segunda-feira, 29 de abril de 2019

Receita de ovos moles

ovos moles


Essa receita aprendi em uma visita a uma fábrica de ovos moles de Aveiro, cidade portuguesa famosa por esse doce. Por incrível que pareça eles passam a receita correta, e o resultado feito em casa saiu ótimo, doce no ponto e textura macia e espessa. Já fiz duas vezes e prefiro não fazer mais vezes para não comer tudo.

Os ingredientes são muito simples, igual quantidade de gema e de açúcar e metade de água. A única dificuldade pode ser o ponto da calda de açúcar. Mas se você tiver um termômetro, vai tirar de letra!

Sirva puro em uma taça de vidro, coloque em potinhos plásticos pequenos com tampa (tipo de musse de chocolate) para vender ou ainda recheie bolos, bombas, folhados, etc.


Ingredientes

250 g de gemas passadas pela peneira
250 g de açúcar
125 ml de água
1 colher de chá de extrato de baunilha (adicionado por minha conta)

Como fazer

Misture o açúcar com a água. Leve ao fogo até ferver e fique de olho, desligue o fogo quando a temperatura chegar à 117 gruas celsius. Deixe amornar.

Misture as gemas com a calda de açúcar.

Leve a mistura de gemas ao fogo baixo e cozinhe até que engrosse e solte do fundo da panela.

Adicione a baunilha, mexa e desligue o fogo.

Transfira para um pote e cubra com filme plástico bem encostado no doce para não criar película.

Deixe esfriar e utilize em recheios (ou coma!).

Importante: os ovos moles não devem ir à geladeira por que cristalizam. Duram aproximadamente 15 dias em temperatura ambiente.

Para ver o ponto sem termômetro "pedi" ajuda à Danielle Noce que diz em seu blog:

"Ponto Espelho ou Espada: Ao escorrer a calda com um garfo, ela cairá em lâminas. Estará com 117°C e nesse ponto, está pronta para preparar baba de moça, frutas cristalizadas e bom bocado".


Dicas

Pese os ingredientes em balança para que fique correto.

Aproveite as claras para fazer um bolo de claras ou suspiro.


ovos moles


As fotos acima e abaixo são da oficina de ovos moles que fiz em Aveiro. Lá os doces são envoltos de massa bem fininha tipo de hóstia em vários formatos ou são vendidos em mini barricas de barro.


ovos moles de aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...