quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Livros Spice - Flavors of the Eastern Mediterranean



O livro "Spice - Flavors of the Eastern Mediterranean" já habita minha estante faz alguns anos. Ele foi escrito em inglês pela Ana Sortun, uma americana dona do restaurante Oleana. Infelizmente ainda não vi o livro em português.

Imagine porque eu comprei? Por causa do nome Spice(especiarias), claro!! E não me arrependi. Os capítulos desse livro de receitas são divididos pelas especiarias e ervas usadas e trazem um resumo dos seus usos na culinária da região árabe do mediterrâneo, combinações, dicas e receitas de misturas e temperos.

As receitas são muito boas e muito bem explicadas. Já fiz algumas como esse ótimo quibe de abóbora publicado no blog faz muito tempo. Há pratos principais, entradas, saladas, tortas, sopas, etc e alguns poucos doces.

Para o livro ficar perfeito só ficaram faltando mais fotos. As fotos existentes são lindas mas são poucas.

Interessado em comprar livros importados? Não deixe de ver a loja da Amazon do Aromas e Sabores abaixo.




terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sementes de funcho confeitadas




Essas sementinhas de funcho envoltas em açúcar são muito saborosas e divertidas. São feitas da mesma forma que as amêndoas confeitadas, aquelas de casamento.

Eu já tinha ouvido falar dessas balinhas quando as encontrei em uma vigem numa loja de produtos indianos faz alguns anos. Claro que comprei! Não são fofas?

Na Índia algumas especiarias e misturas feitas com elas são consumidas após as refeições para refrescar o hálito e ajudar na digestão. Essas balas foram elaboradas com esse propósito, o funcho é considerado um digestivo natural.

Elas são distibuídas em restaurantes indianos ao redor do mundo no lugar das nossas balinhas de hortelã.


Vi algumas receitas de confeitaria feitas com elas, que podem ser usadas para decorar e dar uma charme a mais a bolos e cupcakes.

A semente de funcho é da família da erva-doce e se parece muito com ela, com gosto de anis. Mas é maior, mais verde e mais doce com um final um pouco amargo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Massa em concha recheada com frango - Cozinha Fácil



Macarrão tipo concha recheado com frango, molho de tomate e cenoura com requeijão e ovos cozidos.

Gostoso e simples de fazer!

Ingredientes

250 g de massa tipo concha ou outra para rechear
1 xícara de frango cozido e desfiado
1 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de molho de tomate pronto
1 colher de sopa de azeite
1/2 copo de requeijão
Ovos cozidos ou ovos de codorna a gosto
Parmesão a gosto




Modo de preparo

Prepare o recheio - coloque o molho de tomate, frango, azeite e cenoura em uma panela com um pouquinho de água. Cozinhe até a cenoura ficar macia. Corrija o sal.

Cozinhe a massa em água abundante com sal. Escorra e deixe esfriar um pouquinho.

Pincele um pouco de requeijão no fundo de um refratário para que o macarrão fique parado no lugar.

Arrume as conchas sobre o requeijão e recheie cada uma com a mistura de frango.

Se desejar coloque mais requeijão em cada concha e complete com metades de ovinhos de codorna cozidos.

Leve ao forno até aquecer bem.

Sirva com pamesão.


Dicas/substituições
Utilize carne assada ou carne moída se preferir.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Brownie de amêndoas em formato redondo — úmido e sem farinha


Foto de João Pedro Ferraz



A receita era de uma torta que eu vi no programa da Donna Hay e anotei rapidinho, já babando.

Quando fui fazer vi que havia comprado ingredientes para meia receita; tenho feito isso para não comer demais! Mas como eu iria levá-la para a casa de uns amigos precisava de uma torta maior.

Catei todos os pedacinhos de chocolate espalhados pelo armário o que não foi suficiente, tive que adaptar a receita para usar uma quantidade menor. Não sobrou chocolate nem para fazer uma cobertura!

O resultado foi um brownie úmido com chocolate meio amargo muito saboroso feito em formato redondo de torta cuja receita está abaixo. E muito por acaso a receita é sem glúten.


Ingredientes


250 g de chocolate meio amargo
100 g de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de creme de leite
1 xícara de amêndoas sem pele e trituradas grosseiramente (cruas)
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de amêndoas (ou de baunilha)
5 ovos inteiros


Modo de preparo


Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

Misture bem os açúcares, o creme de leite, as amêndoas, o sal, o extrato e os ovos. Junte com a mistura de chocolate e manteiga.

Forre uma forma redonda de fundo falso(de 23 cm) com papel manteiga e despeje a massa do brownie.

Leve ao forno médio/baixo (170°) pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que um palito inserido no centro da torta saia limpo.

Se desejar cubra a torta com ganache.


Dicas/substituições


Substitua as amêndoas pelas castanhas de sua preferência

Não asse em excesso para não ressecar. Eu prefiro na verdade um brownie "mal assado". Para isso retire a torta do forno quando o palito ainda estiver saindo sujo.

Caso você não tenha forma de fundo falso não se esquente! Asse em tabuleiro comum mesmo, depois corte em quadradinhos.

Este é um brownie sem glúten e feito sem farinha de trigo. Pode ser consumido por intolerantes e celíacos.


🍪 Brownie e cookies em formato de torta é uma apresentação diferente e rentável para vender. Se quiser aprender a fazer e precificar cookies em diversos formatos, conheça meu curso Lucre com Cookies.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Misto quente de waffles



Olhe que ideia interessante e saborosa!

Esse sanduíche quente de queijo e presunto tipo tostex foi feito com waffles.

Gosta de sanduíches quentes? Então você não quer perder minhas 10 ideias para esses lanches.


Para fazer é muito fácil

Eu usei dois waflles comprados prontos (que são razoáveis), recheei com fatias de queijo minas padrão e presunto e coloquei o sanduíche na chapa elétrica - tostex até aquecer bem e dourar.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cotidiano Bar - Onde Comer no Rio?



O Cotidiano Bar fica na Tijuca no meu caminho de casa. Parei lá um dia por curiosidade pois desde que abriu fica sempre lotado. Com razão! Já voltamos lá uma dúzia de vezes com amigos porque tudo o que provamos foi aprovado.

O bar tem um cardápio de petiscos com espetinhos, pastéis, carne na chapa, caldinhos e as costumeiras frituras. Mas tudo é muito bem feito, bem temperado, com boa aparência, bem servidos. A carne é super macia, a carne seca não tem gordura, o aipim desmancha na boca.

As porções são de bom tamanho e o preço super justo! Para nosso grupo de amigos é o melhor custo benefício do bairro, com menos de R$ 50,00 por casal dá para comer muito e sair de lá estufado.




Os pastéis vêm nos 4 sabores mais tradicionais: carne, queijo, carne seca e camarão e são bem recheados e sequinhos.

Os escondidinhos são ótimos! Nosso preferido é o de filé que vem abundante e macio em baixo de uma camada fina de purê de aipim.

Como eu não bebo sinto falta de um doce. Há algums poucas sobremesas no cardápio e uma musse de chocolate fantasma. Acreditamos que ela apareça por lá às segundas quando o bar não abre.




Como todo barzinho de esquina o atendimento não é dos melhores. Tem dia que o povo tá meio emburrado, de má vontade. Mas continuamos voltando pela comida e com esperança de conquistarmos a simpatia dos garçons pela insistência.

O ambiente é agradável com algumas mesas dentro do pequeno salão e a maioria na calçada. Tem televisões, claro!

Se você não gosta de tumulto como eu evite os dias de jogo de futebol. Chegue cedo, nós gostamos de ir aos domingos ao fim do dia quando fica mais vazio.



Cotidiano Bar

Rua General Espírito Santo Cardoso, 309 Tijuca Rio de Janeiro - na rua da delegacia 19°



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...