quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Arola Vintetres - Onde comer em São Paulo?



Já contei aqui para você que fiz uma fam trip pela Avianca e fiquei hospedada no maravilhoso hotel Tivoli em São Paulo.

E fomos convidados para um jantar delicioso em companhia super agradável dos blogueiros participantes e funcionários da Avianca e Tivoli.

O restaurante Arola-Vintetres, do estrelado Chef espanhol Sergi Arola, fica no 23° andar do hotel que fica nos Jardins e é especializado em tapas gourmet, ou seja, petiscos variados e chiques!

Veja na foto abaixo que vista linda deslumbrante! E nossa mesa em sala exclusiva. Um luxo.

 A foto acima é do bar do restaurante que tem também uma área com sofás para espera e drinks.




Nosso jantar durou 4 horas e comemos muito bem. Demais na verdade! Preparado para me acompanhar nessa degustação virtual?

Abaixo está o gazpacho Andaluz que foi servido com dois pães maravilhosos e telha de queijo.




As batatas bravas, cozidas por horas e com molho de alho, são a estrela do chef e já ganharam até prêmio. Não dá para comer uma só e por mim poderia ficar só nelas... Bravo para o chef!

Ao lado os croquetes de queijo e de presunto ibérico, que também estavam ótimos, mas foram mal notados perto de suas primas mais ilustres.




Abaixo o atum com guacamole e ervilhas que o pessoal adorou mas não me conquistou. Eu não curto atum, que estava com sabor defumado e potente.




O pirarucu fresco estava divino e foi servido acompanhado de couscous de legumes e manga.




Abaixo um dos pratos mais saborosos da noite apesar de não ser nada fotogênico! Ravioli de massa wonton com recheio de carne de rabo de kobi.




O filé mignon macio, cozido a baixa temperatura e com molho saboroso me agradou muito. Mas é claro que para mim poderia ter sido assassinado de vez e estar mais bem passado.




Quando a sobremesa chegou fiquei feliz dela ser levinha e refrescante. Uma pina colada no prato com espuma e sorvete.




Depois veio a surpresa do chef, texturas de chocolate: pudim, musse, sorvete, biscoito, crocante e ainda a calda quente que fugiu da foto mas se esparramou no prato sem dó. Deixou as mulheres da mesa suspirando e pedindo bis apesar de estarmos há muito tempo empanturradas.




Quando eu me preparava para levantar surgiu esse prato de petit fours que a maioria não pode comer. Trufas, madalenas, macarons. Destaque para os marshmallows de maracujá que estavam leves e gostosos. Comi os meus e alguns dos colegas. Não pude deixá-los abandonados ali.




O jantar foi harmonizado com vinhos da adega que tem capacidade para mais de 2 mil garrafas. O serviço foi impecável.

O restaurante funciona de segunda a sábado para o jantar somente. Os tapas também podem ser degustados no bar ou no lounge, não perca as batatas! Há serviço a la carte e menu degustação.

Arola Vintetres
Alameda Santos 1437 - Jardins
23° andar


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pizza de pão árabe light com queijo minas e cebolinha

pizza de queijo minas com cebolinha


Essa pizza é uma ideia para um lanche light e muito saboroso. Ela foi feita de improviso com queijo Minas e cebolinha para dar um tempero especial.

Eu costumo ter a parte branca da cebolinha congelada, que eu guardo para usar em caldos e sopas. Usei essa parte branca porque era tudo que eu tinha, mas você pode usar toda a cebolinha e também pode substitui-la por ervas a gosto.


Ingredientes

1 pão árabe grande
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto
1/2 xícara de queijo minas esfarelado (ou picado)
1 colher de sopa generosa de cebolinha picada (ou a gosto)

Como fazer

Espalhe o molho de tomate sobre o pão árabe. Cubra com o queijo e salpique com a cebolinha.

Leve ao forno quente até que doure e o queijo derreta.


Dicas / Substituições

Utilize orégano, salsa, manjericão ou a erva que quiser.
Substitua o queijo minas por ricota para uma pizza ainda mais light.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pão ouriço de salame, requeijão e salsa

pão recheado com salame e requeijão


Lembra do pão recheado que fiz outro dia com queijo e molho ao pesto?

Então, fiz outra vez mas com recheio diferente. Tinha umas sobras na geladeira e foi o que usei. Ficou bom demais!

Esse pão é um sanduíche em formato super diferente e fica ótimo para um lanche em família ou para servir aos amigos. Dá para rechear com antecedência, manter coberto em geladeira e assar na hora de servir.


Ingredientes

1 pão italiano (ou outro que seja inteiro e redondo)

1/2 copo de requeijão
2 colheres de sopa de salsa fresca picada ou a gosto

100 g de salaminho picado
150 g de queijo prato em fatias ou ralado
3 colheres de sopa de azeite

Como fazer

Corte o pão em fatias de cima para baixo mas sem cortar a base do pão. O pão não deve se separar.

Corte outra vez o pão, o corte deve ser perpendicular ao corte anterior. O pão deve ficar cortado em formato xadrez como você pode ver na foto.

Misture o requeijão com a salsa e passe por dentro dos pedaços.

Abra os cortes do pão com a mão e recheie com o salame picado e o queijo de forma uniforme.

Pincele o pão com azeite.

Leve o pão inteiro ao forno médio preaquecido até que o queijo derreta e o pão doure um pouco.


pão blooming bread com salame


Dicas / Substituições

Para um pão mais light substitua o salame por peito de peru e o queijo prato por Minas. Utilize requeijão light.
Para um sanduíche vegetariano omita o salame.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Fritada de bacalhau com coco

frigideira de bacalhau


Essa receita com bacalhau está no caderno velho de receita de minha mãe, acho que é de uma tia avó já muito falecida.

A receita dela é chamada de frigideira de bacalhau, é um pouco diferente da que eu fiz, na receita da tia Beatriz as claras são batida em neve e a massa é cozida na panela antes de ir ao forno. Eu adaptei para fazer como uma fritada, mais prática. Usei os mesmos ingredientes mas não adicionei farinha para que a receita ficasse livre de glúten.

É uma ótima receita de bacalhau para fazer com sobras ou aparas do peixe, mas que fica com cara e gosto de festa!


Ingredientes (para duas ou três pessoas)

1 xícara de bacalhau já dessalgado, cozido e desfiado (usei um pedaço de lombo do Bacalhau Dias congelado - 300 g)
2 ovos inteiros
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picadinha
1/2 pimentão verde picado
1 dente de alho amassado
1 tomate pequeno picado
8 pimentas biquinho (ou pimenta fresca a gosto)
3 colheres de sopa de leite de coco
2 colheres de sopa de coco ralado desidratado
1 colher de sopa de salsa fresca picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto


fritada de bacalhau


Como fazer

Aqueça 2 colheres de sopa do azeite e refogue a cebola, o pimentão e o alho até que a cebola fique transparente. Adicione o bacalhau, o tomate e a pimenta. Refogue por mais 2 minutos.

Tire do fogo. Misture o leite de coco, o coco e a salsa. Deixe esfriar um pouco.

Bata os dois ovos com um garfo até começarem a espumar e misture bem com o bacalhau. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Para fazer no fogão e forno com grill (como eu fiz)
Coloque o restante do azeite (2 colheres de sopa) em uma frigideira ou panela rasa que possa ir ao forno. Aqueça e junte a massa de bacalhau, alise com uma colher para ficar uniforme. Deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a parte de baixo de sua fritada estiver dourada, leve ao grill para dourar e cozinhar a parte de cima.

Para fazer no forno
Unte um refratário com o azeite, junte a massa de bacalhau e leve ao forno médio preaquecido até dourar e cozinhar.


Dicas / Substituições

Utilize os pimentões das cores que quiser.
Tempere com coentro ou outras ervas a gosto.
As quantidades de bacalhau e temperos podem ser a gosto. Se tiver necessidade pode usar mais ovos para que fique mais econômica.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sorveteria Venchi - Onde Comer no Rio?

sorvetes da venchi leblon


Aos poucos estão atendendo ao pedido que já fiz aqui no blog! Que venham outras sorveterias boas ao Rio de Janeiro. Seja muito bem vinda Venchi!

Essa marca de origem italiana de sorvetes e chocolates inaugurou esse ano no Leblon, já fiz duas visitas gulosas mas só a agora pude escrever.

Os sorvetes são como eu gosto, cremosos e leves como um gelato e sem corantes, espessantes, conservantes e coisas do tipo. Naturais e pronto.

O loja é de bom tamanho, agradável e tem banquinhos na calçada. Fica na Dias Ferreira, uma da ruas mais "gourmets"da cidade.


sorvetes da Venchi leblon


Os sabores dos sorvetes são bem variados, destaque para o de pistache que eu amo e não posso deixar de tomar!

Os atendentes não regulam a quantidade de provas nem fazem cara feia. Mas depois de eu ter passado por lá podem ter mudado de ideia...


sorvete de pistache venchi


Abaixo os sorbets feitos com frutas variadas. Para que corante minha gente?!


sorbet venchi


A loja também é famosa pelos chocolates que não provei ainda, os valores são salgadinhos. Destaque para essas hiper atrativas barras com 2,2 kg e que custam perto de R$ 200,00. Meu olhar se fixou tentando despi-las com os olhos. Não consegui.


chocolates venchi


Me perguntaram se os sorvetes da Venchi são melhores que os da Sorveteria Vero. Para mim a qualidade é igual, o que muda são os sabores que variam de uma loja para outra. A Venchi me conquista por ter um pote extra grande e a Vero por ter muitos sabores à base de castanhas variadas.

Vamos de sorvete?

Venchi
Rua Dias Ferreira 217 loja A
Leblon
Tel: 3596-5170

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tempero chinês Char Siu e receita de frango assado

molho chinês char siu


Char Siu é o nome de pratos de carne chineses que são assadas e temperadas com esse molho que tem na composição molho de soja, molho hoisin, as 5 especiarias chinesas, mel, etc.

Em uma de minhas "viagens" ao mercados chineses do bairro, resolvi comprar esse molho pronto, que eu nunca tinha usado, para testar. Ele é bem espesso e adocicado e funciona bem como tempero. Ficou muito bom na receita abaixo que achei no livro do Curtis Stone.

O prato mais famoso feito com esse molho é a carne de porco assada chinesa. Farei! Mas ele pode ser usado também em pratos assados ou em churrascos de carne, frango, peixe e até de legumes.

Como é um produto industrializado ele contém corantes. Um dia preparo o molho em casa e conto para vocês o resultado.



frango com o molho char siu


Ingredientes

6 coxas de frango com osso e sem pele
2 colheres de sopa de molho char siu
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de mel
1 dente de alho amassado

Como fazer

Misture todos os ingredientes e as coxas de frango. Deixe marinar por pelo menos 1 hora ou de véspera na geladeira.

Leve o frango ao forno médio preaquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que as coxas fiquem cozidas e macias.


Dicas / Substituições

Não é necessário salgar.
Cuidado com o forno, as coxinhas ficam douradas rapidamente. Se for necessário cubra-as com papel de alumínio e abaixe o forno.
Esse molho é vendido aqui no Rio de Janeiro em lojas e mercados de produtos orientais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...