sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Carne na cerveja - carbonade flamande


Um ensopadinho de carne francês, como nome chique mas muito simples e fácil de fazer! Esse prato super saboroso tem origem no norte da França e usa cerveja em sua preparação. Minha receita é baseada no livro de Clotilde que escreve o famoso blog Chocolate & Zucchini.

Utilizei filé mignon porque tinha um pedaço aqui em casa. Se fosse comprar teria escolhido uma carne mais barata como o chã ou alcatra, como o prato cozinha por algum tempo não há necessidade de uma carne tão macia. A receita original usava cravo, mas optei pela pimenta-da-jamaica, que combina muito bem com cerveja.

Ingredientes

1 kg de carne para ensopar em cubos
50 g de manteiga
1 cebola grande em fatias
2 dentes de alho sem casca e inteiros
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de cerveja (usei skol)
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de tomilho seco
2 folhas de louro
3 pimentas-da-jamaica inteiras
Sal e pimenta-do-reino a gosto
5 fatias de pão francês dormido
1 colher de sopa de mostarda dijon

Modo de preparo

Doure a carne na manteiga, acrescente a cebola e o alho e refogue até a cebola murchar. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem.

Acrescente a cerveja, o tomilho, o louro, as pimentas-da-jamaica, sal e pimenta a gosto e o açúcar mascavo. Deixe ferve, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Se necessário acrescente um pouco de água ou caldo de carne, com o filé mignon a quantidade de líquido foi exata.


Quando a carne estiver macia, passe a mostarda nas fatias de pão e coloque-os na panela, deixe cozinhando mais um pouco até que o pão se dissolva e se misture ao prato. Eu particularmente achei que o pão deixou o molho com uma aparência fosca e a casca não se dissolveu por completo, estava mais bonito antes, como na foto acima! Mas ficou delicioso!

Retire o louro e as pimentas e sirva com arroz e/ou batatas.

2 comentários:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...