quinta-feira, 5 de novembro de 2026

Molho de tomate caseiro simples para congelar

molho de tomate caseiro em panela

 

Ando muito mal impressionada com a qualidade dos molho de tomate prontos. Até a marca líder que eu usava está horrenda. Transparente, sem gosto de tomate e cheia de amido. Fiz uma lasanha com um deles e morri de raiva!

Sempre fui fã de praticidade, por isso preferia comprar molho de tomate pronto, mas não dá mais. Fui obrigada a optar pelo molho de tomate caseiro. Há alguns molhos industrializados em vidro que são bons, mas o valor não ajuda.

Preparei esse molho de tomates fácil e rápido a partir de passata de tomate, aquelas vendidas em um vidro alto. Passata é só o tomate batido, sem pele e sem sementes, o que reduz demais o trabalho de fazer o molho. Já vi passata adicionada de conservantes. Leia o rótulo para escolher.

A receita de hoje rende um excelente molho de tomate caseiro para macarrão, e uso quando preciso de um molho puro, para massa ou para cobrir panquecas. Para fazer carnes, ensopados e usar no dia a dia temperando a comida uso o extrato mesmo, que tenho congelado em cubos.


Ingredientes para um molho de tomate simples


1 passata de tomates (680 g)
2 dentes de alho espremidos ou picados
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de água
1 folha de louro
1/2 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de alecrim
1 pitada de sementes de erva doce
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Como fazer molho de tomate caseiro fácil



Aqueça o azeite em uma panela média. 

Coloque o alho, a folha de louro, alecrim e o orégano e refogue até o alho emitir aroma.

Junte a passata e o açúcar. Use a água para retirar do vidro o restinho de passata que ficou ali grudado. Junte à panela. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Deixe seu molho de tomate com passata cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Deixe esfriar e utilize como desejar.


molho de tomate em potes para congelar


Dicas / Substituições



Para congelar esse molho de tomate rápido com passata: coloque o molho em potes do tamanho de cada uso. Eu gosto de variar o tamanho dos potes, uns pequenos e outros maiores, assim dependendo da receita ou da fome descongelo a quantidade necessária.

Nesta receita o molho fica bem encorpado, dilua a gosto com um pouco de água.

Adicione os temperos que desejar. Eu gosto de usar uma pitada de extrato de baunilha após desligar o fogo.

Quanto tempo dura na geladeira: em torno de 5 dias se ficar bem fechado. Conserve por até 90 dias no freezer.


Veja receitas que podem utilizar molho de tomate caseiro com passata


👉 Panquecas de carne moída com requeijão e parmesão

👉 Enroladinhos de lasanha

👉 Berinjela à parmeggiana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.