segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rosbife com tomate seco

Rosbife ao molho de tomate seco


Esta receita de rosbife com filé mignon foi mostrada no programa da Ana Maria Braga faz muitos anos, quando o programa era ainda à tarde e eu conseguia assistir... Desde então já fiz inúmeras vezes, adaptei a receita para ficar ainda mais prática e a meu gosto. Este delicioso e suculento rosbife faz muito sucesso em festas e a receita nunca deu errado.


Ingredientes

1 peça de filé mignon limpa (eu costumo cortar ao meio para caber na frigideira)
1 xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite extra virgem
1 molhe pequeno de cheiro verde (salsa e cebolinha)
1 cebola grande em pedaços
6 dentes de alho amassados
1 colher de chá de tomilho seco ou 4 ramos de tomilho fresco
2 folhas de louro
6 grãos de pimenta-do-reino
sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
100 g de tomate seco sem óleo
1 colher de sobremesa de amido de milho

Modo de preparo

Bata grosseiramente no liquidificador o vinho com o azeite, cebola, cheiro verde e alho. Coloque a carne em um recipiente e coloque a marinada por cima, distribua o tomilho e pimentas em grão e misture bem para que a marinada cubra toda a carne. Cubra e deixe na geladeira até o dia seguinte.

Hidrate o tomate seco em água quente por meia hora enquanto prepara o rosbife. Fatie ou pique, se desejar.

Retire a carne da marinada, reservando toda a marinada e seque a carne com papel toalha, tempere com sal e pimenta à gosto. Doure a carne em fogo alto de todos os lados no azeite e manteiga (misturados) sem furar ou apertar a carne; se sua frigideira ou panela for pequena doure um pedaço de carne de cada vez. Na mesma panela ou frigideira coloque a marinada, deixe ferver e acrescente a carne. Tampe bem e cozinhe por 10 minutos de cada lado.

Retire a carne do molho - que a esta altura deve estar com a aparência feia e esverdeada - não se preocupe. Coe todo o molho em uma peneira fina ou coador de café descartável. Coloque o molho em uma penela menor com o tomate seco e deixe cozinhar devagar por aproximadamente 10 minutos ou até que o o tomate fique macio e comece a desmanchar - o molho a esta altura deve estar com uma linda cor avermelhada. Prove e corrija o sal, dilua em um pouco de água, se necessário. Engrosse o molho com o amido e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Fatie a carne a gosto e sirva com o molho por cima. Gosto de servir metade do molho à parte.

Veja abaixo algumas fotos do preparo

Na marinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...