refogue em fogo alto até que murchem completamente. Apague o fogo e coloque o espinafre em uma peneira, aperte bem para drenar o líquido. Coloque o espinafre sobre uma tábua e bata com uma faca para que fique em pedaços pequenos. Reserve e deixe esfriar.

Em uma bancada coloque a batata doce amassada, a ricota, o parmesão, o espinafre picado, a farinha de trigo, o ovo, o sal e noz moscada a gosto.

Misture muito bem até que forme uma massa uniforme que não grude nas mãos. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha. A quantidade de farinha vai depender da qualidade da batata.

Faça minhoquinhas com a massa e corte com uma faca para moldar os nhoques. Se desejar marque cada um com um garfo.

Em uma panela grande, ferva bastante água com um pouco de sal. Coloque uma quantidade pequena de nhoques de cada vez. Quando boiarem é só retirar com uma escumadeira. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos.

Sirva com o molho de sua preferência. Eu servi com carne moída de frango e ficou delícia!


Dicas / Substituições

Troque o espinafre por brócolis cozido e picadinho ou salsinha fresca picada.

Eu gosto do meu nhoque o mais macio possível, por isso uso pouca farinha. Eu não me importo se fiquem feios! Para que fiquem perfeitos na aparência vão precisar de mais farinha.

Um comentário:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...