quinta-feira, 26 de março de 2009

Viagem gastronômica à Teresópolis-Friburgo

Nosso passeio gastronômico de sábado passado foi maravilhoso!

Eu e Cecília Neves organizamos dia 21 de março uma saborosa viagem à região de Teresópolis-Friburgo. Esta região, chamada carinhosamente de Terefri, fica à aproximadamente 2 horas da cidade do Rio de Janeiro e está repleta de atrações bem à beira da estrada RJ 130 que une estas duas cidades cariocas.

Nosso grupo de estudantes e gourmets saiu do Rio bem cedo e a primeira visita foi ao Apiário Amigos da Terra, que tem uma ótima estrutura para receber visitantes e funcionários muito simpáticos e atenciosos. O local é muito bonito e agradável, há um pequeno museu, uma loja que vende mel de vários tipos e tamanhos e outros produtos fabricados no local, incluindo um pão de mel muito gostoso, banheiros e uma pequena lanchonete.

No museu o guia nos contou muitas curiosidades sobre as abelhas, suas colmeias e a fabricação de mel, na saída ainda nos surpreendemos com uma amostra de abelhas nativas brasileiras (sem ferrão) que vieram nos cumprimentar!

O ponto alto da visita foi a ida à colmeia vestidos como apicultores - eu, muito desajeitada, me senti uma verdadeira astronalta! - vimos de perto a rainha e suas operárias em plena atividade.



Depois fomos à Frialp - Queijaria Escola - onde aprendemos um pouco sobre fabricação de quejios com uma recepcionista muito simpática, observamos a fabricação de chocolates artesanais, degustamos muitos queijos diferentes e saboreamos um delicioso almoço de truta. Para finalizar, uma musse de chocolate de sobremesa e muitas compras na loja da escola, que vende seus queijos, laticínios, chocolates e outros produtos da região.


Nossa terceira visita foi à Truticultura Luíza, um sítio muito agradável onde aprendemos como as trutas são criadas e precessadas para consumo. O local também possui um pesque e pague e uma lanchonete para quem quiser degustar uma truta fresquinha.



Terminamos nosso delicioso dia com chave de ouro no Capril Geneve, um lindo sítio com criação de cabras leiteiras e um restaurante maravilhoso. Tivemos uma ótima palestra sobre queijos de cabra com o Chef Reinaldo Pires e sua esposa Rose e degustamos seus maravilhosos queijos no deck com vista para a exuberante natureza da região.



Ficou com água na boa?

Nosso próximo passeio gastronômico será para a cidade de Quissamã dia 16 de maio. Lá provaremos quitutes da época dos escravos, visitaremos uma casa de farinha, um alambique e provaremos produtos locais. Se você quiser participar pessoalmente entre em contato conosco!

Endereços dos locais visitados:

Apiário Amigos da Terra - RJ 130 Km 51
Frialp - RJ 130 Km 49
Truticultura Luíza - RJ 130 Km 22,5 + 2,5 km de estrada de terra
Capril Geneve - RJ 130 Km 16

Dicas:

Saia cedo do Rio para aproveitar bem o dia
Leve uma grana extra porque todos os locais vendem seus produtos
Leve um repelente de mosquito, principalmente se for alérgico
O apiário é um tremendo passeio também para crianças
A truticultura tem acesso por uma estrada de barro, por isso se estiver chovendo é melhor entrar em contato para saber como está o acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...