domingo, 27 de dezembro de 2009

Pernil assado com molho de abacaxi


Adoro carne de porco e fim de ano tem cheiro e gosto de pernil... Não é verdade? Durante muitos anos de minha vida o cardápio de almoço de 1° de janeiro com a família era pernil assado. Os almoços não existem mais, mas a tradição do pernil continua!

Este ano assei um pernil inteiro pela primeira vez e pro Natal, normalmente compro somente um pedaço, já que são poucos començais... Levei uma parte para minha tia no dia 24, outra parte para uma amiga no dia 25 e o restante ficou por aqui... Tenho me esbaldado comendo pernil desde então!! hihihi

O cardápio do reveillon será tender... Mas se alguém assar um pernil eu continuarei me deliciando com esta carne fantástica!

Misturei várias receitas e métodos para preparar esse pernil... Fiz uma marinada dupla à moda indiana - primeiro com limão, alho, cebola e gengibre e depois acrescentei os outros temperos (bem tradicionais) na segunda marinada. Assei por muuuito tempo a carne tampada e com caldo na assadeira - detesto carne dura, gosto que se solte do osso com facilidade. O resultado foi muito bom, com uma carne muito macia e suculenta e de tempero suave...

Vamos à receita?

Ingredientes

1 pernil de porco inteiro (assei um pernil de 6 kg aprox)
1 xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite
1/3 de xícara de salsa picada
Folhas de 2 ramos de alecrim
6 folhas de louro
1 colher de sopa de açúcara mascavo
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de mostarda
1 lata de abacaxi em calda em cubinhos
1/2 xícara da calda do abacaxi
2 colheres de sopa de maisena (ou quanto baste)

Bater no liquidificador até formar uma pasta:

suco de 2 limões
2 cebolas médias
1 cabeça de alho descascada
2 colheres de sopa de gengibre fresco
Sal a gosto (usei 4 colheres de sopa)

Modo de preparo

Fure bem o pernil com um palito de churrasco ou garfo.

Besunte o pernil em todos os lados com a pasta de cebolas e sal. Coloque o pernil em uma bacia ou tigela grande, cubra com um saco plástico e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira.

Misture o vinho com o azeite, as ervas, o açúcar mascavo e a pimenta e acrescente a mistura ao pernil. Deixe marinando outra vez por mais 12 horas ou até o dia seguinte, virando o pernil na metade do tempo.

Leve o pernil ao forno baixo junto com a marinada coberto com laminado por 2 horas, vire o pernil e asse por mais 2 horas. A esta altura ele já deve estar bem cozido e macio.

Retire o laminado, retire o caldo que está na assadeira (reservando-o para o molho) e pincele o pernil com a mostarda e deixe-o dourar em forno quente por aproximadamente 30 minutos. Eu achei mais fácil trocar o pernil de assadeira...

Enquanto o pernil doura prepare o molho. Passe o caldo reservado por uma peneira fina ou touca descartável, coloque-o em uma panela e deixe ferver. Acrescente o abacaxi picadinho, a calda do abacaxi e engrosse o caldo com maisena (ou farinha de trigo). Corrija o sal e o tempero e deixe cozinhar por uns 10 minutos.



Para o reveillon sirva o pernil com a farofa de Natal e arroz com lentilhas.

3 comentários:

  1. Que maravilha esse pernil menina...enorme pelo jeito, minha familia é grande e vai tudo, anotadissimo o caldo com abacaxi,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...