sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tapioca de queijo brie com geleia

tapioca de queijo brie com damasco


Hoje trago uma dica para um café da manhã ou brunch bem refinada e super brasileira! É a estreia das tapiocas aqui no blog em grande estilo! Com recheio de queijo brie e geleia de maracujá. Ficaram ótimas!

Eu adoro tapiocas e agora ando animada para fazer em casa porque desde o ano passado já encontramos fácil no Rio de Janeiro a goma, ou seja, o polvilho já umedecido pronto para se esparramar pela frigideira! Até então era ingrediente difícil. Já vejo de várias marcas, vendidas em sacos de 500 g, e são chamados de massa para tapioca ou simplesmente de tapioca. Vi até um pote bem ajeitado custando R$ 10,00. Nem tanto, né gente?


Para fazer é muito fácil

Compre a massa para tapioca (ou umedeça o polvilho), peneire sobre frigideira bem quente formando um disco, espere um pouquinho para que coagule. Como saber? A tapioca vai se soltar da frigideira, balance a frigideira que você vai ver.

Coloque uma fatia de queijo brie sobre a metade da tapioca, espalhe geleia de maracujá por cima e dobre, como um pastel e a tapioca da foto acima.

Deixe na frigideira por alguns minutos até que o queijo derreta bem. Sirva quentinha.

Delícia!!


Dicas / Substituições

É claro que você pode fazer tapiocas de qualquer sabor!!
Na junção de queijo com geleia você pode experimentar: goiabada com queijo Minas, cream cheese com geleia de morangos, queijo coalho com geleia de pimenta, etc.
O queijo brie também combina com geleia de damasco(super tradicional) e de pêssego.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Receita de bolo mármore simples

bolo marmore branco e preto


O bolo mármore além de bonito fica muito gostoso, não é verdade? Minha mãe se empanturrou e ainda veio pedir a receita... "É o bolo de sempre mãe, aquele antigo, só que fiz mármore e com um bom chocolate em pó", respondi.

É aquela receita do meu bolo branco simples repaginado, vestido para festa ou para um lanche hiper saboroso.

Ingredientes

4 ovos separados
100 g de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento químico em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Como fazer

Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.

Bata o açúcar com a manteiga e as gemas e a baunilha até que a mistura fique bem esbranquiçada.

Junte 1/3 do leite à mistura de gemas, junte uma xícara da farinha, o restante do leite e a outra xícara de farinha. Misture bem mas sem bater.

Junte o fermento e as claras em neve mexendo com delicadeza.

Unte uma forma de pudim com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Coloque metade da massa na forma.

Junte o chocolate em pó à outra metade da massa que ficou na tigela. Misture.

Coloque a massa de chocolate por cima da massa branca. Enfie um garfo na massa até o fundo da forma e mexa de baixo para cima fazendo um movimento circular. Faça esse movimento em todo o bolo. Mas não misture demais, a ideia é misturar as massas de forma bem irregular.

Leve o bolo para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.


Dicas / Substituições
Cacau ou achocolatado podem ser usados no lugar do chocolate pó


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pavê de morango, limão e cereal de chocolate - Cozinha Fácil

creme de limao e monragos


Essa deliciosa receita de creme de limão com morangos é do blog Cozinha Travessa da Dani Oliveira e faz parte do nosso livro de Receitas de Sobremesas Fáceis e Rápidas.

O livro é em PDF e inteiramente grátis, para ver e baixar clique AQUI.

Ao preparar o doce eu fiz algumas modificações: optei por adicionar esses cereais para dar uma crocância e montei a sobremesa como um pavê para ficar bonita para a foto.

Ela deve ser montada na hora de servir para que o cereal não fique murcho, mas é tão fácil que fica pronta rapidinho.


Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de creme de leite
1/3 de xícara de suco de limão coado
2 caixas de morangos lavados e picados
1 xícara de cereais de chocolate

Como fazer

Misture o leite condensado com o creme de leite e o suco de limão. Leve à geladeira até ficar gelado. Pode ser deixado lá até a hora de servir.

Para montar a sobremesa: faça uma camada de morangos, cubra com uma camada de creme de limão e uma de cereal. Repita as camadas se sua tigela for funda como a minha.


pave de limão e morango


Dicas / Substituições

O cereal de chocolate pode ser substituído por outro de seu agrado ou por biscoito picado. Utilize granola para uma sobremesa com fibras.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Receita de nhoque de semolina - nhoque a Romana



Essa receita de nhoque é da Carla Maicá do blog Cucina Artusiana.

Eu me encalhei aqui em casa com um saco de semolina e sem saber o que fazer, fui logo no blog da Carla. Tiro certeiro.

Sério, eu não dava a mínima bola para nhoque feito com semolina! Já tinha ouvido falar mas ele ainda não tinha visitado minhas papilas nem havia despertado minha gula. Fiz por simples curiosidade e para desencalhar a pobre farinha. Me surpreendi!! Ele fica com uma textura incrível e ótimo sabor. Farei outras vezes.

A receita original leva parmesão mas fiz com gorgonzola. Eles são feitos redondinhos, mas eu preferi cortá-los em quadrados para não desperdiçar.

A receita é bem fácil de fazer mas meu bracinho dolorido ficou cansado de mexer a panela.

 
Ingredientes

1 litro de leite integral
250 g de semolina
Sal a gosto
70 g de manteiga

50 g de queijo gorgonzola
2 gemas
Manteiga amolecida (50 g) e gorgonzola extra (50 g) para colocar por cima

Como fazer

Ferva o leite, junte a semolina e o sal e mexa, mexa, mexa. Use um fouet (batedor de arame) se tiver.

Deixe a massa cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo. Foi nessa parte que me cansei.

Junte a manteiga e o gorgonzola, mexa outra vez para o queijo derreter e retire do fogo.

Deixe esfriar um pouco e adicione as gemas, mexa até incorporar.

Espalhe a massa de nhoque em uma assadeira retangular untada com manteiga, formando uma camada fina, de meio dedo. Deixe esfriar.

Retire o nhoque da assadeira colocando-o sobre uma bancada. Corte em quadrados como eu fiz ou use um cortador de biscoito ou aro para cortá-lo em rodelas.

Arrume o nhoque em um refratário untado, besunte com a manteiga e polvilhe com o gorgonzola.

Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 15 minutos ou até o queijo derreter e o nhoque ficar mais escuro um pouco.


Nhoque de semolina


Dicas / Substituições

É claro que você pode usar o parmesão. E como o nhoque é bem neutro casa bem com qualquer tipo de queijo, dê preferência aos que derretem bem. De três queijos vai ficar bom hein?


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Receita básica de massa de waffles

massa de waffles


Minha antiga máquina de fazer waffles quebrou há alguns anos, por isso nenhuma receita tinha aparecido aqui no blog ainda. Os waffles começaram a grudar na máquina feito chocolate em boca de criança. Tentei de tudo. Untei um pouco, besuntei mais manteiga, esparramei manteiga! No fim joguei muito óleo e nada. Continuava grudando tanto que para retirar, aos pedaços pequenos, só com uma espátula ou faca e muita paciência. E devido à quantidade de óleo não dava nem para comer as migalhas do resultado... Desisti, coloquei a maquininha no lixo com muito pesar e cheguei à conclusão que deve ser algum problema com a temperatura não com a chapa. Aconteceu a mesma coisa com o aparelho de uma amiga.


Mas para felicidade de todos mês passado outra amiga me trouxe uma máquina nova de viagem! Agora temos waffles outra vez e ando super animada para testar receitas.

A massa de hoje é básica, simples, feita no liquidificador para não dar trabalho, e é uma mistura de várias receitas que eu tinha.

Aprendi com o Vitor Hugo do blog Prato Fundo que colocando amido na massa ela fica mais crocante e assim fiz. Deu certo.


Ingredientes

2 ovos inteiros
50 g de manteiga derretida
1 e 1/4 de xícara de leite
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
3 colheres de chá de fermento químico em pó
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal

Como fazer

Bata no liquidificador os ovos com o leite e manteiga.

Junte a farinha, o amido, açúcar e sal. Bata até misturar somente, quanto menos bater melhor.

Deixe a massa descansar por 20 a 30 minutos.

Utilize seguindo as instruções de sua máquina.

Sirva com mel, manteiga, geleia, queijo. Como o que quiser.

Veja aqui dicas para preparar um festival de waffles para uma festinha ou lanche caprichado.


Dicas / Substituições

Os waffles podem ser congelados. Para descongelar é só colocá-los em torradeira, mas se sua máquina fizer waffles bem grossos como os meu é melhor descongelar antes e aquecer na torradeira depois. Ficam ainda mais crocantes.
Substitua a manteiga por óleo para um waffles com menos colesterol.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Diga NÃO ao plágio e seja honesto



Pessoal, hoje é dia de fazer um alerta sobre o plágio na internet. Não é novidade para ninguém que as fotos, textos, receitas e até nomes e logos de blogs e sites são copiados incessantemente sem o mínimo pudor. Também não é novidade que esse alerta são gotas em um oceano de falta de respeito ao outro e com o que é do outro, fatos corriqueiros em nosso país.
 
Semana passada tive a infelicidade de ver o banner e logo do Aromas e Sabores sendo usado como foto de capa do facebook de um elemento que respondeu "achei a foto no google, ela é de domínio público, posso usar à vontade". Isso me fez pensar o que leva as pessoas a copiarem coisas na internet na maior cara de pau e ainda se acharem certas. Cheguei à conclusão de que é um problema cultural mesmo. Sabe aquele ditado "Achado não é roubado, quem perdeu foi relaxado"? Então, esse tipo de pensamento curto e cafona, é usado como base para cometer plágio, roubo, CRIME!

As imagens que rolam pela rede têm dono, as fotos, textos e receitas também! Não é por que você "achou" que pode pegar e usar em seu site, blog ou rede social sem citar a fonte e sem pedir autorização à pessoa que teve o trabalho de criação!

Já falei sobre isso nesse outro post AQUI. Não deixe de ler.

O mais engraçado e triste é que são essas mesmas pessoas sem escrúpulos que copiam fotos e textos alheios e ainda tentam ganhar dinheiro com o trabalho dos outros que estão querendo mudar o país. E que acham que merecem políticos honestos! Que tal começar em casa e dar o exemplo? Que tal ser honesto e depois cobrar dos outros?

Pense nisso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...