sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AMMA - o chocolate gourmet do Brasil


Aproveitei a ida rápida a São Paulo para passar na Casa Santa Luzia que eu não conhecia. Adorei e lá encontrei entre outras mil coisas o chocolate Amma que estava com vontade de provar desde que ouvi falar dele ano passado. Aqui no Rio ainda não encontrei para vender.


As fotos foram tiradas na janela do hotel mesmo porque é claro que não aguentei chegar em casa para experimentar. Foi bom porque o pedaço que chegou já está todo amassado e derretido com o calor infernal do Rio de Janeiro!

Só comprei uma barra devido ao alto preço: R$ 24,50. Eles fabricam chocolates com 85, 75, 60, 50 e 30% de cacau. Escolhi a que tem 45% porque prefiro chocolates mais suaves, menos amargos. Na verdade o ao leite é o meu favorito, mas quis sentir melhor o sabor do cacau.


Gostei muito da embalagem que é em formato de emvelope e traz um pouco da história da marca cujos produtos são produzidos na Bahia com cacau plantado na mata Atlântica e de forma sustentável.

A barra é brilhosa, de cor marrom escura, super bonita e chique, tem assinatura e tudo! O chocolate tem textura sedosa e derrete lindamente na boca, tem aroma de cacau e um sabor bem forte. É de excelente qualidade e saboroso. Mas achei um pouco amargo para meu paladar e para o rótulo de "ao leite". É vou, precisar provar o com 30% de cacau!

Por mais que eu já tenha degustado chocolates de mil tipos raramente consigo identificar sabores de frutas, castanhas, especiarias, etc. Chocolates com alto teor de cacau me lembram sempre o café! Preciso treinar mais. :)

Para experimentar e prestigiar uma marca brasileira não me importei em pagar quase 25 reais por uma barra de 80 g, mas para comer já não sei se posso... Muitas barras importadas e de alta qualidade custam a metade desse valor aqui no Brasil!

Mas o caminho é esse e que venham outras marcas! Um chocolate nacional de qualidade me enche de orgulho!

Para saber mais veja o site oficial da Amma

Você já provou? Conte para gente o que achou!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Casa Eletrolux - Balcão do Chef - SP


Recebi um convite para conhecer a casa conceito da Eletrolux, que foi recém inaugurada em São Paulo e é a primeira do mundo da marca, e participar junto com outros blogueiros de uma aula jantar com a chef Morena Leite do restaurante Capim Santo.

O convite chegou pelo correio de surpresa e cercado de místérios! A grande caixa continha um dólmã e chapéu de chef bordado com a logo do Balcão do Chef. Adorei o mimo, que os participantes usaram no evento e você pode ver nas fotos abaixo.


A casa é ampla, muito bem iluminada e decorada e lá você pode encontrar os produtos e novidades da marca.

A cozinha modelo acima é aquela dos sonhos de muita gente como eu! Quem sabe um dia quando minha casa crescer?


O fogão bem robusto acima foi o meu preferido.


A cozinha gourmet aberta cercada de um balcão para convidados é um espaço para eventos. Foi onde degustamos nosso jantar.


Os blogueiros participantes acima eram de blogs de Gastronomia e de decoração. Adorei tê-los conhecido pessoalmente.


O palmito servido na casca com molho pesto foi a entrada do jantar. Comemos depois um maravilhoso nhoque de mandioquinha com brie, sálvia e mel. De comer rezando!



A chef Morena Leite em ação! Ela nos apresentou a sua saborosa cozinha de forma simpática e competente.


O risoto de grãos sendo feito acima e abaixo no prato com o camarão com rendas, camarão envolvivo em fios de mandioquinha e frito. Delicioso como o surpreendente risoto!


A sobremesa foi inesquecível: petit gateau de capim santo (capim limão) feito com chocolate branco e servido com sorvete de gengibre.


À saída ainda recebemos outro presente, uma caixa com cupcakes, um livro e um pendrive com as receitas da noite.

Que bom! Assim poderei me livrar de uma possível síndrome de abstinência de petit gateau de capim santo!


Obrigada à Eletrolux pelo convite e pelo carinho!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cozinha Fácil - Massa com molho de tomate seco


Receita de massa rápida e fácil com molho cremoso de tomate seco e castanha de caju

Mais um daqueles pratos resultantes de muita fome, pouco tempo e ingredientes escassos! Quase sempre tenho tomates secos em casa, creme de leite e castanha triturada, que gosto de adicionar em quase tudo: saladas, arroz, macarrão, sorvetes... Então resolvi misturar os três itens e meu macarrão ficou muito bom!! Vegetariano por acaso, pois não havia nenhuma carne, frango ou frio na minha geladeira!!

Ingredientes

10 tomates secos hidratados e fatiados
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
1 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de castanha de caju tostadas
1 pitada de orégano
Sal a gosto
Massa a sua escolha (250 g)
Queijo ralado a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a massa em água e sal. Enquanto sua massa cozinha, prepare o molho.

Moa no liquidificador ou mixer de mão o creme de leite com a castanha.

Doure o dente de alho no azeite, acescente os tomates e refogue um pouquinho. Junte o creme de leite e a orégano e deixe o molho cozinhar por uns 3 minutos. Tempere com sal a gosto. Acrescente um pouquinho de água ou caldo se o molho ficar espesso.

Sirva a massa com o molho e polvilhe com o queijo de sua preferência. Eu usei provolone ralado, era o que tinha aqui!

obs. Para hidratar os tomates secos deixe-os de molho em água bem quente por 30 minutos, escorra e fatie. Caso você compre os tomates em óleo não há necessidade de hidratar, somente escorra o excesso de óleo e fatie.

Veja também a receita de massa parisiense super fácil
.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Saga dos Congelados


Enfim terminei!! Quem me acompanha pelo twitter e/ou facebook deve saber que eu estava fazendo uma encomenda de congelados. Uma encomenda imensa! A história começou assim: em um verão uma tia querida me pediu para fazer uns pratos congelados porque sua empregada entra de férias em fevereiro e ela tem dificuldades em alimentar o povo, que reclama de tudo e não come qualquer comida. Ou seja, como do meu tempero eles gostam, sobrou pra mim.

Nunca havi feito pratos congelados na vida, mas aceitei o desafio porque no mês de janeiro não tenho (tinha) muito o que fazer. Naquele primeiro ano foi tranquilo, foram umas 20 receitas variadas. ADORARAM! No segundo ano foram 30 e em 2011 foram 45 preparações diferentes, 60 e tantas quentinhas em uma encomenda dividida entre minha tia e um primo que adorou a ideia! (socorro!!). Tive de entregar de duas vezes porque não cabia tudo nos dois congeladores aqui de casa.

E não são preparações quaisquer não... Rosbife ao molho de tomate seco, escalopinhos com molhos variados tipo funghi e gorgonzola, escondidinhos, salmão ao molho de maracujá, camarão ao curry, frangos de várias maneiras, uma carninha assada básica e até rabada! Ups, de empadão foram sete: de camarão legumes, frango... E também algumas sopinhas, só treze variedades divididas em tantos potinhos que quase perdi as contas!

Para você ter uma ideia da quantidade usei 7 kg de filé mignon, 1,5 kg de champignon, 10 tabletes de manteiga (ou será que foram doze?), 4 kg de camarão, uns 8 kg de cebola, 7 kg de peito de frango e quase 1 kg de sal! UFA! Eu mesmo fiz as compras e carreguei isso tudo.

Confesso que alguns dias me diverti, tirei algumas fotos para o blog e experimentei temperos novos, mas o calor infernal do mês de janeiro me deixou agoniada e muuuito cansada mesmo! Esse ano demorei 3 semanas para entregar a encomenda, tive um evento no meio do caminho, um curso e muito afazeres domésticos. A minha empregada sai de férias em janeiro!

Vamos aguardar 2010. Acho que mais de 40 pratos não cabem no freezer de minha tia! É, mas tem o da casa de minha avó no mesmo prédio...

E gente!! Eu NÃO faço congelados, não aceito encomendas, não troco e nem negocio, ok?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Frango com tomate e mostarda


Frango ensopado com cebolas, molho de tomate, vinho branco, mostarda dijon e sementes de aipo.

Acho que você já sabe que gosto muito de frango e adoro ensopados! Essa receita adaptei do livro da Clotilde, do blog Chocolate & Zucchini. O frango fica muito saboroso e com um sabor diferente e refinado por causa da mostarda.

É uma prato fácil de fazer e pode ser servido em festas ou ocasiões especiais. Quem quiser pode desfiar o frango e servir em mini porções como fiz com o frango com passas marroquino.

Ingredientes

1 kg de frango em pedaços com osso, mas sem pele
1 cebola grande em fatias
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de vinho branco seco
1 embalagem de molho de tomate pronto - 340 g (eu uso os do tipo naturais)
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
1 colher de chá de sementes de aipo
1 colher de sopa generosa de mostarda dijon

Modo de preparo

Refogue o frango no azeite e manteiga até dourar. Retire o excesso de gordura e acrescente a cebola e o alho. Deixe dourar. Acrescente o vinho e ferva por alguns minutos.

Acrescente todos os ingredientes com exceção da mostarda e se necessário junte um pouco de água. Tampe a panela e cozinhe o frango em fogo baixo até ficar bem macio.

Junte a mostarda, misture bem e cozinhe por mais uns três minutos ou até que o molho fique espesso.

Sirva com arroz ou massa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pimentas vermelhas secas inteiras — tipos e como usar



Tenho aqui em casa uma pequena coleção de pimentas vermelhas secas inteiras. Acho-as incríveis, cada uma tem um formato, tamanho, cor, aroma e sabor diferentes! São todas importadas, a maioria são mexicanas e sempre que viajo compro alguma diferente. É uma pena que às vezes estraguem: mofam, dão bicho... Por isso minha coleção não fica completa nunca!!

Adoraria ir ao México para vê-las em quantidade e variedade nos mercados e aprender a usá-las in loco. Mas isso fica para um outro dia!

Quem nunca experimentou uma pimenta seca vai se surpreender com seu sabor que é mais rico e concentrado que o das pimentas frescas! Algumas chegam a ter um sabor de passas ou castanhas, outras defumadas tem aroma intenso. Vale a pena experimentá-las.

Veja abaixo algumas variedades e suas características.


coleção de pimentas vermelhas secas inteiras tipos mexicanos

Variedades de pimentas secas inteiras



Aji Mirasol - peruana - tem sabor frutado e picância média. É usada com carnes, vegetais e feijões.

Ancho - mexicana - é sem dúvida a minha favorita, é uma das pimentas secas mais populares. É suave e tem sabor e aroma de passas e ameixas. É usada em ensopados, veja aqui a receita do mole poblano feita com ela.

Cascabel - mexicana - de ardência moderada é usada em salsa e ensopados. Tem sabor ligeiramente defumado e fica com gosto de castanhas quando tostada.

"Chinesa sem nome" - essa pimenta eu compro em lojas de produtos chineses e são pequenininhas e muito ardidas. Infelizmente seu nome não vem na embalagem.

Chile de Arbol - mexicana - pequena e ardida, é muito usada em salsas.

Chipotle - mexicana - é uma pimenta jalapeño defumada, tem aroma fantástico, adocicado. É usada em ensopados, sopas e molhos.

Guajillo - mexicana - tem sabor ácido e é um pouco mais picante que a ancho. É usada em molhos e ensopados e confere uma bonita coloração ao prato.

Morita - mexicana - são jalapeños vermelhos secos e defumados.

New Mexico - americanas - são de picância média e tem sabor terroso.




Como usar uma pimenta seca inteira



A maioria das pimentas mexicanas secas são tostadas antes do uso em frigideira seca, da mesma forma que os indianos tostam as especiarias. Se passar do ponto a casa fica enfumaçada e os olhos desavisados e desacostumados choram e muito! De um modo geral são todas deixadas de molho em água quente antes de serem usadas para reidratar. Veja como fazer abaixo.

1. corte os cabinhos de suas pimentas e retire as sementes. Esse passo é opcional, você pode tostar as pimentas inteiras e usá-las assim se preferir.

2. Toste-as em uma só camada em frigideira seca e em fogo médio por 3 a 4 minutos de cada lado. Sinta o aroma delicioso! Não deixe que queimem.

3. Deixe-as de molho dem água fervente por 20 a 30 minutos ou até que fiquem macias. É o mesmo processo para reidratar tomates secos ou funghi. As mais grossas e secas vão demorar mais tempo.

4. Use a pimenta a gosto. Ela pode ser triturada em pilão, no liquidificador para fazer um molho ou ainda em processador. A pimenta também pode ser adicionada inteira ou cortada em qualquer formato e usada em um ensopado ou cozido.

5. A água resultante do molho pode ficar amarga. Eu prefiro não usar.


Eu também tenho uma seleção de pimentas vermelhas secas e moídas! Mas sobre essas eu escrevo depois.


Onde comprar?



Aqui no Brasil encontro algumas em lojas de produtos chineses. A pimenta malagueta também é vendida seca em alguns empórios.

As mexicanas costumo encontrar on line. As que eu tenho trouxe de viagens. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...