quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pavê de banana frita com creme e suspiro



Doce em camadas com banana frita, creme e suspiro! Essa sobremesa com banana frita, que chamo de torta de banana frita (não sei dizer porque), foi parte inseparável de minha juventude quando podia comer doces e frituras à vontade! E é o meu doce conforto. Toda semana tinha e acabava rápido, a mãe de uma amiga também fazia e eu comia em casa e na casa dela também. Quem resiste a um doce de banana com suspiro e creme geladinho te convidando a abrir a geladeira? 

Para matar as saudades e mostrar para vocês fiz esse pequenininho outro dia. Sempre procuro esse pavê de banana em confeitarias e padaria mas é muito difícil de encontrar, com certeza está fora de moda! Mas na verdade é um doce caseiro e muito simples, não é chique o suficiente para ser vendido. 

Quando encontro é feito com banana caramelada, o que é uma excelente opção, mas não mata minha fome de lembrança.





Ingredientes


8 bananas pratas (ou outra que frite bem) cortadas em fatias e fritas
Canela a gosto
1 receita de creme para pavê (English custard - ver aqui)
2 claras
4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo


Faça o suspiro: bata as claras em neve e junte o açúcar.

Coloque as bananas fritas no fundo de um refratário e polvilhe com canela a gosto.

Cubra com o creme e depois com o suspiro.

Leve ao forno médio até o suspiro dourar. Deixe esfriar, leve à geladeira e sirva frio.


Substituições


Quem preferir pode utilizar doce de banana no lugar da banana frita ou banana caramelada em rodelas.

Pode também colocar chantilly no lugar do suspiro, que por ser menos doce combina melhor com o doce de banana ou banana caramelada.


14 comentários:

  1. Essa torta eu faço sempre, é bem tradicional na minha terra Manaus, com banana pacovã, e eu faço com banana da terra que tem sabores parecidos, boa dica!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trainee, estava atrás da receita mas não sabia o nome, tão fácil. Sempre pço para as tias e mãe fazer, mas dessa vez será minha mesmo para o Ano Novo. Tradição em Manaus, com a pacovã.

      Excluir
  2. Andrea, nunca comi torta assim, mas gostei muito, deve ser deliciosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Conheço esta torta mas não com banana frita, vou experimentar, deve ser muito gostosa.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Andrea, nessa semana estamos combinando, também postei uma torta de banana com suspiro! Fala a verdade, muito bom, não é? :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Torta de banana frita é muuuuito boa gente!!

    bjs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andréa.
    A banana é prata ou d'água? Bj

    ResponderExcluir
  7. Normalmente uso a prata, mas pode usar qualquer uma que frite bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amiga sabe quem adorava esta torta quente ou fria? o falecido Senador Oreste Quércia,um dia estive na casa dele,e foi servida esta torta ja faz mais ou menos uns 30anos,ele disse quando chegou a torta na mesa:minha sobremesa preferida.
    É uma torta gostosa tem durabilidade na geladeira,isto é se deixarem,pois como é deliciosa dura 1 a 2dias o máximo,parabéns acertou na receita.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Delícia cultura tradicional na minha cidade que amo manaus. Mais com esse creme de confeiteiro faz toda diferença . Fazemos aqui com banana pacovā,aconhecida como banana daterra.Porem a banana precisa estar bem madura pra ficar perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro com qualquer tipo de banana Lucilene!! Não sabia que era um doce típico daí. Obrigada pela visita!
      bjs

      Excluir
  10. Oi, Andréa, td bem? Me diz uma coisa, essas quantidades que vc usou são para esse pequenininho que vc fez, né? Na foto, não dá pra ter muita noção, seria a porção para quantas pessoas aproximadamente? Posso simplesmente dobrar os ingredientes se quiser fazer um pra mais gente? Obrigada desde já, estou doida pra provar! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana! Essa quantidade deve render uns 4 potes individuais como esse da foto ou um refratário de vidro pequeno, para 4 ou 5 pessoas. Pode dobrar a receita à vontade. É tão bom que quanto fizer vai ser consumido! rs Depois me conta.
      bjs

      Excluir
  11. Bom dia Andrea minha mãe fazia esta torta Ela e tudo de bom mas Ela faleceus so wue junto com s canela Ela colocava alguma coisa porque ficava no prato um caldo canela eo outra coisaEla. Passava com pincel e depois colocava o suspiro

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...