segunda-feira, 7 de março de 2011
Biscottis de amêndoas
Receita de biscoitos caseiros de amêndoas crocantes.
Biscottis são biscoitos de origem italiana muito fáceis de fazer, esses foram feitos no processador com amêndoas laminadas, ficam gostosos e um pouco mais crocantes do que o padrão.
Adoro o sabor dos biscotis, mas prefiro quando eles são mais crocantes e leves. Os biscottis tradicionais mais duros são feitos para serem molhados em uma bebida quente. Como eu não tomo café ou leite e não tenho o hábito de molhar o biscoito.
Testei várias receitas e fui modificando para que ele ficasse mais crocante. Essa receita é muito boa, o biscotti fica crocante mais continua resistente à mordida podendo ser mergulhado em seu cafezinho sem se desmanchar. Só não consegui ainda que fiquem muito bonitos!!
Uma das característica desse biscoito é que ele é assado duas vezes. A primeira vez ele vai ao forno em um retângulo grande como se fosse um pão, depois é cortado e assado outra vez.
Quem conseguir um extrato de amêndoas natural pode acrescentar um pouco para que o sabor fique bem acentuado. Eu não gosto nem utilizo essências artificiais, mas quem gosta pode usar também.
Ingredientes
2 ovos inteiros
50 g de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de amêndoas sem casca laminadas (ou sem casca picadas e moídas)
1 colher de chá de extrato de amêndoas (natural)
Modo de preparo/como fazer os biscoitos
Pré-aqueça seu forno no médio (180° C).
Bata no processador a manteiga com os ovos e o açúcar atéficarem bem misturados
Adicione a farinha de trigo e o fermento e processe até que a massa do biscoito vire uma bola em um dos cantos do processador. Isso acontece rapidamente, fique de olho e não processe em excesso.
Acrescente as amêndoas e processe o suficiente para misturar.
Agora divida a massa em duas partes. Com cada uma faça um retângulo bem comprido e fino e coloque-os em um tabuleiro untado.
Leve os biscoitos para assar por 20 minutos. É comum que os retângulos saiam do forno ainda moles.
Deixe que o biscoito esfrie um pouco para que possa ser cortados.
Trasnfira-os para uma tábua e corte os biscoitos na diagonal em fatias. A grossura da fatia é a gosto, mas cuidado que se muito finas elas podem quebrar. Gosto de usar faca de pão que é serrilhada.
Arrume os biscoitos no tabuleiro em uma só camada e leve-os ao forno baixo por aproximadamente 20 minutos para que dourem e fiquem crocantes.
Deixe-os esfriar e armazene em pote bem fechado. Eles têm uma ótima durabilidade caso você consiga resitir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois eu acho que estão com um excelente aspecto ;)
ResponderExcluirAchei o máximo que os biscoitos vão duas vezes ao forno. Parabéns pela receita! Achei incrível.
ResponderExcluirBjao pra vc, Glau
Menina, adoro biscoitos com amendoas, só pelos ingredientes deve ficar mesmo uma delicia,
ResponderExcluirbjs
Paula
Oi, a receita ficou realmente boa, parabens! Fiquei curiosa, quais ingedientes vc foi alterando pra mudar a crocancia?? bjs
ResponderExcluirObrigada Giovana! A manteiga deixa o biscoito mais crocante e também (dizem) o açúcar de confeiteiro, mas não consegui acertar a receita com ele...hihihi
ResponderExcluirbjs
Oi! Uma amiga, que passou essa sua receita (ela testou e aprovou) aprendeu há algum tempo que os biscottis de amêndoas ficam perfeitos se molhar no vinho do Porto. Foi alguém que ensinou para ela, acho que é algum tipo de tradição familiar.
ResponderExcluirFicam ótimos sim! Bem lembrado.
Excluirbjs e volte sempre ao blog