quinta-feira, 16 de maio de 2019

Aromas e Sabores do México - confeitaria e pães

Confeitaria mexicana


Uma das atrações gastronômicas das cidades mexicanas são as padarias / confeitarias que produzem diversos tipos de pães diferentes e que variam de forma, sabor e até de nome de uma região para outra.

Eu tive a oportunidade de visitar várias delas e provei o máximo de pães doces diferentes que consegui nos meus 15 dias de viagem. E pelas fotos você vai entender por que terei de voltar muitas vezes para provar todos eles.

Minha ida ao México foi com a intenção de aprofundar meus conhecimentos sobre a culinária desse país, que é tão rica e diversa. E estou muito feliz de poder partilhar com você um pouco dos Aromas e Sabores mexicanos. Fique de olho que tenho ainda para publicar muitas postagens bacanas e divididas por temas: comida de rua, pimentas, mercados, etc.

Começo minha série de postagens sobre a gastronomia mexicana com os pães.


Confeitaria mexicana


As padarias que conheci são todas padarias e confeitarias, ou seja, vendem além de pães salgados os muitos pães doces, biscoitos, bolos, tortas e ainda sobremesas. Mas o carro chefe dessas lojas são mesmo os pães doces e itens doces de confeitaria de várias formas e sabores como empanadas, folhados, bolinhos e croissants, simples ou recheados.

Vi também tortas de aniversários, bolos decorados, algumas musses, poucos pavês e muitas gelatinas coloridas, algumas intercaladas com creme, que me repelem devido ao corante, e que por isso ficaram por último na lista do "tenho de provar". Não deu tempo nem barriga e só percebi hoje que não tirei fotos dessa iguaria tão popular.

Há também muitos doces feitos com massa folhada como o palmier e algumas massas fritas. Há donuts americanos e cookies, mas a maioria dos produtos são bem típicos e nunca vi em outros países.


Confeitaria mexicana


O sistema de venda é bem diferente do nosso. Os pães ficam abertos, sem a proteção obrigatória das leis brasileiras. Cada cliente pega uma bandeja e um pegador, escolhe e pega os produtos e os leva para o caixa. No caixa, ou em um balção separado do caixa, eles são embalados, envolvidos em papel ou plástico ou colocados em caixas.

Confesso que fiquei bem perdida na primeira visita. Primeiro por que fiquei tonta com tantas variedades e não tinha ideia do que escolher e depois pelo sistema que é diferente mesmo. Tive de parar para observar os outros clientes para fazer igual.


Confeitaria mexicana


Uma vez que aprendi como fazer tive de me conter e contar até mil várias vezes para não comprar tudo o que via e não babar nas bandejas. Nem derrubar os pães, já que equilibrar essas bandejas, bolsa e sacolas de compras em uma mão e o pegador em outra requer um treinamento que eu ainda não tinha.


Confeitaria mexicana


Minha humilde bandeja, com um pão de cada e um embrulhinho pequeno de um doce (ou será biscoito?) que se parece com paçoca, só que feito com nozes.


Confeitaria no México


Algo que impressiona é o tamanho das iguarias. Não há tal coisa como um pãozinho doce para petiscar. São todos enormes, uma refeição completa!


Pães doces mexicanos


Esse da foto de cima foi um dos muitos que não provei. Confesso que muitos não me apeteceram, mas todos os que provei eu gostei.


Pães doces no restaurante


No restaurante Cafe de Tacuba na cidade do México, os pães doces são oferecidos assim na bandeja. Esses pães pequeninos são a entrada do café da manhã e são normalmente solicitados junto com o café ou chocolate quente. Depois podemos pedir omeletes, enchiladas, quesadillas ou outros pratos igualmente pequenos. Fomos os únicos clientes do dia que dispensaram os pães e foram direto ao prato principal.


Pan de yema Mexico


Acima são os "panes de yema", pães de gema, típicos de Oaxaca, uma região do México que também tive o prazer de conhecer. Só fui provar meu primeiro desses em um tour gastronômico no terceiro dia na cidade. Pela aparência imaginei que fossem duros e secos, o que não é verdade. Eles têm o exterior mais seco, mas são macios por dentro e deliciosos.

Muitos pães simples como esse são feitos para serem mergulhados em chocolate quente ou café.


Pães mexicanos


Acima o pão de 'Cazuela", outro pão que me passou despercebido por puro preconceito de aparência! Depois de provar, outra vez incentivada por um guia, amei. A massa é rica e saborosa e são ainda recheados com chocolate e passas.


Pão mexicano


Os pães acima com crosta de queijo crocante são da Pastelaria Madrid, bem famosa na cidade do México. Essa tentação estava localizada perto de nosso hotel e fizemos várias visitas "com intuito de conhecer melhor a gastronomia local".


Gallina de Mantequilla


Acima o "Gallina de mantequilla", a galinha de manteiga. Não consegui ainda identificar a galinha mas a manteiga estava presente e foi de longe meu pão doce favorito na viagem. Ele tem a textura entre uma massa semi folhada e um brioche e tem açúcar no ponto, doce para alegrar, mas nem tanto para não enjoar. Fresquinho dá para comer inteiro de uma só vez. Foi o que fiz.


Padaria mexicana


Achei esse pão muito interessante, as beiradas ficam tostadas como biscoito e a padaria era mais refinada, tinha pães franceses e outros diferentes dos pães típicos.


Padaria mexicana


Com tanta comida a ser provada, o tamanho desse me espantou. Não provei e me arrependo, claro!


Pães mexicanos brioche


Acima estão pães salgados com massa tipo brioche, macios e amanteigados. Esse mais comprido derretia na boca e nem esperei para comprar o recheio..


Confeitara mexicana


Essa flor passada no açúcar tem massa muito leve e crocante. Imagino que seja frita mas ainda não encontrei seu nome. Pode levar ainda cobertura de chocolate ou canela. Havia de vários tamanhos. as maiores do tamanho de um prato raso.


Pão concha do mexico


A concha é um dos pães doces mais populares do México e o encontrei em todas as padarias em que fomos, fazem com ou sem canela. Como era comum demais fui deixando para o dia seguinte. Não provei. Arrependimento número 58.


pão mexicano cemita


A cemita é o pão típico da cidade de Puebla. É imenso, redondo e salgado, com casca crocante e interior macio como um pão francês. Os conhecemos no mercado local onde dividimos um sanduíche maravilhoso feito com esse pão, igualmente gigante e também chamado de cemita.


Croissants mexicanos


Na cidade de Oaxaca os croissants, chamados de "cuernos" no México, são generosos como já era de se esperar e são muito populares e vendidos na rua, o que me deixou surpresa. Ficam assim abertos sobre um carrinho ao céu encantando quem passa com seu aroma. Eles vêm com recheios variados como chocolate, nutella e doce de leite. Estou quase a lamber a foto, não consegui encontrar mais o rapaz quando finalmente meu estômago encontrou espaço para abraçá-lo.


biscoito de nata mexico


A " galletas de nata" são uma maravilha à parte. Eu adoro biscoitos crocantes, fininhos e com sabor de biscoito simples, aquele sabor sem graça mas que você não consegue parar de comer, sabe? Essas galletas são vendidas na maioria das vezes por camelôs e em portinhas improvisadas feitos por pessoas igualmente simples. E alguns ainda são feitos na hora, na sua frente, para te hipnotizar de vez.


Biscoitos mexicanos


Mais uma galleta fininha e crocante, muito comum nos vendedores ambulantes de doces no centro da Cidade do México. Menor e um pouco diferente da galleta de nata mas igualmente viciante.


Biscoitos do México


Dei várias voltas nas confeitarias que visitei mas só consegui chegar até a seção dos biscoitos para tirar foto mesmo.

Terei de voltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...