sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Macarrão à bolonhesa: receita clássica italiana



Deliciosa receita de um tradicional molho à bolonhesa caseiro. Quem é que não gosta de macarronada com carne moída?

Tem gente que diz que carne moída é boi ralado, coisa ruim! Eu ADORO! Principalmente se a carne for sem gordura, bem feita, pequenininha e bem temperada.

👉Se você é como eu, veja também a coletânea de receitas com carne moída do blog aqui.

Espaguete à bolonhesa é um de meus pratos prediletos e aprendi a fazer um receita muito boa na aula de cozinha italiana na faculdade. Minha versão dessa receita está abaixo.


Ingredientes



500 g de carne moída de primeira com pouca gordura (gosto de usar patinho)
50 ml de óleo vegetal (ou azeite)
1 cenoura pequena picadinha bem miúda
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picados
1 talo de aipo picadinho
100 g de bacon picadinho
1 lata de extrato de tomates de boa qualidade
300 ml de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino a gosto (ou pimenta vermelha em pó)
1 rama de manjericão fresco


Como fazer molho bolonhesa caseiro



Refogue no óleo os legumes que devem estar cortados bem pequenos (em brunoise) e o bacon. Refogue bem até que fiquem bem macios e ligeiramente dourados.

Acrescente a carne moída e refogue mexendo bem para que fique pequenina até que a água desprendida seque. Deixe a carne dourar. 

Se você estiver fazendo uma grande quantidade de carne veja uma dica legal aqui para deixar sua carne bem soltinha.

Acrescente o extrato de tomate e refogue até que ele mude de cor, ficando de cor vermelha mais clara, alaranjada.

Junte o caldo de carne, salgue e tempere a gosto. Deixe ferver e cozinhar por alguns minutos. Desligue o fogo, acrescente o ramo de manjericão e deixe em infusão até a hora de servir.


Dicas / Substituições



Esse molho de carne para macarrão é normalmente servido com espaguete, mas você pode usar a massa que desejar. Dá para usar em lasanhas e nhoques.

Ou até comer com arroz e feijão, colocar em escondidinhos ou sobre batatas cozidas.



4 comentários:

  1. Adoooooro ragu. Eu uso esse molho para colocar em outras coisas também, além de macarrão.

    Uma vez coloquei numa salada quente de berinjelas e ficou ÒTIMO!!!!

    Vou experimentar a sua versão!!

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Experimentem sim gente e não esqueçam de me contar!
    Lala, o molho fica ótimo com outras coisas sim, gosto com purê de batatas ou batata assada...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que este molho um clássico maravilhoso!
    Bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.