segunda-feira, 27 de maio de 2019

Aromas e Sabores do México - a força da mulheres

mercado mexicano


Fiquei impressionada com a quantidade de senhoras nas ruas do México vendendo comida ou produtos, carregando uma quantidade enorme de caixas, bolsas, sacolas e utensílios num trabalho árduo que eu não teria conseguido fazer nem quando era mais jovem.

A cena que mais nos chamou a atenção foi de uma senhorinha baixinha e de idade avançada andando rapidamente pelo mercado carregando pelo menos umas 50 dúzias de ovos de uma só vez. Ela amarrou aquelas bandejas de papelão, onde cabem 30 ovos, uma em cima da outra formando duas pilhas e colocou cada pilha em um lado do corpo para equilibrar. As pilhas tinham quase o tamanho dela! Fiquei tão abismada com a cena que não consegui fazer a foto.

Vender comida na rua não é só ficar ali sorrindo para os clientes, é acordar de madrugada para comprar os ingredientes, preparar a comida, transportar tudo e ainda chegar no ponto de venda muitas vezes antes das 08:00 da manhã.

Infelizmente a grande maioria dessas senhoras não se sentia confortável em ter sua foto tirada e eu procurei respeitar. Em homenagem a grande força dessas mulheres batalhadoras reuni nessa postagem as fotos que consegui fazer.

Os textos serão poucos por que acho que essas imagens falam mais que as palavras que eu conseguiria dizer.


Mercado no México


Você teve estar querendo me perguntar " o que são essas pedras brancas e o que elas têm a ver com comida?"

Esse é o cal, o carbonato de cálcio, aquele mesmo que usávamos para pintar paredes e usamos ainda para fazer alguns doces de frutas típicos do Brasil. Ele é um ingrediente fundamental no cozimento do milho para a preparação das tortilhas, a base da cozinha mexicana. Num próximo post falarei das tortilhas e vou explicar como faz.

No México o cal é vendido assim em pedras, que essas mulheres quebram com um martelo, enquanto ficam ajoelhadas no chão de pedra, e ensacam para facilitar a vida do freguês.


Mercado de Etla Mexico


Esse mercado onde encontrei essas vendedoras de cal fica no estado de Oaxaca, na cidade de Etla e acontece todas as quartas-feiras. Se você está a procura de um mercado autêntico no México esse é perfeito.


Mercado de Oaxaca Mexico


A senhora abaixo vende sementes, ervas e temperos e teve a gentileza de nos mostrar alguns deles.


Mercado mexicano de Etla


Essa posição de sentar de joelhos, que os japoneses chamam de "seisa", é muito comum entre os povos nativos mexicanos. Apesar de eu ter mais de 20 anos de treino de Aikidô, muitas vezes nessa posição, meus joelhos doem só de pensar.


Mercado no Mexico


A senhora abaixo é a "tamalera" mais famosa do mercado, ela vende uma variedade imensa de tamales, um tipo de pamonha salgada ou doce, que é um dos itens de café da manhã mais populares no México. Eu pude provar vários deles e te contarei depois.


Mercado no Mexico tamal


Uma vendedora de amendoim, um pouco desiludida porque nosso grupo provou mas não comprou.

Já viu o post sobre os pães mexicanos? Não perca, saíram fresquinhos do forno para você admirar!


Mercado no Mexico


Essa moça, também de joelhos no chão do maior mercado do mundo, descascava e ensacava cebolas enquanto dois marmanjos ajudavam de pé.


Mercado Mexico cebola


Essa senhora foi muito gentil, nos explicou tudo sobre a tuna, uma fruta do cactus, nos deu uma prova sem termos pedido e ainda se recusou a receber pagamento.


Mercado Mexico tuna


D; Maria vende quesadilhas e outros quitutes feitos com massa de milho negro em uma barraca de rua nesse mesmo ponto faz mais de 50 anos. Ela acorda de madrugada todos os dias para moer o milho e preparar sua própria massa e estar pronta para o café da manhã. A dedicação ao trabalho e ao fazer bem feito é perceptível através do carinho que ela tem ao manusear suas tortillas.


Comida de rua - Mexico


Abaixo está uma mulher preparando o tejate, uma bebida feita com ingredientes exóticos incluindo flor de cacau e semente de uma fruta nativa. Os ingredientes moídos são misturados com água com a forças dos punhos até se transformarem em uma bebida líquida e espumosa.


Comida de rua Mexico tejate


Gostou? Siga meu instagram para não perder a próxima postagem sobre o México.
@aromasesabores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...