quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cozinha Básica - creme de chocolate com manteiga




Esse creme de chocolate é feito a partir de uma ganache que é batida com manteiga. Ele fica leve e aerado e na medida em que vai batendo sua cor vai clareando. É um creme fácil de fazer e com ótima textura para passar onde quiser e funciona muito bem em saco de confeitar.

É uma ótima cobertura ou recheio para bolos, tortas, pavês e doces variados. Mas cuidado em clima quente porque ele não se comporta bem no calor! Fica lindo e saboroso em cupcakes, mas deve ser armazenado em local frio.

Aprendi a fazer esse creme de chocolate na faculdade e raramente faço em casa mas achei a receita interessante para postar aqui nessa coluna básica. Ele é um bom trunfo na confeitaria.


Ingredientes

1 receita de ganache feita com chocolate meio amargo
80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mas sem derreter)


Modo de preparo

Leve a ganache gelada à uma batedeira, bata um pouco para amolecer, cerca de um minuto.

Acrescente a manteiga e continue batendo até o creme ficar bem aerado.

Utilize imediatamente para rechear ou cobrir doces.


Dicas

Não coloque o creme pronto na geladeira antes de usar. Ele deve ser usado logo após o preparo e aí sim, o doce deve ir para a geladeira. Uma vez gelado ele fica difícil de ser espalhado.

Para variar o sabor acrescente um colher de sopa de bebida alcoólica a gosto. Ou inclua castanhas ou nozes moídas, pedacinhos de passas, damascos, etc...


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Compras de viagem - para a cozinha, mesa e blog



Adoro fuçar a mala dos amigos quando voltam de viagem, principalmente do exterior. Afinal as compras alheias de hoje podem ser as minhas de amanhã.

Por isso estou abrindo parte de minha mala para vocês.

Dessa vez me animei e comprei muitas loucinhas avulsas para as fotos do blog, entre elas comprei uma travessa Le creuset baratérrima. A primeira de uma futura coleção!

Fiquei mais feliz ainda quando vi que nada se quebrou pelo caminho. Fiz as malas como ensino aqui neste post.

Não sei dizer porque mas andei em uma maré vermelha! Reparem nas fotos. Eu via uma peça vermelha e colocava no carrinho!

Quase todas as peças nesse post foram garimpadas em lojas de desconto como a "Marshalls" e "Ross", assim a grana rende mais!




Do conjunto imenso de panelas que eu pretendia comprar não comprei nenhuma, mas essa vermelhinha já me deixou satisfeita.

Comprei algumas assadeiras e itens para confeitaria, incluindo um termômetro para açúcar e frituras. Será um presságio de que vou fazer mais guloseimas?

Fora as coisitas de cozinha e mesa comprei dois livros de receitas, claro! Pouquíssimas especiarias porque tomei vergonha na cara e vou abrir e testar primeiro as que já tenho aqui ainda lacradas. E somente duas barras de chocolate por motivo de gorduras óbvias.

Fiquei muito animada com uma lente nova e muito melhor para minha máquina fotográfica, mas com ela foi boa parte da minha grana para compras. Estou em processo de adaptação, mas estou adorando as novas fotos e a possibilidade de fotografar minha comida em dias e horários mais escuros.

Comprei também um aparato para fazer brownies que vou testar e mostrar em postagem separada.

É claro que comprei também itens pessoais como sabão líquido para banho, que adoro! Toalhas, calça jeans, bolsa, um conjunto de malas novas, alguns remédios e besteirinhas mil.

E você, o que gosta de trazer de viagem?

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Concurso Cultural - sorteio de utensílios Kitchen Aid



Pessoal, trouxe uma lembrancinha de viagem para vocês! Na impossibilidade de comprar uma batedeira Kitchen Aid para sortear entre os leitores, trouxe esse humilde, mas muito útil kit, com xícaras medidoras, fouet e espátula de silicone. Espero que gostem!

Para participar é muito fácil, basta entrar com seus dados na caixa abaixo. Mas não deixe de ler as regras, quem não estiver de acordo será desqualificado.


Regras do concurso cultural/sorteio

1. As incrições serão até dia 31 de agosto somente.

2. Para participar o leitor deve ser seguidor do blog ou assinante da newsletter quinzenal ou assinante do feed do blog. Não sabe como fazer? Veja como acompanhar o blog aqui.

3. O sorteio será feito dia 02/09/12 através do random.org e o resultado será postado no blog.

4. O ganhador será avisado por e-mail e terá 3 dias para enviar seu endereço para envio. Caso não responda em 3 dias outro sorteio será feito.

5. Só podem participar leitores do Brasil, ou quem tiver um endereço para envio do prêmio no país.

6. Somente uma inscrição por pessoa será válida.


Boa sorte a todos!


ATENÇÂO! Concurso encerrado!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Almôndegas de frango




Almôndegas de frango feitas com aveia em molho de tomate servida com massa integral. Mais um prato saboroso e saudável aqui no blog.


Ingredientes para as almôndegas

800 g de peito de frango moído
1 ovo inteiro
1 xícara de chá de farinha de aveia
2 colheres de chá de mostarda em pasta
2 dentes de alho amassados ou picadinhos
4 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de cafezinho de molho inglês
sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para o molho

1 colher de sopa de óleo de soja
500 ml de molho de tomate pronto


Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes das almôndegas e faça bolinhas do tamanho que desejar. Molhe as mãos para que não grudem.

Aqueça o óleo em uma panela rasa e doure suas bolinhas. Se sua panela for pequena faça a metade das almôndegas de cada vez.

Escorra o escesso de óleo da panela, se houver, e junte o molho de tomates e todas as almôndegas. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando ou até estarem cozidas. O tempo de cozimento vai depender do tamanho.

Sirva com massa, arroz, purês ou com o que quiser. Elas ficam muito boas com o purê de mandioquinha.

Substituições/dicas
Utilize salsa fresca ou a erva que preferir no lugar da cebolinha.
Para provar o sal e o tempero faça uma bolinha bem pequena, frite e prove. Eu normalmente coloco no micro-ondas por alguns segundos até cozinhar. Fica borrachuda, mas a ideia é só testar o tempero!

domingo, 19 de agosto de 2012

Como ficar por dentro das novidades do Aromas e Sabores

Você leitor do Aromas e Sabores tem três formas diferentes para ficar por dentro das novidades do blog sem perder nadinha! Veja como fazer abaixo para assinar o feed, ser seguidor do blog ou assinar a newsletter. Se ainda tiver alguma dúvida me fale.


MODO 1 - sendo seguidor do blog

O google dá a opção de seguir os blogs através do "google friend conect". Quando você segue um blog as atualização dele ficam no seu painel de leitura do próprio blogger e no google reader.

Não é necessário ter um blog para ser seguidor, mas para fazer isso é necessário ter uma conta no próprio google, twitter ou yahoo. 

De resto é muito fácil, basta clicar em participar desse site onde mostra a seta abaixo na coluna lateral direita do Aromas e Sabores.




Ao clicar outra caixa como a que está abaixo vai abrir com as opções de conta a usar. Escolha a que quiser, clique e faça log in.

Se você tiver um blog basta clicar em "seguir publicamente como".

Caso não tenha um blog você precisará fazer um cadastro. Mas não se preocupe, ao se cadastrar você não estará criando um blog. Clique em "seguir publicamente como" e confirme.




Pronto, você já está seguindo o blog! Se ainda tiver dúvida o google também ajuda.


MODO 2 - assinando o feed

Assinando o feed do blog você receberá por e-mail, ou através de leitores de feed, todas as postagens que o Aromas e Sabores publicar. É um serviço automático, eu postei, você recebe!

Também é fácil - basta clicar na folhinha verde com as três listras laranjas que a seta mostra. Esses ícones estão à direita do blog.




Ao clicar no ícone do feed uma caixa branca vai se abrir e nela você encontra essas opções de assinatura como mostra a imagem abaixo. Para receber as postagens do blog por e-mail clique em "get Aromas e Sabores por e-mail". Vai abrir outra caixa com espaço para colocar seu e-mail.

Importante - é necessário confirmar o e-mail para receber as atualizações do blog. Você vai receber um e-mail pedindo a confirmação, clique no link para confirmar. Se não confirmar não recebe! Caso não tenha recebido o e-mail de confirmação olhe também em sua caixa de spam.




MODO 3 - assinando a newsletter quinzenal do blog (A partir de ajneiro de 2013 a newsletter passa a ser mensal)

Ao assinar a newsletter quinzenal do blog você vai receber por e-mail duas vezes por mês um informativo com as principais postagens do blog selecionadas por mim e também informações sobre cursos que eu dou, concursos e outras novidades que eu achar importante lhe passar. Essa newsletter não é automática, eu mesma escrevo com todo carinho!




Para assinar é muito fácil também - basta colocar seu e-mail na caixa laranja como essa que está na lateral direita do blog e clicar em enviar.

Importante - é necessário confirmar o e-mail para receber a newsletter. Você vai receber um e-mail pedindo a confirmação, clique no link para confirmar. Se não confirmar não recebe! Caso não tenha recebido o e-mail de confirmação olhe também em sua caixa de spam.


ATENÇÃO - todos esses serviços podem ser cancelados caso você não esteja satisfeito ou não queira mais receber as novidades do blog.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aromas e Sabores da Califórnia - Los Angeles - Foodtrucks



Sempre fui fascinada por comida de rua, até por isso escolhi fazer meu trabalho de fim de curso de fotografia sobre o assunto. Se você também gosta não deixe de ver minha apresentação de fotos no You Tube.

A grande onda americana de "foodtrucks", ou caminhões de comida muito me agradam. Quando planejei essa viagem a Los Angeles passei a seguir os melhores caminhões da cidade no twitter e me preparei para comer todos os dias na rua! Mas não deu certo. Por incrível que pareça mal consegui me encontrar com os foodtrucks.

Por onde passei só os encontrei duas vezes e claro que fui bater meu ponto e fotografar para vocês. A viagem foi corrida e cansativa por isso não tive tempo para perseguí-los como eu gostaria!




O primeiro encontro pelo menos valeu por vários! Em uma única rua havia 10 deles um atrás do outro como mostra a primeira foto. Fiquei feito uma turista louca andando de um lado para o outro tentando escolher o que comer, já que a barriga só tinha espaço para uma comida e uma sobremesa.

Optei pelo sanduíche vietnamita - banh mi - que eu tanto já havia visto na TV mas nunca ao vivo. Confesso que sonhava com ele. Não me arrependi. A mistura de carne de porco temperada com ervas e legumes em conserva no pão frances é light e deliciosa. E ainda me deixou espaço para o docinho.





Convenci o marido a comer minha segunda melhor opção do dia: esse waffle servido com queijo brie, bacon crocante e manjericão. Delícia!




Ao final dividimos o docinho da foto acima que foi devorado sobre a grama úmida. Um sunday de waffle belga crocante por fora e macio por dentro. Com nutella, muitas fatias de morangos frescos e três generosas bolas de sorvete de creme. Ainda bem que o sanduba era leve!

O segundo e muito esperado encontro com os foodtrucks foi mais fraquinho de opções. Havia um caminhão de cachorro quente e dois de comida mexicana em frente à praia de Santa Mônica ao final da tarde.




Não tive dúvidas ao escolher o cachorro quente, andava doida para comer um desses em que a salsicha vem enrolada em bacon douradinho. Ele não me decepcionou! "Junk food" no seu melhor momento.

O sanduíche ainda veio com uma generosa camada de cebolas e pimentões refogados.




Minha experiência os os foodtrucks não foi tão intensa quanto eu desejava mas degustei cada momento e não desperdicei nem uma migalhinha de pão...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...