Tem sido um festival de pratos com fruta-pão aqui na casa do Aromas! Já contei para vocês nesse post aqui sobre a fruta que meu tio tem uma árvore. Como comida de graça não se recusa e a oportunidade de testar receitas novas muito menos, trago sempre uma fruta para casa. E o pé continua carregado...
Quando fiz bolinhos de bacalhau aproveitei e no mesmo dia fiz esses bolinhos estilo croquete de fruta pão, que são mais simples. Usei gorgonzola e presunto e aproveitar a fritura, que detesto fazer. Um dia de fritura de tempos em tempos já basta aqui em casa.
Ficaram muito bons e muito sequinhos. Se você tem acesso a fruta pão, esses bolinhos fritos ficam perfeitos para um evento ou festa em sua casa. Neste caso faça mini bolinhos e sirva com um molho de pimenta ou mostarda. Seus clientes ou amigos irão se surpreender com esse finger food com fruta-pão.
Ingredientes
1/2 fruta-pão sem casca e cozida
1 ovo inteiro
100 g de queijo gorgonzola ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
150 g de presunto picado para o recheio
Óleo para fritar em imersão
Farinha de rosca para passar (opcional)
Como fazer
Amasse a fruta pão cozida e ainda quente como para fazer um purê.
Junte o queijo gorgonzola e o ovos. Tempere a massa com sal e pimenta a gosto.
Junte o presunto e misture à massa.
Molde os bolinhos com as mãos, podem ser redondos ou em formato de croquete. Se preferir não misture o presunto à massa e recheie os bolinhos com ele.
Passe os bolinhos em farinha de rosca e frite em imersão em fogo médio até dourarem.
Dicas / Substituições
Utilize na massa queijo parmesão ou o queijo que quiser. Se o queijo tiver um sabor mais suave como o queijo prato use 200 g.
Troque o presunto por peito de peru, linguiça ou o que quiser. Até mesmo carne seca ou carne de peito ou costela defiada.
Para um bolinho vegetariano - recheie com queijo mussarela ou Minas padrão. Bolinho de três queijos fica bom demais!
Para um bolinho sem glúten - omita a farinha de rosca.
👉Bolinhos fritos são clássicos finger foods para eventos, adorados no país todo. Se quiser aprender a fazer comidinhas de festa e lucrar com serviços de buffet, conheça meu curso on line Finger Food Lucrativo.

Nossa quanto tempo não passo por aqui Andréa,andei vendo o que perdi e perdi muita coisa. Mês de março e abril foi cruel na minha vida, muitos e muitos problemas, mas agora as coisas parecem estar se normalizando. Achei super interessante essa receita, nunca fiz bolinhos de fruta pão. Com gorgonzola e presunto deve ter ficado delicioso. Gostei muito da sugestão. Beijinhos
ResponderExcluir